Guia da Semana

Por Meriane Morselli



O título de Cidade Eterna traduz em palavras a história milenar da capital italiana. Roma é atualmente um local que une o movimentado cotidiano contemporâneo com as construções históricas, tornando-se quase um paradoxo. As peças deste verdadeiro museu a céu aberto se espalham por todos os cantos em obras, arcos, igrejas, monumentos e estátuas do império romano e do renascimento.

Berço de uma das civilizações mais antigas, Roma foi fundada na data convencionada de 753 antes de Cristo por Rômulo e Remo, dois irmãos que foram encontrados enquanto eram amamentados por uma loba. O território da capital italiana se espalha pelas margens do Rio Tibre e possui sete colinas na área histórica: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino e Celio. Mitos à parte, a cidade é hoje uma metrópole com uma vida cultural intensa, famosa também por seu trânsito caótico e por seu estilo de vida moderno e hospitaleiro.


Conheça mais sobre os roteiros turísticos da Cidade Eterna e veja onde se hospedar, as alternativas para passear e, claro, confira uma relação de restaurantes.

Passeios: Com locais históricos e turísticos, há centenas de lugares para visitar em Roma!

Gastronomia: Na Itália come-se muito bem. Veja dicas de restaurantes na cidade.

Compras: Roma possui lojas de grifes famosas. Veja aonde bater perna na cidade!

Hospedagem: Do luxo ao básico, a capital italiana possui hotéis para todos os bolsos.

Atualizado em 6 Set 2011.