Guia da Semana

Foto: Toninho Vieira


Apesar de o calor ainda não ter ido embora, pelo menos aqui em São Paulo, o Outono já está marcando presença em nosso calendário. Particularmente, sempre gostei bastante dessa meia-estação, não apenas pela mudança interessante da paisagem, mas pelo próprio clima em si, que já nos prepara para a chegada do Inverno. Em Santa Catarina, minha terra natal, as quatro estações do ano são bastante definidas, e era durante esta época que eu aproveitava para fazer um dos meus passeios preferidos: turismo rural.


Ao contrário do que o nome sugere, esse tipo de passeio não significa visitar fazendas, acordar às 5h da manhã para alimentar os animais ou mesmo, sei lá, lidar na roça ou capinar, por exemplo. Pelo contrário, esse tipo de viagem é aconselhado para quem busca bons dias de descanso em meio à natureza, com direito à hospitalidade calorosa, comida feita no fogão a lenha, cavalgadas e música campeira. Seja na serra, no litoral, em grandes fazendas ou pequenos sítios, Santa Catarina oferece diversas opções para se esse tipo de diversão e descanso.


Na minha opinião, a melhor região para realizar este passeio é a serrana, mais especificamente nos arredores de Lages, que fica a aproximadamente 250 km de Florianópolis. A paisagem aliada às temperaturas mais baixas faz o turismo rural ganhar um ar rústico e introspectivo, e a tradição campeira pode ser observada em todos os lugares: no estilo das acomodações dos hotéis-fazenda, na mata das araucárias, na culinária, e principalmente, nos costumes do dia a dia das pessoas. Os mais aventureiros encontram até opções para trekking, escaladas, rafting, trilhas para mountain bike e passeios a cavalo durante o dia e a noite.

A ideia de transformar fazendas em atrativos turísticos nasceu na própria serra há mais de duas décadas. Algumas delas têm mais de cem anos de história e mantêm características originais acrescidas de comodidades modernas, como sauna, sala de ginástica e jogos, piscinas, salões para pequenos eventos e restaurantes que servem a tradicional, farta e deliciosa comida campeira. Se você for a algum hotel-fazenda dessa região, não deixe de provar polenta na chapa com queijo e salame, entrevero e pinhão... Aliás, quem nunca provou paçoca de pinhão acompanhada de um bom chimarrão, não sabe o que está perdendo! Fica a dica.

Recomendo fazer turismo rural no Outono, pois não faz aquele calor que te deixa mal ao praticar atividades ao ar livre, nem aquele frio que quase te mata congelado durante uma cavalgada noturna. Mas, claro, quem procura um programa mais romântico e sossegado, com direito a fondue, lareira e vinho, o Inverno é a estação mais aconselhada (lembrando de que é preciso coragem - e muitos casacos - para colocar o nariz para fora das cabanas ou chalés). Abaixo, deixo o serviço de alguns locais onde já passei momentos agradabilíssimos. Faça sua escolha e aproveite!

Hotel Fazenda Boqueirão

Endereço: BR 282, km 225 (9 km do trevo da BR 116/282) - Lages (SC)
Fone: (49) 3221 9900 / (49) 3221 9932

Fazenda Pedras Brancas

Endereço: Rodovia SC 438, km 10 - Lages (SC)
Fone: (49) 3223-2073


Sesc - Pousada Rural

Endereço: Rodovia SC 425, km 4,5 - Rincão Comprido (SC)
Fone: (49) 3224-9988

Leia as colunas anteriores de Gabriela Forlin:

Encantos da Praia Brava

Backstreet is NOT back

Sob um céu de blues

Quem é a colunista: Alguém que tenta ser a diferença que quer ver no mundo.

O que faz: Jornalista e tradutora.

Pecado gastronômico: Qualquer coisa que contenha chocolate ou maracujá.

Melhor lugar do mundo: Depois de conhecer o mundo todo eu conto! Mas Ilhas Fiji e Deserto do Saara já estão no TOP 10..

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: De Amy Winehouse a Jorge Drexler, The Strokes a David Guetta, The Kooks a Franz Ferdinand, Leoni a Katy Perry, Ben Harper a Lulu Santos, Oasis a Paulo Miklos, e por aí vai...

Fale com ela: Acesse seu Facebook ou siga seu twitter.





Atualizado em 6 Set 2011.