Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Berço da civilização ocidental, das Olimpíadas e dos grandes pensadores, a Grécia é um destino certo para quem busca belezas naturais impressionantes e muita cultura. A alta temporada vai de julho a agosto, mas setembro e outubro também são indicados, embora o movimento e a badalação caiam um pouco.

Em Atenas, um museu a céu aberto, é possível conhecer o Templo de Zeus, o Estádio Olímpico, o Arco de Adriano, a deslumbrante Acrópole, e percorrer os pitorescos caminhos da costa do Golfo Sarônico, chegar até Micenas e Epidauro, com seu teatro situado no Santuário de Aklepios, no Peloponeso, e que é considerado o mais conservado do mundo, com 14 mil lugares e uma acústica perfeita.

Mykonos é a mais cosmopolita das Ilhas Gregas, com deslumbrantes praias, hoteis incríveis, restaurantes badalados e as famosas casas brancas com seus balcões repletos de flores. Santorini é outro destaque. Trata-se de uma magnífica ilha, considerada por muitos como o continente perdido de Atlântida. Ainda há a importante cidade de Creta, lugar de nascimento de Zeus e a maior das Ilhas Gregas. Lá o turista encontrará as ruínas do Palácio de Knossos, a casa do rei Minos e o complexo labirinto de edifícios que cobre uma área de 22 mil metros quadrados.


Uma outra sugestão é conhecer Rhodes, uma das 12 ilhas que formam o Arquipélago Dodecaneso, onde se ergueu o famoso Colosso de Rhodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo.


Saindo da Grécia, é interessante conhecer a terra que a dominou: a Turquia, um dos nove países mais visitados do mundo. É um destino encantador, com uma grande variedade de turismo, já que reúne história, praia, religião, negócios e montanhas, entre outros.


A melhor época para visitar a Turquia é nos meses da primavera e do outono, já que o verão, de julho a setembro, é quente, enquanto o inverno é rigoroso. Sua capital, Istambul, é a única cidade do mundo sobre dois continentes: fica entre a Ásia e a Europa, às margens do Estreito de Bósforo, onde cristãos e muçulmanos convivem há séculos, enriquecendo ainda mais sua cultura.


O turista pode visitar a Basílica de Santa Sofia, hoje convertida em museu, o Hipódromo Romano, uma área destinada às corridas das carruagens, ou a Mesquita Azul, de suprema elegância e famosa por seu magnífico interior decorado com azulejos de Iznik.


A espetacular região da Capadócia também pode ser percorrida, abrigando o Lago Salgado. Pamukkale, conhecida como "Castelo de Algodão", tem águas quentes com resíduos de sais calcários, com uma paisagem de excepcional originalidade, formada de piscinas brancas situadas em suas colinas, que dão uma aparência de cascatas petrificadas.


Tróia também não pode ser esquecida, já que seu nome nos remete a uma série de personagens e lugares cheios de aventura, heróis e destruição, nesta mística cidade, que tem inclusive, o famoso cavalo, reconstruído em madeira.
Por esses motivos, unir os dois países é uma experiência inesquecível. Uma verdadeira aula de história e um passeio pelos principais acontecimentos da civilização.

Leia as colunas anteriores de Roberto Nedelciu:

O gigante sul-africano

A beleza e os bons preços dos produtos indianos

Você conhece a Malásia?

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.