Guia da Semana

Por Denise Molinaro

Foto: www.sxc.hu


O verão tem sabor especial para os brasileiros. Difícil passar incólume a essa estação que é uma das nossas principais propagandas turísticas no mundo. A nossa privilegiada localização no continente colabora para que a condição climática anime os turistas a desvendarem as diversas curiosidades espalhadas pelo imenso Brasil.

A cada virada de ano, hotéis, resorts, pousadas, bares, baladas e restaurantes inauguram para receber melhor os turistas. Alguns locais são mais procurados que outros, ou porque são mais paradisíacos, ou mais animados, ou mais bem falados ou mais sossegados. Independente do estilo, passamos o "pente fino" nas cidades e separamos: onde ficar, onde comer, onde curtir.

Não precisa mais vasculhar a internet atrás de dicas. Você vai descobrir que com mil reais no bolso dá pra passar uma semana divertida e recheada de programações em várias cidades brasileiras. Dá pra escolher: férias com ou sem areia. Radiografamos oito capitais brasileiras. Nós comparamos, você decide!

Cruzeiros: Há quem não queira passar o verão em terra firme. Para este perfil de viajante contamos tudo sobre os palácios flutuantes, da estrutura a comida, do lazer aos destinos. Saiba mais!

Belo Horizonte: Um agito ainda pouco divulgado, até porque mineirinho "come quieto". O burburinho dos barzinhos arranca sorrisos até do mais carrancudo dos turistas. Saiba mais!

Brasília: Não tem só política e gente engomadinha na cidade. O coração político da nação reúne restaurantes de especialidades variadas, hotéis de classe internacional e badalação. Saiba mais!

Curitiba: Conhecida por seu exemplar planejamento urbano, a cidade tem charme com descontração, sofisticação com informalidade. Gente chique, mas desencanada. Saiba mais!

Florianópolis: Mochileiros, estudantes em férias, casais, turmas de solteiros e crianças. A ilha catarinense agrada todo mundo. Saiba mais!

Porto Alegre: Parques bem cuidados, restaurantes da melhor qualidade, lojas de grife e gente bonita as pampas. A capital do Rio Grande do Sul já foi considerada como um dos melhores lugares para se viver no Brasil. Saiba mais!

Rio de Janeiro: A Cidade Maravilhosa que dispensa apresentações é sempre recheada de points onde as celebridades gozam os prazeres no anonimato. Saiba mais!

Salvador: A terra do axé, do alto-atral, do sol escaldante, do pelourinho e da Ivete Sangalo. Quem curte aquele baita calor, tem que ir pra Salvador! Saiba mais!

São Paulo: A cidade onde tudo acontece. Bares, baladas, eventos e restaurante a perder de vista. Tente a difícil tarefa de visitar tudo o que Sampa oferece. Saiba mais!

Litoral de São Paulo: Balada em Maresias, descanso em Juquehy, mergulho em Ubatuba, vela em Ilhabela e atrações de cidade grande em Santos e no Guarujá... As praias paulistas têm de tudo, para todos. Saiba mais!

Atualizado em 6 Set 2011.