Guia da Semana

Foto: divulgação


Situada a 270 quilômetros de Salvador, Boipeba parece um reino perdido. Cercada pelo Oceano Atlântico e a foz do Rio do Inferno, a ilha não faz juz ao nome das águas que a rodeiam. Muito pelo contrário. O local é paradisíaco, reunindo 20 quilômetros de praias desertas, piscinas naturais, águas mornas, manguezais intactos e uma extensa área de vegetação nativa da Mata Atlântica.

Nada de praia lotada. A faixa de areia é limpa e espaçosa, garantindo um lugar reservado ao sol, ideal para o descansao e o relaxamento. Entre povoados com casas de pau-a-pique e dunas no meio do mar, o lugar é perfeito para fugir da correria da cidade, andar descalço na areia e esquecer dos problemas da vida.

As origens

O nome Boipeba vem do tupi mboi pewa, que significa cobra-chata, uma alusão às tartarugas marinhas, que costumam visitar a região, vizinha ao Morro de São Paulo, em uma área de preservação natural. A vila foi fundada em 1537, sendo uma das mais antigas civilizações brasileiras, formada pelos povoados de Velha Boipeba, São Sebastião (Cova da Onça), Moreré e Monte Alegre.

Foto: divulgação


Chegando

Por estar localizada na Costa do Dendê, o caminho mais fácil para o destino é partindo de Torrinhas, município de Cairu, em uma viagem de barco de duas horas. Transportes de carro são raríssimos. Então, para quem procura uma opção mais confortável, o melhor é viajar em pequenos aviões, em um trajeto de 30 minutos, saindo de Salvador.

Entre as melhores opções de hospedagem estão a Pousada Mangabeiras, Boipeba Eco Lodge, Pousada Maliale, Pousada Vila Sereia e Alizées Moreré.

Marque no calendário

O clima local costuma ser quente e úmido. A temperatura oscila entre 20°C e 30° C. Entre o Natal e o Carnaval, a ilha fica mais movimentada, portanto, os preços sobem. Evite os meses de maio a junho, carregados de chuvas. Entre julho e agosto, é a temporada dos turistas estrangeiros. A melhor época para ir é de setembro a dezembro, quando o clima é agradável e a ilha fica mais deserta.

Biodiversidade

O ecossistema local tem uma enorme diversidade de plantas e espécies animais. Em toda a região é possível notar o equilíbrio ecológico entre as florestas tropicais de Mata Atlântica, manguezais, restingas e a costa litorânea. A ilha também é um conhecido local de desova de tartarugas marinhas. Os outros destaques da fauna ficam por conta de uma grande diversidade de animais nativos, como, micos, capivaras, tatus, papagaios, jandaias, pica-paus, guaiamuns, siris e grauçás.

Foto: divulgação


As praias

A grande atração de Boipeba são as praias. Para quem procura tranquilidade, a melhor delas é a Ponta de Castelhanos. O acesso é de barco, partindo da Boca da Barra, em um trajeto de 1h30. No verão, quando a maré está baixa, pode-se mergulhar próximo aos recifes e se divertir nas águas calmas do local.

Agora, se a idéia é dividir espaço com a vida marinha, a melhor opção é a Praia de Moreré, distante 40 minutos da Boca da Barra. Lá as ondas se encontram com uma barreira de recifes, proporcionando um conjunto de piscinas naturais, com águas rasas e quentes, repletas de corais e peixes que vivem nos bancos de areia.

Já Cueira, localizada a meia hora da Boca da Barra, é a praia mais indicada para quem prefere um mar mais agitado, rodeado por uma orla desenhada por coqueiros, que garantem uma sombra refrescante, todas as horas do dia.

Passeios

Fora da areia, o programa mais indicado é subir a bordo dos barcos dos pescadores e percorrer toda a extensão da ilha. É a melhor forma de mergulhar nas piscinas naturais no meio do mar e conhecer roteiros mais isolados. Outro passeio imperdível é a visita os manguezais, próximos da foz do Rio do Inferno. O trajeto permite experimentar os quitutes servidos nos bares, localizados perto do leito, que servem o melhor da gastronomia local, como ostras, moquecas, licor de jenipapo e o tradicional suco de mangaba.

Quem leva:
? Freeway Ecoturismo
Tel.: (11) 5088-0999

? Adventure Club
Tel.: (11) 5573-4142

Colaboraram:
? Rota Tropical Turismo
? Portal Oficial da Ilha de Boipeba

Atualizado em 6 Set 2011.