Guia da Semana

Foto: Getty Images


Criado por pilotos de aviões nos Estados Unidos por volta dos anos 50, o kart surgiu por conta do interesse dos amantes da velocidade aérea em criarem algo para diverti-los em seus momentos de folga. O responsável pela idealização do projeto do esporte foi Art Ingels, internacionalmente conhecido como o pai do kart. Ele construiu o primeiro kartódromo no sul da Califórnia, em 1956. Logo, a prática se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa, inclusive por grandes nomes da Fórmula 1, além de ter destacado outros como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Paulo Carcasci, Christiano "Tuka" Rocha, entre outros.

No Brasil, a modalidade começou a tomar forma na década de 60 e hoje em dia é febre entre os amantes da velocidade. Considerado um esporte para qualquer idade e situação, vai bem também para os que querem uma programação diferente com a família em um final de semana e até mesmo um encontro entre amigos. Esquente os motores e se prepare, pois o Guia da Semana separou algumas opções de locais especializados àqueles que querem acelerar de maneira descompromissada ou para quem almeja títulos e campeonatos.

São Paulo

Na terra da garoa, o circuito Kart in Super possui cerca de 1100 metros de extensão e um circuito Kart In, com aproximadamente 800 metros de extensão. As pistas são operadas aos fins de semanas e feriados para os adultos simultaneamente ao circuito Kart in Junior, com aproximadamente 300 metros de extensão com karts apropriados para crianças a partir de 6 anos. O asfalto aplicado sobre a pista é de composição especial para proporcionar a aderência ideal e tornar as disputas de posição emocionantes. Todos os pilotos participantes são instruidos sobre as normas de corrida e técnicas de pilotagem através de um "briefing" com o diretor da prova.
Serviço:
Endereço: Avenida Jaguaré, 1.133 - Jaguaré.
Telefone: (11) 3719-0007



A pista no Pit Stop Kart contém retas e curvas de alta velocidade, denominada 'traçado misto', e são modificadas periodicamente. O asfalto proporciona aos kartistas aderência e segurança na pilotagem, além das proteções laterais em sua extensão, com placas de polietileno, para proporcionar maior segurança em caso de colisão. A pista também possui sistema de Score Board, que está acoplado ao sistema de cronometragem, a qual indica aos participantes, durante o treino e corrida, sua posição de classificação. Antes da largada, os pilotos passam por uma aula de instrução e dessa forma todos podem participar de uma corrida oficial de 30 minutos. Para deixar a disputa mais igualitária, há 5 categorias que variam de acordo com o peso do participante e, independente da modalidade, todas poderão ser realizadas em karts de 6,5 hp.
Serviço:
Endereço: Av. Anhaia Melo, 3500 - Vila Prudente.
Telefone: (11) 2302 1001 / 2717 5060

O K1 Kart Indoor conta com uma frota de 16 karts com motor Honda 6.5 hps e chassis Mega, garantindo uma alta performance e resistência a impactos. A pista é indoor e permite a criação de 4 traçados diferentes, o que garante diversos pontos de ultrapassagem e opções para que os pilotos possam se divertir em circuitos diversificados. Há também um placar eletrônico na reta principal, cronometragem, fiscalização, direção de provas, folha de resultados a todos os participantes e baterias de 30 minutos. Todas as provas são precedidas de um briefing com o diretor de provas para orientações sobre os procedimentos de segurança dentro da pista, assim como uso e aplicação das bandeiras de sinalização e suas cores. Como não poderia faltar, há pódio para premiações do melhores corredores. Se bater a fome entre uma corrida e outra, o espaço oferece lanchonete com mesas com vista para a pista. Ainda há loja para comprar de acessórios.
Serviço:
Endereço: Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 3250 - Vila Rios - Guarulhos.
Telefone: (11) 2304-3384

