Guia da Semana

Jerusalém, Roma e Meca. E também Santa Cruz, Nova Trento e Juazeiro do Norte. Não importa a orientação religiosa ou o tamanho da cidade, a fé é o principal destino do turista peregrino, que reza nos santuários, participa de romarias e faz demonstrações de abnegação espiritual em nome do seu credo. Veja os principais destinos católicos no país.



Nova Trento - SC
Localizada a 75 Km de Florianópolis, Nova Trento entrou definitivamente para o turismo religioso em 2002, com a canonização da italiana Amábile Lúcia Visintainer, que assumiu em vida religiosa o nome de Madre Paulina. Mesmo com divergências, ela é reconhecidamente a primeira santa com trabalho religioso em território brasileiro. A partir de então, a cidade no Vale do Rio Tijucas recebe milhares de peregrinos durante todo o ano em romarias vindas de várias localidades, especialmente da região sul. A Casa Paterna, o Casebre, a Capela das Irmãs e outros pontos de passagem da vida da religiosa compõem o roteiro da fé, juntamente com o Santuário e a praça de canonização. Os restos mortais, no entanto, repousam em um memorial em São Paulo.

Via aérea: Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis
Via terrestre: Vicinal à BR-101, sentido Canelinhas
Data de celebração: 11 de julho (data da canonização)

Belém - PA
O mercado Ver-o-peso e os bailes de forró tecno-brega não são as únicas atrações da capital paraense. Em outubro, o principal evento é o Círio de Nazaré. A tradição remonta ao início do século XVIII, quando o cabloco Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do Rio Murutucú e, em homenagem, ergueu uma capela, hoje a Basílica Santuário. O culto ganhou força ao longo do tempo e dentre as diversas celebrações, a principal acontece no 2º domingo do mês, quando mais de 2,5 milhões de pessoas acompanham o traslado da imagem pelas ruas de Belém carregando a corda para em pedido e/ou agradecimento das graças alcançadas.

Via aérea: Aeroporto Internacional Val-de-Cans, em Belém
Via terrestre: BR-010 (Rodovia Belém-Brasília)
Data de celebração: 10 de outubro (2º domingo do mês)




Juazeiro do Norte - CE
A história desse município no interior do Ceará a 514 Km da capital Fortaleza está diretamente ligada a Cícero Romão Batista, o Padre Cícero. O mito religioso começou pela suposta transformação de hóstias em sangue. A Igreja não reconheceu o milagre e a política foi o caminho escolhido por ele, que com sua liderança elevou a então vila de Tabuleiro Grande à cidade de Juazeiro do Norte. A atual posição de 2º município do Estado é fruto também da fé do povo e do afluxo de romeiros. A colina do Horto abriga o Museu Vivo do Padre Cícero com réplicas em cera de personalidades do município e a estátua, com 27 metros de altura. A Capela do Socorro, onde estão os restos mortais do pároco, o Memorial e um museu-casa, com os objetos pessoais, são outros pontos do roteiro.

Via aérea: Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, na própria cidade
Via Terrestre: BR-122 e CE-494
Data da celebração: 24 de março (data de nascimento)

Santa Cruz - RN
Localizada na região do Trairi, Rio Grande do Norte, Santa Cruz inaugurou no último dia 27 o Santuário Alto de Santa Rita. A área total de 4.400 metros é protegida pela imagem da padroeira, com 56 metros de altura (seis de base, 42 de monumento e oito metros somente do resplendor) no cume do Monte Carmelo. Há ainda restaurantes, loja de artigos religiosos, auditório, mirante, estacionamento e praça de eventos. A maior estátua católica do mundo e maior da América Latina (perde só para a da Liberdade, em Nova Iorque) promete atrair muitos peregrinos, mas a cidade ainda conta com poucos recursos para o esperado afluxo de visitantes. Está distante a 115 Km da capital.

Via aérea: Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal
Via terrestre: BR-226 e RN-082
Data de celebração: 22 de maio (dia da padroeira)

Atualizado em 6 Set 2011.