Guia da Semana

O Grande Museu Egípcio vai inaugurar suas portas em 2020 e promete mover o turismo em Cairo. Se antes já era curiosidade de muitos conhecer os mistérios do Egito Antigo, agora há mais um motivo para visitar este grande complexo que virou notícia no mundo. Será o maior museu dedicado à história do Egito, com vários múmias, faraós e outras peças incríveis. A atração deve abrir as portas em abril de 2020, por isso, programe-se já para embarcar nesta aventura!

A obra está em curso desde 2002, e será uma das maiores no continente africano, custando aproximadamente US$ 1 bilhão. O museu possui 50 hectares, e o governo egípcio espera cinco milhões de visitas por ano. Sua abertura já foi adiada quatro vezes, mas parece que desta vez é verdade.

Descrito também como o maior museu de arqueologia do mundo, o Grande Museu Egípcio fica bem próximo às pirâmides de Gizé e faz parte do plano diretor para o planalto de Gizé, em Cairo. Será uma grande atração para Cairo e o Egito.


O ACERVO

O Grande Museu Egípcio terá um acervo impressionante, reunindo mais de cem mil peças que vão desde a Pré-história até o Período Greco-Romano do Egito. Cerca de 20 mil peças nunca foram vistas antes, e cerca de quatro mil peças pertenciam ao faraó Tutankhamon. Uma das obras mais impressionantes é uma estátua de 11 metros de altura e 80 toneladas do Rei Ramsés II, logo na entrada do museu.

O sarcófago do faraó Tutankhamon foi aberto em 1920 pelo arqueólogo britânico Howard Carter e sua equipe, devido ao seu avançado estado de deterioração. Os objetos que tinham na tumba nunca foram vistos antes, e a ideia é a recriação do mausoléu com ajuda de hologramas.

Tutankhamon é um dos faraós mais famosos e curiosos. Ele chegou ao trono com 10 anos e morreu com 19. Não se sabe qual a causa da morte, mas acredita-se que sua tumba possui uma maldição, pois muitas pessoas envolvidas em seu descobrimento morreram misteriosamente.

Além das curiosidades de Tut, ainda serão expostas três múmias descobertas em 2018 num sarcófago de 2 mil anos.

Por Lid Capitani

Atualizado em 27 Jan 2020.