Guia da Semana

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itapema


Após passar um final de semana na minha terrinha, parei para pensar como as praias de Santa Catarina têm sido exploradas, urbanizadas e, às vezes, até estragadas com o passar do tempo. Dos quatro aos seis anos de idade, morei em Meia Praia, Itapema, e, não que eu me lembre com riqueza de detalhes como o local era na época, mas quando voltei lá no ano passado, era como se fosse outro mundo. Edifícios, shoppings, hipermercados, restaurantes, bares... Nada daquilo existia em 1990 e poucos.

No caso de Meia Praia, a urbanização veio para o bem, pois muitos turistas deixaram de se concentrar em Balneário Camboriú e expandiram seu roteiro de férias para as praias próximas no sentido sul do litoral catarinense. Além de "desafogar" um pouco o badalado Balneário, os visitantes também passaram a colaborar com a economia de outras cidades. Aliás, foi no embalo desse crescimento que a Costa Esmeralda se transformou em refúgio, não apenas de estrangeiros e visitantes, mas também de catarinenses que moram ali por perto.

Para os que não sabem, a Costa Esmeralda é também conhecida como "a sucursal do paraíso" (e, essa sim, merece o título!). Fazem parte deste pequeno trecho do litoral os municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Por estar localizado próximo à Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, o local é muito procurado por mergulhadores de todo o Brasil. Lá, a cultura açoriana está presente nos vilarejos de pescadores, na culinária à base de frutos do mar, nos costumes e no folclore.

Situada a 60 km de Florianópolis, Itapema é o terceiro município catarinense que mais recebe turistas. Com uma orla de 7 km, a cidade oferece um dos melhores banhos de mar do trecho, devido ao código de construções rigidamente implantado. Ao contrário de outros balneários, os edifícios foram planejados para evitar que a sombra invadisse a faixa de areia, larga e clara - o que garante quase um dia inteiro de sol na praia, com água a uma temperatura agradável.

Já Bombinhas é conhecida como a capital do mergulho ecológico. Lá, mergulhadores, velejadores e surfistas dividem com veranistas o reduto de águas límpidas, as belezas naturais e a biodiversidade do local. Quem vai ao município deve saber que o cenário é convidativo para férias pra lá de sossegadas. Um dos passeios mais bacanas é na Reserva Biológica do Arvoredo. Para conhecê-la, a sugestão é procurar uma das operadoras de mergulho que possui licença para operar na área. Além de dispor de vários passeios, eles também oferecem cursos básicos de mergulho. Já os mais aventureiros têm o Parque do Municipal do Morro do Macaco como opção. Além da vista deslumbrante, é possível praticar voo livre.

Para mim, o destaque da Costa é Porto Belo, onde se pode visitar a Adventure House, base terrestre da Família Schürmann. Instalada na ilha de mesmo nome, o complexo está situado na baía em frente à praia. O município tem ainda pontos turísticos pra lá de interessantes, como a Praça dos Pescadores; a Igreja Bom Jesus dos Aflitos - uma capela em estilo açoriano erguida em 1814 pelo trabalho escravo; o Sertão do Valongo - um dos mais preservados resquícios dos quilombos da região; e a Ilha de Porto Belo, situada a 900 m do continente.

Para chegar até lá, basta comprar um bilhete na Marina dos Pescadores (R$ 10 para ida e volta). Uma vez no local, vale visitar o Ecomuseu da Universidade do Vale do Itajaí e fazer a trilha ecológica até o mirante, situado em um dos pontos mais altos da ilha. Está no litoral catarinense? Se eu fosse você, não pensava duas vezes antes de escolher o próximo passeio!

Leia a coluna anterior de Gabriela Forlin:

Balneário Camboriú em dois dias

Quem é a colunista: Alguém que tenta ser a diferença que quer ver no mundo.

O que faz: Jornalista e tradutora.

Pecado gastronômico: Qualquer coisa que contenha chocolate ou maracujá.

Melhor lugar do mundo: Depois de conhecer o mundo todo eu conto! Mas Ilhas Fiji e Deserto do Saara já estão no TOP 10..

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: De Amy Winehouse a Jorge Drexler, The Strokes a David Guetta, The Kooks a Franz Ferdinand, Leoni a Katy Perry, Ben Harper a Lulu Santos, Oasis a Paulo Miklos, e por aí vai...

Fale com ela: Acesse seu Facebook ou siga seu twitter.


Atualizado em 6 Set 2011.