Guia da Semana

Depois das tradicionais festas de Natal e réveillon, é a vez de celebrar o Ano Novo Chinês, feriado mais importante do país oriental, comemorado à 0h do dia 3 de fevereiro.

Para os chineses, 2011 é o ano 4709, o Ano do Coelho. Pelo horóscopo chinês, os dias regidos por esse animal costumam ser maleáveis e de muitos resultados para os que se esforçaram no ano anterior.

Em São Paulo, a data será festejada nos dias 29 e 30 de janeiro, na Liberdade, tradicional bairro oriental da capital. Durante a VI Festa do Ano Novo Chinês, o local estará recheado de atrações artístico-culturais, com demonstrações de artes marciais, apresentações de dança, música e rituais típicos da China.


Fotos: Divulgação/ William T. Lee
Final de semana com música, dança, culinária e artesanato típicos da China


As famosas barraquinhas de quitutes e artesanato também oferecerão aos visitantes um pouco da arte e da gastronomia chinesas. São esperadas cerca de 200 mil pessoas nos dois dias de festa, superando as comemorações do Ano Novo Chinês em Londres e em São Francisco.

Na China, a população para por 15 dias para cuidar dos preparativos, das viagens e dos rituais que marcam a passagem do ano no país. Por lá, os chineses realizam banquetes em casa ou em restaurantes, com pratos feitos principalmente à base de peixe, símbolo da fartura. Nessa época, muitos retornam às cidades de origem para visitar parentes, levar presentes e os tradicionais envelopes vermelhos contendo dinheiro.

Assim como no réveillon ocidental, a queima de fogos é um dos momentos mais aguardados. Para eles, o show pirotécnico atrai sorte e afasta as energias negativas.

O Ano Novo Chinês em São Paulo é promovido pela ONG JCI Brasil-China (Junior Chamber International), que visa a integração e a disseminação cultural entre os dois países.


Serviço
Local: Liberdade - Metrô Liberdade
Datas: 29 e 30 de janeiro de 2011

Atualizado em 6 Set 2011.