Guia da Semana

Foto: divulgação.


Os assíduos freqüentadores do mercado mais popular do Brasil agora contam com mais um aliado para as jornadas de compras. Intitulado como Validata, o recurso que desponta entre os consumidores de plantão, consiste em um sistema de crediário que facilita os pagamentos em até seis vezes sem juros. Para aderir ao plano, o cliente precisa acessar o site ou procurar um dos postos de atendimento, que funcionam nas imediações da 25 de Março.

Se bater pernas atrás de bugigangas pela região já parecia um programa convidativo para encher as sacolas, o novo atrativo deve aumentar ainda mais o movimento do comércio do local. A Validata, empresa gestora do cartão, estima que até o final de 2008 as adesões ultrapassem a marca de um milhão.

Cerca de 200 estabelecimentos já incorporaram o sistema, buscando atender as 400 mil pessoas que circulam diariamente pelas redondezas. O coordenador do projeto de educação financeira da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (UNIVINCO), Ricardo Scurzio, explica que a proposta surgiu com a intenção de consolidar o consumo responsável, com base na organização do orçamento pessoal. Tendo em vista que a maioria do público da 25 é reincidente. "Trabalhamos com o conceito de fidelização do cliente, o que já representa um grande ganho para nós", diz.

E se engana quem pensa que a famosa rua paulistana atende apenas clientes das classes C e D. Com propriedade de causa, Ricardo relata que o local é freqüentado por gente de todas as esferas sociais. "Um dos fatores que contribuem para esse sincretismo é o turismo de compras, que mobiliza pessoas de todos os lugares à procura do quesito custo benefício", avalia.

Na prática

Para aderir à novidade é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de renda. A emissão é instantânea e não são cobradas taxas de adesão ou anuidade. Aqueles que têm restrições de créditos podem optar pelo sistema pré-pago, com valores previamente inseridos. O gerente de marketing da Validata, Cleber Oliveira, explica que esta alternativa é viável pela questão da segurança do consumidor, já que o recurso funciona como uma moeda local. "Todas as transações só são autorizadas, mediante a confirmação da senha pessoal. No caso de roubo, perda ou extravio do benefício, a empresa deve ser contatada para o cancelamento do cartão", alerta.

O limite disponibilizado varia de acordo com o perfil de cada pessoa. Os valores poderão ser parcelados em até seis vezes sem juros. O pagamento terá os vencimentos agendados para, no máximo, 40 dias depois da data de compra. Os boletos das faturas são enviados por correio, podendo também ser emitidos pelo internet card, sistema on-line de atendimento.

Para mais informações ou adesão acesse o site www.validata.com.br
Acesse também o site da Rua 25 de Março

Atualizado em 6 Set 2011.