Guia da Semana



A pedalada é uma atividade bastante benéfica. Ela oferece os mesmos ganhos da caminhada e da corrida, como perda de calorias, fortalecimento muscular, melhora cardiovascular entre outros. Além das melhoras físicas, a bicicleta pode ser uma excelente companheira para passeios em grupo e conhecer novos lugares sentindo o prazer de ter o vento batendo na cara. Nesta matéria, conheça alguns grupos de ciclistas espalhados pelo país.

São Paulo
Sampa Bikers
Todas as quartas é realizado um passeio noturno a partir das 21h. Os ciclistas se encontram na Avenida Juscelino Kubitschek, e por noite, percorrem cerca de 30 quilômetros. Quem quiser fazer parte do Sampa Bikers basta preencher um cadastro no site www.sampabikers.com.br e adquirir a camiseta do grupo, no valor de R$ 50,00. O grupo ainda promove viagens para o interior e outros estados do país.

Clube dos amigos da bike
Com participação gratuita, o clube promove passeios noturnos pela cidade de São Paulo três vezes por semana. Na segunda, o ritmo é para os iniciantes. São cerca de dez quilômetros de ruas percorridas. Já nas quartas e quintas-feiras, o objetivo é andar 30 quilômetros em duas horas. O ponto de partida é o Parque das Bicicletas, em Moema, às 21h. Na quinta, o grupo sai do ginásio Poliesportivo de São Bernardo. Mais informações no site www .cab.com.br .

Rio de Janeiro
Clube Adventure Bike & Treeking
Em Volta Redonda, há o Clube Adventure Bike & Treeking, que surgiu após a ideia de amigos em comum e a paixão de todos pelo ciclismo. A princípio, o objetivo foi promover o esporte na região para aqueles que utilizam a magrela no dia-a-dia e para a comunidade em geral. Além disso, os passeios visam estimular o bem-estar, a saúde e a integração social entre os participantes. Mais informações sobre passeios e do grupo no site www.clubebikeadventure.com.br .

Kraft Bikes
A loja especializada em produtos e acessórios para bicicleta resolveu inovar em seus serviços e promove passeios ciclísticos na cidade maravilhosa. Além disso, a empresa também disponibiliza aos amantes do ciclismo cursos gratuitos de pilotagem e primeiros socorros. São percursos estudados para oferecer sempre um belo visual e segurança aos participantes. Para saber como participar entre no site www .kraftbikes.com. br .

Belo Horizonte
Mountain Bike BH
Sem fins lucrativos, o objetivo do grupo é reunir amantes da bicicleta para promover passeios na capital ou em trilhas específicas. Além dos encontros, um dos objetivos principais é cobrar do poder público medidas de segurança aos ciclistas urbanos e mostrar a importância da magrela como meio de transporte. O site do grupo é www.mountainbikebh.com.br .

Florianópolis
Floripa Bikers

A bela capital de Santa Catarina também está antenada com os benefícios da bicicleta. Em janeiro deste ano, o grupo Floripa Bikers foi inaugurado com o objetivo de integrar as pessoas com passeios pela linda Florianópolis. Atualmente, o grupo tem dois passeios fixos: Nas segundas, o ritmo é para quem pedala há um certo tempo já que as distâncias percorridas chegam a 40 km. Nas quartas, o objetivo é chamar os iniciantes e casais com pedaladas em ritmo leve e no máximo 20 km de percurso. Mais informações no site www.floripabikers.com.br .

Porto Alegre
Poabikers
Não há datas pré-estabelecidas para os passeios, porém as pedaladas são frequentes neste grupo de Porto Alegre. Além das andanças realizadas na capital gaúcha, o grupo se reúne para viagens aos finais de semana onde a bicicleta é a prioridade. Geralmente, os passeios acontecem as segundas, quartas e sextas, mas é sempre bom consultar a agenda no site www.poabikers.com.br para saber as novidades.

Salvador
Pedalada da noite
Como o próprio nome já diz, o objetivo é realizar passeios noturnos na capital baiana. O encontro acontece todas as segundas-feiras, às 20h30. O point para reunir os amantes das duas rodas é a praça do Imbui. Mais informações no pedaladadanoite.blog.terra.com.br .

Brasília
Pedal Noturno DF
De segunda a sexta-feira, é possível andar de bicicleta nas ruas de Brasília. O grupo Pedal Noturno DF promove passeios durante todos os dias na cidade além de eventos especiais que são programados durante o ano. Para maiores detalhes sobre horário e como participar acesse o site www.pedalnoturnodf.com.br .

Foto: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.