Guia da Semana

A Usina de Marmelos Zero , inaugurada em 1889, foi a primeira hidrelétrica da América do Sul. Idealizada por Bernardo Mascarenhas, proprietário do terreno e empresário do ramo têxtil, a usina foi construída pela CME (Companhia Mineira de Eletricidade), inicialmente para atender à cidade e parte da Zona da Mata.

Quase um século após sua construção, em 1980, a usina foi incorporada pela Cemig. Três anos depois, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Juiz de Fora e transformado em museu. Em 2005, a edificação recebeu um novo tombamento, desta vez pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Hoje, o museu é administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu acervo estão peças como a mesa particular de Bernardo Mascarenhas, livros de ata e contabilidade dos primeiros acionistas da CME, contas de luz, rascunhos da planta da usina, máquinas de escrever e calcular, tripés de madeira, painel de controle de energia, várias fotografias que retratam a construção da usina, fotos de Mascarenhas e sua família, painéis informativos e uma réplica de um gerador utilizado na época, fabricado pela companhia Westinghouse.

Informações: Endereço: Estrada União-Indústria, km 182, Retiro.
Telefone: (32) 3229-7606
Funcionamento: visitas monitoradas de segunda a sexta, 9h às 11h e 14h às 17h. Aos finais de semana e feriados, visitas sem monitoria, 9h às 11h e 14h às 17h.
Preço: gratuito.


Foto: Divulgação/ SCS/ Prefeitura de Juiz de Fora

Atualizado em 6 Set 2011.