Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Um destino diferente

Colunista lembra a viagem que fez até Córsega, uma das quatro ilhas do Mar Mediterrâneo.

Foto: Arquivo Pessoal

No ano passado, fizemos um roteiro por Provença e eu queria encerrar a viagem em alguma praia para descansar, pois, ao voltar para a rotina, o trabalho acumulado é sempre dobrado. Eu não conhecia ninguém que já tivesse estado na Córsega para me dar alguma dica, onde é melhor ficar, onde são as praias mais bonitas, etc. E, desta vez, não tive muito tempo para pesquisar o lugar antes de partir (coisa que sempre recomendo), porque passamos por Marrocos a trabalho, então minha cabeça estava pra lá de Marrakesh.

Saímos de avião de Nice até Ajaccio (cidade natal de Napoleão I). Eu tinha alugado um carro, mas não lembro bem o valor, que foi bem razoável para padrões europeus. Acho que cerca 160 euros por quatro dias. Ter um carro na Córsega é fundamental, pois a ilha não é pequena. A menos que você queira ficar somente atirado na areia, o carro é básico para começar. O hotel que eu havia escolhido era do lado leste da ilha, na beira da praia ( Levolle Marine). Era ótimo, o restaurante melhor ainda. Mas, se na época eu tivesse tido uma boa alma para me aconselhar ou se conhecesse melhor o lugar, eu teria escolhido um hotel nos arredores de Porto Vecchio, onde estão as praias mais bonitas.

Córsega é muito diferente do que eu imaginava. Diferente de sua vizinha ao sul, a Sardegna que é bastante árida. Lá é tudo muito verde, com uma grande extensão de floresta com cachoeiras e rios de corredeira. Este passeio de Ajaccio até o lado leste da ilha é lindo, cruzamos uma enorme área de bosques e montanhas.

No primeiro dia, fomos conhecer a parte norte da ilha. Passamos por Bastia, cruzamos o ponto de St. Florent, e fomos descendo pela costa, indo para Ile Rousse até chegar em Calvi. Esta parte da ilha é bem selvagem, com estradinhas sinuosas e vistas lindas do oceano. Havia também muitos motoqueiros pela estrada. Mas apesar de já ser quase fim de junho é um lugar super tranquilo, nada é muito cheio, as coisas são fáceis, achar lugar para almoçar, entrar e sair do centrinho das cidades.

Um pouco abaixo de Calvi cruzamos a ilha para voltar para o nosso hotel. No dia seguinte, fomos explorar o sul, as praias belíssimas, especialmente Palombagia e Santa Giulia, próximas à Porto Vecchio, que é um lugar muito charmoso, cheio de restaurantes e lojinhas.

De Porto Vecchio, seguimos mais para o sul até Bonifácio, de onde se pode ver Sardegna. Bonifácio é uma cidadezinha muito antiga que fica no alto de um penhasco. A ilha de Córsega foi de posse da Italiana por quase 400 anos e o verdadeiro nome de Napoleão era Buonaparte e não Bonaparte. Houve um breve período de independência, mas depois de longos anos de luta, Córsega foi incorporada à França em 1769. Muito embora ainda hoje este seja um assunto bastante delicado, pois vi muitas pichações pela ilha, pedindo por uma Córsega livre.

A culinária aqui é uma mistura de cozinha francesa e italiana. Como é uma ilha, o forte são os frutos do mar e posso garantir que se come muito bem. O idioma oficial é o francês, embora muitas pessoas falem o dialeto corso.

Foram quatro dias bem aproveitados, mas ainda faltou conhecer a região na costa ao sul de Ajaccio. Eu sempre acho bom deixar a porta aberta para voltar em outra oportunidade. Conhecer Córsega foi uma ótima surpresa, me lembrou um pouco Santa Catarina há uns 20 anos.

Leia a coluna anterior de Clarisse Zanetello:

Estradinhas para se perder

Paisagens lindas - parte 2

Paisagens lindas

Quem é a colunista: Clarisse Zanetello Linhares.

O que faz: Professora de História da Arte.

Pecado Gastronômico: massa com molho vermelho.

Melhor lugar do mundo: Esta é muito difícil, olhem o blog e escolham!.

Fale com ela: Clarisselin@terra.com.br ou acesse seu blog Viajando com Arte.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens