Guia da Semana


São inúmeras as opções de passeio dentro da região do Anhangabaú. Para os cidadãos cansados do ritmo frenético da metrópole, esse é um ótimo roteiro para conhecer melhor o centro de São Paulo aproveitando o espaço urbano. Belos jardins, obras de arte, chafarizes e grandiosos edifícios, como o Martinelli e a Sede do Banespa, podem ser observados do Vale do Anhangabaú, que, na verdade, representa o divisor do centro paulistano.

O Teatro Municipal abriga o Museu do Teatro Municipal, inaugurado em 1983. Nele, as pessoas podem ter acesso a documentos históricos, fotografias e exposições sobre a história do teatro. O Shopping Center Light oferece ao público, praça de alimentação e diversas lojas que garantem boas compras dentro de uma construção de 1925 com arquitetura em estilo eclético.

Para interligar o Centro Histórico com o Centro Novo da cidade de São Paulo, foi construído o Viaduto do Chá, feito com material trazido da Alemanha. O nome da construção veio por causa da plantação de chá da índia que existia no local. Atualmente o viaduto apresenta o dobro de sua dimensão original.

Antigamente, as avenidas São João e Ipiranga eram famosas pelos seus cinemas. O Bijou-Palace foi o primeiro a ser construído no Centro Velho, seguido por vários outros, como o Cine Art-Palácio, o Cine Ipiranga e um dos mais luxuosos da América do Sul, o Cine Marrocos.

A Igreja Fraternidade do Rosário foi construída por escravos negros e passou a ser freqüentada por membros da comunidade negra da cidade de São Paulo. Depois da demolição do templo, o Largo do Paissando passou a abrigar a nova irmandade inaugurada em 1906.

Serviço

Teatro Municipal
Local: Praça Ramos de Azevedo
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Obs: Aberto para visitação somente em 2006
Fone: 3241-3815

Shopping Light
Local: Rua Cel. Xavier de Toledo, 23
Horário: segunda a sexta, das 10h às 21h
Sábados, das 10h às 20h
Fone: 3257-2299

Igreja Fraternidade do Rosário
Local: Largo do Paissandu
Horário: segunda a sexta, das 7h às 19h
Fone: 223-3611
Missas:
Segunda a sexta: 7h 30, 8h 30, 9h 30 e 18h
Sábados: 9h
Domingos: 7h 30, 9h e 10h 30

Atualizado em 6 Set 2011.