Guia da Semana

Um dos passeios mais famosos do Rio de Janeiro, a subida ao Cristo Redentor, pode ter ares culturais, históricos e ecológicos, tornando o percurso ainda mais bonito e interessante. O Trem do Corcovado, passeio ferroviário mais antigo do país, passa pelo Parque Nacional da Tijuca, área de preservação ambiental considerada a maior floresta urbana do mundo.

O trajeto, que dura cerca de 20 minutos, garante aos passageiros vistas panorâmicas deslumbrantes de praias, morros e mata atlântica, e não é difícil encontrar animais silvestres em meio à vegetação nativa. Tudo isso sem poluir a natureza, já que o trem é elétrico e parte da arrecadação da bilheteria é repassada ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para a conservação da área.


Fotos: Divulgação
No alto do Corcovado, uma das mais belas vistas da cidade do Rio de Janeiro



A parte histórica e cultural do passeio começa antes mesmo do embarque. No Espaço Cultural do Trem do Corcovado, os visitantes podem observar murais explicativos e assistir a vídeos que ajudam a contar, de forma didática, a história da ferrovia. Inaugurada em 1884 pelo Imperador Dom Pedro II, a Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia elétrica para fins turísticos do Brasil. Mais antiga do que o Cristo Redentor, ela ajudou a transportar as peças para a construção do monumento.

A estação também é carregada de história. Por ser uma das edificações mais antigas e peculiares do bairro, é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Já embarcaram por aqui os papas Pio XII e João Paulo II, Santos Dumont, Albert Einstein, o rei Alberto da Bélgica, a princesa Diana, Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa.


Serviço
Endereço: Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2558-1329
Horários: Diariamente, 8h30 às 18h30h. Saídas a cada 30 minutos.
Preços: R$ 36,00. Crianças de até 5 anos não pagam passagem se transportadas no colo.
Cartões de Crédito: Visa, Mastercard e American Express

Atualizado em 6 Set 2011.