Guia da Semana

Foto: Divulgação


Famosa por suas praias, sua culinária típica e pelo seu folclore, a cidade de Recife está situada bem próxima à linha do Equador no Nordeste brasileiro, o que garante dias ensolarados durante a maior parte do ano.

Para quem vai começar a se aventurar pelo Nordeste do país, Recife é uma ótima opção, pois fica a poucas horas de carro de João Pessoa e Natal e há diversos voos diários para Fortaleza.

Os visitantes caminham sobre as magníficas pontes que foram projetadas e construídas pelos holandeses, provam os mais diversos pratos de origem indígena, visitam as igrejas de origem portuguesa e dançam ao alegre ritmo do maracatu e do frevo.

Por contar com uma das maiores e melhores infraestruturas turísticas do Nordeste, Recife tem atraído cada vez mais turistas. Eles vêm do mundo todo e buscam a agitação e o calor das belas praias, mas nem só de sol vive a capital pernambucana.

Aqueles que pensam que os encantos de Recife terminam quando o sol se põe, enganam-se. A noite na cidade também é repleta de atrativos e encantos.

Fundado no século 16, o bairro do Recife Antigo é o berço da boemia local. Casarões imponentes se estendem por toda a rua Bom Jesus e abrigam bares, restaurantes, casas noturnas e teatros. Sentar na calçada de um bar ou dançar ao som eletrônico dentro desses casarões é como entrar em um pedaço da história brasileira. O ambiente tem um perfil cultural inconfundível.

A noite pernambucana também é movimentada no Polo da Pin, que une regionalismo, tradição e requinte. A miscigenada culinária pernambucana, e suas especialidades, como galinha de cabidela, carne-de-sol, sarapatel e peixada, são servidas com muita categoria nos mais refinados restaurantes.

A cidade é entrecortada por pontes e rios. Por isso, ganhou o título de Veneza Brasileira. Um passeio organizado pela organização Catamaran Tours leva você para conhecer as curvas dos rios que cortam a cidade.

O passeio pelos rios conta com uma brisa fresca e tem uma atmosfera de poesia e romance. O barco sai do bar de mesmo nome no Forte de Cinco Pontas, vai até o Marco Zero, passa pela ponte giratória e pelo circuito chamado Cinco Pontes, até a Ponte Velha.

A vista é belíssima: ver todas as pontes iluminadas e refletidas no rio e sentir a lentidão com que o barco se move sobre as águas dá mesmo a sensação de se estar em Veneza.

Então, qual a próxima parada?

Leia as colunas anteriores de Kéfhane Costa

Férias

Réveillon no Brasil

Os encantos de Cocais

Quem é a colunista: Kéfhane Costa.

O que faz: Servidora pública.

Pecado gastronômico:
Doces, todos eles.

Melhor lugar do mundo: Onde estiver no momento.

O que está ouvindo no mp3, iPod, carro, rádio: Avenged Sevenfold.

Fale com ela: acesse seu blog ou a siga no twitter (@Kefhane).




Atualizado em 17 Mai 2013.