Guia da Semana

Foto: Marjorie Ribeiro


Se você está programando uma viagem a Argentina no fim de ano ou no feriado prolongado, vale a pena incluir Rosário no seu roteiro. Próxima a Buenos Aires, a capital da província de Santa Fé é ótima opção para os meses em que o sol reina.

Muitos brasileiros que passam por lá a comparam com Porto Alegre - e não é que ela tem mesmo certas semelhanças? Mas na época de veraneio, é o clima praiano que predomina à beira do Alto do Delta do Paraná, mantendo seus ricos traços urbanísticos no centro histórico.

Um passeio que vale a pena é o que leva às ilhas próximas de barco, onde fica reservado um pedacinho a mais de natureza e tranquilidade. Muitos dos rosarinos costumam ir para lá aos finais de semana e desfrutar um agradável piquenique junto com os amigos. A prática é comum também nos belos parques do centro, que são exuberantes e bem cuidados, como pede a tradição do país.

Em dias quentes, a população lota a pequena faixa de areia próxima ao rio, que nasce em terras brasileiras e desemboca na Bacia do Prata. No fim de tarde, a pista de caminhada ao seu redor atrai jovens, família com criança e até os simpáticos velhinhos. Mas é só a noite que a ponte fica toda iluminada, proporcionando uma atmosfera romântica aos casais.

Foto: Marjorie Ribeiro


Patrimônio arquitetônico

A capital de Santa Fé foi onde a bandeira argentina foi içada pela primeira vez . Construído na década de 50, o imponente Monumento à Bandeira é até hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Outra famosa obra homenageia os soldados que morreram na Guerra das Malvinas.

Rosário carrega ainda a fama de ter sido a terra natal de Che Guevara. A casa em que ele nasceu e cresceu atrai gringos curiosos dos cinco continentes, que esperam encontrar um impressionante museu sobre uma das mais populares personalidades do mundo. Mas a verdade é que não há nenhum acervo histórico a ser visitado, apenas uma praça construída em sua homenagem - que não é das mais bonitas e conservadas - e uma singela plaquinha na frente de sua antiga morada.

Assim como Buenos Aires, a arquitetura colonial está presente por todos os bairros de Rosário. Em um rápido tour, é possível se encantar com uma mistura harmônica do art nouveau e o modernismo, que dão um charme típico à cidade. Muitos outros estilos arquitetônicos deixam também as marcas do intenso fluxo migratório recebido pela cidade portuária.

Foto: Marjorie Ribeiro


Os mais fanáticos por futebol costumam ir para conhecer o estádio de Rosário Central ou do Newell's old boys, que têm uma richa tão histórica quanto o Corinthians e Palmeiras ou Flamengo e Fluminense. E se depender da torcida, uma partida entre os dois times pode ser tão emocionante quanto um clássico entre Boca Juniors e River Plate.

Cultura e Boemia

A cidade cosmopolita possui também irresistíveis atrativos culturais: grandes teatros, bibliotecas, centros artísticos e museus - com destaque para o Museu de Arte Contemporânea e o de Belas Artes. Há ainda a Cidade das Crianças, que oferece um espetacular espaço público educativo para o público infantil e é referência mundial.

Na Gastronomia, são diversos os restaurantes para quem não vê a hora de saborear as famosas carnes argentinas. Próximas ao Alto do Delta do Paraná, estão as casas que servem pratos com peixes frescos tirados do próprio rio.

E para quem deseja agito, Rosário é o lugar certo. Durante o verão, são as casas noturnas praianas que fazem sucesso, com muita gente bonita e bronzeada - e atenção marmanjos, as mulheres rosarinas levam a fama de serem as mais belas do país. Já no inverno, é o centro que concentra toda a boemia da cidade. E a noite começas nos bares, segue para a balada e termina só depois dos primeiro raios de sol no chamado after, onde rumam os incansáveis baladeiros no fim da madrugada.

Atualizado em 6 Set 2011.