Prestes há completar 14 anos no mercado, o Kart Indoor Speed Hunters tem como proposta levar ao público o que existe de melhor e mais moderno no kartismo amador. O espaço possui pista de alta velocidade, com 550 metros de extensão totalmente informatizada, além de um placar eletrônico, que indica o posicionamento do piloto na prova e o tempo que ele está fazendo, volta a volta. Localizado em uma área coberta, é considerado um dos maiores espaços de São Paulo dedicado a prática. Na hora da fome, é possível encontrar bar e lanchonete e não perder nenhuma volta, já que o local conta com vista completa para a pista. Além disso, após as dispustas, os melhores colocado sobem no podium para a premiação. Quem se interessar pelo esporte pode dar uma passada na loja de artigos relacionados a prática; quem já é adepto e entende bem do assunto pode dar passada pela oficina mecânica própria e conferir os modernos equipamentos para a realização das manutenções preventivas, corretivas e periódicas nos karts.
Serviço:
Endereço: Av. Pereira Barreto, 1500 - São Bernardo do Campo.
Telefone: (11) 4125-5975 / 4124-7951

Rio de Janeiro



Há 13 anos no mercado, o Top Kart Indoor segue a linha do esporte único e exclusivo para o lazer. Os espaços fazem parte das opções de entretenimento do Pátio Norte Shopping e Extra 24h Barra e contam com duas pistas de corrida, uma destinada só aos pequenos, e oferece equipamentos de última geração, circuito de autorama, salão climatizado, lanchonete, som ambiente e equipe de apoio. Para deixar o clima mais profissional, cada corredor veste seu próprio macacão, par de luvas, pescoceira, balaclava e capacete, assim como pilotos profissionais. Aos adultos, a permanência na pista é de 20 minutos e para os baixinhos, apenas 15 minutos. A altura mínima exigida para a pista infantil é 1,20 metros e máxima de 1,45 metros.
Serviço:
Unidade 1: Extra 24hr Barra
Endereço: Av. das Américas, 1510 - subsolo Extra- Barra da Tijuca.
Telefone: (21) 2484-4545

Unidade 2: Norte Shopping
Endereço: Av. Dom Hélder Câmara, 5332 - Norte Shopping (subsolo) - Chachambi.
Telefone: (21) 2178-4545

O Kartódromo Premium é considerado um dos maiores espaços para praticar o esporte na Cidade Maravilhosa. Com pista ao ar livre, o local oferece atividades para adultos e crianças com ou sem experiência na velocidade. A partir de 8 anos e 1,40m de altura, qualquer um pode se aventurar. A estrutura do espaço oferece estacionamento, lanchonete e outras opções de lazer como sinuca, videogame e uma escola de pilotagem oficializada pela Confederação Brasileira de Automobilismo. As corridas podem ter até 15 carros e, ao final, os participantes conferem um relatório com seus tempos.
Serviço:
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3010 - Barra da Tijuca.
Telefone: (21) 2421-3535 / 9995-3535

Santa Catarina



O Kart Barra Sul é um espaço ideal para reunir desde amigos para uma disputa na pista até fazer um programa diferenciado em família. Misturando adrenalina e velocidade, os catarinenses que curtem aventura podem soltar a imaginação e sentir-se como verdadeiros campeões. As sinalizações, o grid de largada e a bandeirada assemelham-se a um kartódromo profissional e a pista é cercada de pneus que amortecem as batidas. O local oferece ainda corridas com cronometragem eletrônica, os karts têm motores de 6,5hp e modelos para pequenos a partir dos 3 anos, circuito totalmente coberto e área com bar, lanchonete, sala de jogos e churrasqueira.
Serviço:
Endereço: Rua 4000 - Barra Sul, Balenário Camboriú - Santa Catarina.
Telefone: (47) 3361-6000

Belo Horizonte



Oferecendo uma pista para os aficionados por velocidade e kartismo, o Space Kart foi planejado desde o início para se tornar uma grande opção de lazer para quem gosta de acelerar. Feita com concreto especial, torna a disputa pela liderança mais segura e emocionante. Projetada para dar competitividade entre leves e pesados, a pista é desafiadora e conta com curvas de todos os tipos. As corridas ocorrem com chuva ou sol, de dia ou de noite e todos os pilotos são instruídos sobre as normas da corrida em uma aula antes da competição. Para agitar ainda mais a disputa pelo posto mais alto do pódio, a comunicação durante a corrida será é feita por meio de bandeiras que deve ser imediatamente obedecida pelo piloto, visando a segurança da corrida.
Serviço:
Endereço: BR 381 - Rod. Fernão Dias, 600.
Telefone: (31) 3044-1008 / 3592-1470

Atualizado em 6 Set 2011.