Guia da Semana

Por Angela Miguel

Imensas quantidades de águas cristalinas se misturam a picos nevados e vulcões adormecidos. A bordo de catamarãs, é possível observar o desabrochar da flora e o despertar dos animais após outra temporada de inverno.

É a época perfeita para quem deseja conhecer a região dos lagos andinos, localizados no sul do Chile e no oeste da Argentina. Com a temperatura amena (entre 13ºC e 26ºC), os turistas topam navegar por águas sul-americanas e observar a imponência da Cordilheira dos Andes.

A travessia pelo lado chileno é feita pelas cidades de Puerto Varas, Puerto Montt e Peulla, onde ficam o Lago Llanquihue e o vulcão Osorno, com cerca de 1.300 metros de altitude e que teve sua última erupção em 1850. Já na porção argentina, o passeio tem início por Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de los Andes. Estações de esqui, pesca de trutas e esportes radicais são procurados nesse país.

Todos os pacotes incluem visitas a locais como o Lago Nahuel Huapi, repleto de baías, penínsulas e praias de areia vulcânica; o Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile e que abriga esportes náuticos e criação de salmão; e os Saltos de Petrohué, uma barragem natural feita pela lava do Osorno.

Por Angela Miguel

Atualizado em 23 Set 2011.