Guia da Semana

Foto: Sxc.hu
Vista da cidade de Dubrovnik


A Croácia é um país europeu que encanta os turistas por sua beleza e seu sossego. O país faz fronteira ao Norte com Eslovênia e Hungria, a Nordeste com a Sérvia, a Leste com a Bósnia e Herzegovina e ao Sul com Montenegro. Ela ainda é banhada pelo Mar Adriático e tem uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

Este belo país surgiu com a divisão da Iugoslávia, após a morte do presidente Josip Broz Tito, em 1980, e foi permeada por guerras e genocídios que marcaram a região e seu povo profundamente. Essas imagens, no entanto, hoje figuram no imaginário e em lugares destinados à história. Aquele passado cinza não é mais visto no dia-a-dia dos croatas.

Deixando a história um pouco de lado, vamos às maravilhas da Croácia, considerada a praia preferida dos europeus. Para conhecer bem o país, podemos sugerir dois pontos de início, ou seja, começar a viagem pelo Norte, pela sua capital Zagreb e descer até Dubrovnik, ou ao contrário.

Sugiro começar pela capital Zagreb. Na cidade está localizada a maior parte das indústrias do país. A vida cultural é rica, com diversos museus, palácios, teatros e muitas atrações a serem visitadas. Contudo, a maioria dos turistas prefere passar diretamente e seguir ao Litoral para se entregar às águas do Adriático.

Mas, antes de chegar, vale a pena parar e visitar a cidade de Plitvice, seus maravilhosos parques e as reservas preservadas pela Unesco. Lá é possível apreciar diversos lagos de formação vulcânica com águas tão cristalinas que chegam a ser inacreditáveis, decoradas com centenas de grandes e pequenas cachoeiras, que dão um ar todo especial à paisagem. Definitivamente, um imperdível pedaço de paraíso.

Descendo mais um pouco pelo Litoral da Croácia, chegamos a Split, uma cidade costeira que foi muito importante durante o Império Romano e, por isso, há diversas ruínas e museus para serem visitados, além de, é claro, poder se deliciar nas praias de areia clara e águas cristalinas.

Outro ponto imperdível para é Dubrovnik, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, também conhecida como a pérola do Adriático. De beleza incomparável foi fundada em 614 d.C. e passou por diversos impérios (Bizantino, República de Veneza, Húngaro, Otomano, etc). As fortes e bem-conservadas muralhas, as arquiteturas medieval, renascentista e barroca, e a paisagem do Adriático fazem da cidade um destino turístico singular.

Ainda no meio de Dubrovnik, há o passeio público que é forrado por cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos. Preste atenção apenas para memorizar as intermináveis escadarias e os labirintos formados pelos prédios, pois é muito fácil se perder. Eu mesmo me perdi e só localizei a saída por uma foto que havia tirado das escadas, que são todas iguais.

Leia as colunas anteriores de Roberto Nedelciu:

Bem-vindo ao paraíso

Romantismo pelo mundo

Uma viagem ao passado
Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.