Foto: Gabriel Oliveira |
![]() |
Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cantareira, Ilhabela e Serra do Mar, essas regiões com riquezas naturais foram selecionadas como primeiro produto do Programa Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). O projeto catalogou 40 trilhas distribuídas em 19 Unidades de Conservação do Estado, somando mais de 200 km de áreas protegidas e distribuídas em 24 municípios.
A inauguração do projeto ocorreu 28 de agosto, na Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, zona Norte. Esse material foi disponibilizado em um guia de bolso, à venda nos próprios parques estaduais que abrigam as trilhas, a R$ 5,00. O livreto traz mapas, informações gerais sobre o percurso, atrativos, extensão e duração da caminhada. Cada trilha que o visitante concluir valerá um carimbo no passaporte, em um espaço reservado para comprovar a feitura do trecho.
O programa teve influências do Sendero Chile, projeto de trilha que atravessa este país de norte a sul; do Appalatian Scenic Trail, parque-trilha da costa leste dos Estados Unidos com mais de 3 mil quilômetros; e assemelha-se muito ao Tarjeta del Peregrino do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A Fundação Florestal (órgão da SMA) classificou as trilhas em três diferentes níveis (baixo, médio e alto) considerando fatores como tempo de percurso, extensão, dificuldade e atividades oferecidas.
As áreas escolhidas receberam investimentos em infra-estrutura e sinalização padronizada, conservando, porém, suas peculiaridades. A gerente de ecoturismo da Fundação Florestal, Anna Carolina Lobo, explica quais critérios foram utilizados para implantação do passaporte. "Para seleção dessas áreas buscamos um grau de variedade, e importância significativa de cada uma. O turista pode encontrar nesses locais estradas-parque, trilhas terrestres, suspensas e de longo percurso, cavernas, mirantes e cachoeiras".
Foto: Gabriel Oliveira |
![]() |
Antes de colocar o pé na estrada... |
Para curtir uma trilha e evitar um passeio traumático, o Guia da Semana oferece algumas dicas: ? Informe-se com a monitoria do parque os horários de funcionamento bem como se o passeio oferece ou não monitoria; ? O melhor horário para realizar uma caminhada é durante a manhã, quando o sol está fraco e a temperatura amena. Não iniciar percursos na iminência da escuridão; ? Quem tem problemas de saúde deve informar quanto ao risco do percurso e evitar trilhas de dificuldade alta; ? Escolha as trilhas de acordo com o seu nível de dificuldade. Comece nas mais fáceis e vá graduando de acordo com a experiência ou preparo físico adquirido; ? Evitar tocar na flora do ambiente. Muitas vezes elas abrigam animais peçonhentos; ? Não crie novas trilhas e ande somente por caminhos com sinalização; ? Sempre leve muita água, para evitar a desidratação; ? Dê preferência a alimentos leves, como sanduíches naturais; ? Para a caminhada, não esqueça: roupas leves, chapéu, capa de chuva, agasalho, tênis ou bota com solado aderente, repelente, protetor solar e saco plástico para guardar seu lixo; ? Use mochila ao invés de saquinhos nas mãos; ? Use a máquina fotográfica sem moderação. |
Os aventureiros que concluírem as trilhas de nível baixo trocam os carimbos por uma garrafinha do tipo Squeeze. Para as de nível médio, ganham uma pochete com porta-máquina fotográfica e Squeeze, e quem realizar as de nível alto recebe uma mochila para trilhas. O passaporte totalmente carimbado dá direito a uma camiseta, onde está escrito "Trilhas de São Paulo: Eu Fiz".
O Diretor do Parque Estadual da Cantareira, Fernando Descio, que tem duas trilhas do parque selecionadas no passaporte, comenta o projeto. "Se você pensar no investimento que fez em relação aos brindes, é um valor irrisório. Mas o brinde serve muito mais como um troféu. Imagina você fazer esse circuito de grau mais elevado ou até completo. Parece um desafio estimulante, ao mesmo tempo de difunde o ecoturismo para o público em geral".
Segundo Anna Carolina Lobo, o projeto Trilhas de São Paulo tem por objetivo: desenvolver a mata atlântica cuidando da sua fauna e flora; incentivar o ecoturismo e conscientizar as pessoas; oferecer oportunidades de empregos para a população que vive em torno dessas áreas, com difusão da culinária, artesanato e monitoria; capacitar pousadas e ambientes que recebem esse tipo de turista, transformando o projeto Trilhas de São Paulo em um selo de qualidade reconhecido.
"Esse programa pretende ser contínuo, não só com o passaporte, mas também com o site do projeto ( www.trilhasdesaopaulo.sp.org.br). O endereço eletrônico possui atualizações em tempo real das novas áreas, com informações detalhadas sobre as trilhas, orientações e serviços oferecidos", afirma Carolina Lobo.
