Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Tradição chinesa

Especialista aponta os principais motivos que levaram a China a ser uma potência no turismo em 2009.

Foto: Getty Images

Um dos destinos mais comentados do momento sem dúvida é a China. Os motivos para isso são muitos, tanto que as expectativas para turismo neste 2009 são totalmente positivas. Mas o que faz uma pessoa viajar mais de 22 horas, com fuso horário adiantado em 11 horas?

Certamente é a cultura totalmente diferente da nossa e do resto do mundo, um idioma nem um pouco similar ao português e, é claro, uma gastronomia única. Estive recentemente no país e me surpreendi diariamente com o que encontrava. Esse Tigre Asiático, como é comumente conhecido, impressiona por sua economia estável e crescente, com mais de um 1,3 bilhão de habitantes, ou seja, a maior população do mundo!

A capital Beijing é prova de como a China se desenvolveu, com grande avanço em todos os sentidos, nos últimos três anos. Tanto que possui o maior aeroporto internacional do mundo, com três terminais e uma arquitetura e limpeza impressionantes, a apenas uma hora do centro da cidade.

É um local com três mil anos de história e três dinastias: Yuan, Ming e Quing, e 20 milhões de habitantes. No total, são nove linhas de metrô, além das avenidas largas, com prédios imponentes por toda a parte, bem como um trânsito caótico, já que são cerca de quatro milhões de carros nas ruas.

Lá é possível conhecer tesouros como a Praça da Paz Celestial, onde está o retrato do respeitado Mao Tse Tung; a Cidade Proibida (ou Palácio Imperial) construída no século XV, com 9.999 habitações e toda referência na harmonização do Feng Shui. Além disso, o número nove é considerado do poder no taoísmo e há um equilíbrio entre os elementos Yin e Yang.

A Grande Muralha da China, situada em Beijing, é uma das sete maravilhas do mundo. Foi construída entre 300 a 400 anos a.C. e demorou aproximadamente 2.300 anos para ser construída. Tem 8.160 quilômetros com muralhas antigas e modernas, totalizando em 42 mil quilômetros, incluindo todo o trecho. É simplesmente imperdível; aliás, andar de riquixá pelas ruas estreitas da cidade velha é uma grande oportunidade. Ainda se destacam o Palácio de Inverno e a Pagoda Branca, que ficam no Beihai Park. Vale a pena visitar.

Na próxima coluna contarei sobre a minha passagem pela cidade futuro: Shangai, que possui mais de 19 milhões de habitantes e mistura passado e futuro em sua cultura.

Quem é o colunista: Lucila Nedelciu, diretora da Raidho Tour Operator

O que faz: Empresária, se dedica a proporcionar viagens especiais e de autoconhecimento para seus clientes

Melhor lugar do Mundo: Índia

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 26 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens