Guia da Semana

Foto: Prefeitura de Araruama

Originalmente palco da cultura Tupi, há dois mil anos, a região de Araruama foi descoberta no século XV, por uma expedição do Governo do Rio de Janeiro em busca de invasores franceses. Mas ao contrário dos seus habitantes originais, a tribo que visita o local hoje em dia é bem diferente, sendo composta por jovens esportistas, surfistas e amantes da natureza, que invadem o município todos os anos, atraídos por suas praias e atrativos naturais.

A cidade

Localizada na chamada Costa do Sol, a apenas 108 km da capital carioca e alguns minutos da famosa praia de Saquarema, o local é uma boa alternativa para quem quer curtir o cenário natural, mas prefere fugir da agitação da região. Sua ótima infraestrutura, repleta hotéis e serviços, costuma atrair turistas de diversos perfis. Entre os programas familiares que a cidade oferece, estão praças tranquilas, como a Antônio Raposo, que abriga diversas atividades, entre parquinhos, uma livraria comunitária, feirinhas de artesanato e o Teatro Municipal.

Já os programas mais agitados, ficam por conta da cena noturna local, que pode ser conferida principalmente no centro da cidade, onde estão distribuídas diversas adegas, boates, quiosques com música ao vivo, sessões de cinema, além de ótimas pizzarias e restaurantes, nos quais pode ser degustada a famosa costela no bafo, especialidade regional encontrada facilmente nos estabelecimentos locais.

As praias

Apesar da cidade oferecer diversas opções de lazer para os visitantes, o principal atrativo de Araruama são as suas praias. Massambaba é uma das mais conhecidas, reunindo um público composto de surfistas, que procuram as boas ondas espalhadas em seus 12 km de extensão. Já a Praia dos Amores é ideal para quem busca mais badalação, com vários quiosques funcionando a todo o vapor na Orla. O destaque da Pontinha fica por conta de sua lama medicinal.

A Praia de Araruama é tipicamente carioca, localizada ao lado RJ 106, com calçadão, ciclovia e diversos bares. Assim como diz o nome, Coqueiral oferece boas áreas de sombra, devido ao grande númeo de árvores encontradas por lá, com uma variedade interessante de restaurantes. Para finalizar, a Praia do Gavião caracterizada por um curto trecho de areia e frequentada, por esportistas, praticantes de vôlei e futebol de praia.

Foto: Prefeitura de Araruama

As lagoas

A Lagoa de Araruama é a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro, sendo o cartão postal do município, devido à sua bela paisagem natural. Banha os municípios de Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro D´Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. É o principal destino dos amantes de esportes náuticos da região, oferecendo uma das maiores raias do mundo para kitesurf, windsurf, hobbie-cat, jetski e vela.

No meio da reserva ecológica de Poço das Antas, encontra-se a Lagoa de Juturnaíba, muito procurada por pescadores. O local é o refúgio ideal para relaxar ao balançar de um barco, oferecendo uma boa quantidade de espécies de água doce para serem fisgadas, em um cenário composto por uma incrível variedade natural.

Onde ficar

Pousada de Araruama
Tel.: (22) 2664-3300 / (21) 3521-6476

Les Résidences Tourne Bride
Tel.: (22)2673-6799

Hospedaria Dança dos Ventos
Tel.: (22)2667-1805

Atualizado em 6 Set 2011.