Foto: Secretaria Meio Ambiente/divulgação |
![]() |
Conheça algumas trilhas oferecidas pelo passaporte:
Dificuldade Nível Baixo
Trilha da Vida
Parque Ecológico do Guarapiranga
Localização: município de São Paulo.
Endereço: Estrada da Riviera, 3286.
Dintância: 35 km da Praça da Sé.
Extensão: 65 metros.
Percurso: 30 min.
Características ambientais: floresta atlântica de planalto.
Atrativos: uma experiência sensorial. Os participantes fazem o percurso descalços e de olhos vendados, um monitor auxilia no trajeto (adaptado a pessoas com deficiência visual).
Trilha do Silêncio
Parque Estadual do Jaraguá
Localização: município de São Paulo.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539.
Distância: 16 km da Praça da Sé.
Extensão: 828 metros (ida e volta).
Percurso: 1h.
Características ambientais: floresta atlântica de planalto.
Atrativos: Para deficientes visuais, pessoas com mobilidades reduzidas e cadeirantes. Abriga antigo tanque usado por garimpeiros de ouro.
Trilha do Lago
Floresta Estadual de Assis
Localização: Município de Assis.
Endereço: Estrada Assis-Lutécia, km 9.
Distância: 432 km de São Paulo.
Extensão: 1,8 km.
Percurso: 1h.
Características ambientais: cerradão/sub-bosque, florestas de Pinus.
Atrativos: Represa do Bairro Preto II, reflorestamento, observação de aves, forno de fabricação de carvão para demonstração aos visitantes.
Trilha da Figueira
Parque Estadual "Carlos Botelho" - Núcleo Sete Barras
Localização: Município de Sete Barras.
Distância: 220 km de São Paulo.
Endereço: Rodovia SP-139, km 45 - Bairro Mamparra.
Extensão: 2 km (Ida e volta).
Percurso: 2h.
Características ambientais: floresta atlântica de encosta.
Atrativos: Ribeirão da Serra margeando a trilha, riachos e uma figueira de aproximadamente 1.000 anos.
Nível Médio
Rafting no Rio Paraibuna
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia
Localização: Município de São Luís de Paraitinga e Natividade da Serra.
Endereço: Rodovia Oswaldo Cruz, km 78.
Distância: 190 km de São Paulo.
Extensão: trecho 1: 8,5 km - trecho 2: 10 km.
Percurso: trecho 1: 5h - trecho 2: 7h30.
Características ambientais: floresta atlântica de planalto, Rio Paraibuna e seus afluentes.
Atrativos: Trecho 1:Cachoeiras do Santinho, do Salto Grande, Ponte de Pedra, Corredeiras da Gamela de Pedra e do Itapavão; trecho 2: Cachoeiras dos Bancos e da Caçandoca.
Trilha da Cachoeira do Gato
Parque Estadual de Ilhabela
Localização: Município de Ilhabela.
Endereço: Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115.
Distância: 210 km de São Paulo.
Extensão: 4 km (ida e volta).
Percurso: 1h30.
Características ambientais: floresta atlântica de encosta, vegetação atlântica de restinga.
Atrativos: Praia de Castelhanos, Cachoeira do Gato com 40 metros.
Trilha do Betari
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR
Localização: Município de Apiaí e Iporanga.
Endereço: SP 165, 16 km de Iporanga sentido Apiaí.
Distância: 325 km de São Paulo.
Extensão: 7,2 km (ida e volta).
Percurso: 4h.
Características ambientais: floresta atlântica de planalto.
Atrativos: Cavernas da Água Suja e Cafezal, Rios Betarizinho e Passa Vinte (formadores do Betari), Cachoeiras das Andorinhas e Betarizinho (Beija-flor).
Nível Alto
Trilha da Pedra Grande
Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande
Localização: Município de São Paulo.
Endereço: Rua do Horto, 1799.
Distância: 10 km da Praça da Sé.
Extensão: 9,6 km (ida e volta).
Percurso: 3h.
Características ambientais: floresta atlântica de planalto.
Atrativos: Vista panorâmica de São Paulo, Bosue do Lago das Carpas e Museu Casa de Pedra.
Trilha Divisor das Águas
Parque Estadual Intervales
Localização: Municípios de Guapiara, Ribeirão Grande e Iporanga.
Endereço: Estrada Municipal, km 25.
Distância: 270 km de São Paulo.
Extensão: 14 km (ida e volta).
Percurso: 9h.
Características ambientais: floresta atlântica de encosta.
Fonte:
Fernando Descio: diretor do Parque Estadual Cantareira
Anna Carolina Lobo: gerente de ecoturismo da Fundação Florestal
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
Site: www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br
Atualizado em 26 Out 2011.