Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

No ano passado, fizemos um roteiro por Provença e eu queria encerrar a viagem em alguma praia para descansar, pois, ao voltar para a rotina, o trabalho acumulado é sempre dobrado. Eu não conhecia ninguém que já tivesse estado na Córsega para me dar alguma dica, onde é melhor ficar, onde são as praias mais bonitas, etc. E, desta vez, não tive muito tempo para pesquisar o lugar antes de partir (coisa que sempre recomendo), porque passamos por Marrocos a trabalho, então minha cabeça estava pra lá de Marrakesh.

Saímos de avião de Nice até Ajaccio (cidade natal de Napoleão I). Eu tinha alugado um carro, mas não lembro bem o valor, que foi bem razoável para padrões europeus. Acho que cerca 160 euros por quatro dias. Ter um carro na Córsega é fundamental, pois a ilha não é pequena. A menos que você queira ficar somente atirado na areia, o carro é básico para começar. O hotel que eu havia escolhido era do lado leste da ilha, na beira da praia ( Levolle Marine). Era ótimo, o restaurante melhor ainda. Mas, se na época eu tivesse tido uma boa alma para me aconselhar ou se conhecesse melhor o lugar, eu teria escolhido um hotel nos arredores de Porto Vecchio, onde estão as praias mais bonitas.

Córsega é muito diferente do que eu imaginava. Diferente de sua vizinha ao sul, a Sardegna que é bastante árida. Lá é tudo muito verde, com uma grande extensão de floresta com cachoeiras e rios de corredeira. Este passeio de Ajaccio até o lado leste da ilha é lindo, cruzamos uma enorme área de bosques e montanhas.

No primeiro dia, fomos conhecer a parte norte da ilha. Passamos por Bastia, cruzamos o ponto de St. Florent, e fomos descendo pela costa, indo para Ile Rousse até chegar em Calvi. Esta parte da ilha é bem selvagem, com estradinhas sinuosas e vistas lindas do oceano. Havia também muitos motoqueiros pela estrada. Mas apesar de já ser quase fim de junho é um lugar super tranquilo, nada é muito cheio, as coisas são fáceis, achar lugar para almoçar, entrar e sair do centrinho das cidades.

Um pouco abaixo de Calvi cruzamos a ilha para voltar para o nosso hotel. No dia seguinte, fomos explorar o sul, as praias belíssimas, especialmente Palombagia e Santa Giulia, próximas à Porto Vecchio, que é um lugar muito charmoso, cheio de restaurantes e lojinhas.

De Porto Vecchio, seguimos mais para o sul até Bonifácio, de onde se pode ver Sardegna. Bonifácio é uma cidadezinha muito antiga que fica no alto de um penhasco. A ilha de Córsega foi de posse da Italiana por quase 400 anos e o verdadeiro nome de Napoleão era Buonaparte e não Bonaparte. Houve um breve período de independência, mas depois de longos anos de luta, Córsega foi incorporada à França em 1769. Muito embora ainda hoje este seja um assunto bastante delicado, pois vi muitas pichações pela ilha, pedindo por uma Córsega livre.

A culinária aqui é uma mistura de cozinha francesa e italiana. Como é uma ilha, o forte são os frutos do mar e posso garantir que se come muito bem. O idioma oficial é o francês, embora muitas pessoas falem o dialeto corso.

Foram quatro dias bem aproveitados, mas ainda faltou conhecer a região na costa ao sul de Ajaccio. Eu sempre acho bom deixar a porta aberta para voltar em outra oportunidade. Conhecer Córsega foi uma ótima surpresa, me lembrou um pouco Santa Catarina há uns 20 anos.

Leia a coluna anterior de Clarisse Zanetello:

Estradinhas para se perder

Paisagens lindas - parte 2

Paisagens lindas

Quem é a colunista: Clarisse Zanetello Linhares.

O que faz: Professora de História da Arte.

Pecado Gastronômico: massa com molho vermelho.

Melhor lugar do mundo: Esta é muito difícil, olhem o blog e escolham!.

Fale com ela: Clarisselin@terra.com.br ou acesse seu blog Viajando com Arte.

Atualizado em 6 Set 2011.