Guia da Semana
Turismo
Por Angela Miguel

Viagem camarada

Conheça os programas de milhagem oferecidos pelas companhias aéreas e não desperdice a chance de voar de graça.

Getty Images

Por Angela Miguel

Para muitos, durante o planejamento de uma viagem, o custo é uma das prioridades. Gastos com passagens aéreas, dependendo da distância, chegam a ultrapassar até os cálculos com a estadia. Por isso, os programas de milhagem se tornam uma ótima solução para economizar nas tão sonhadas férias.

Os pioneiros apareceram nos Estados Unidos no final da década de 70. As companhias aéreas visavam conquistar e fidelizar clientes por meio de crédito em milhas de acordo com a distância das viagens realizadas. De lá para cá, é possível adquirir vantagens conforme uma soma variável de milhas; seja por meio das viagens em si ou do uso do cartão de crédito.

Para participar, basta apenas se inscrever nos sites das companhias. Após o cadastramento, um número é gerado, representando a "conta" onde as milhas e são depositadas, convertidas posteriormente em pontos. Ao atingir uma determinada quantidade, o viajante possui direito a bilhetes gratuitos ou benefícios.

No Brasil, as cinco companhias possuem programa. O Tudo Azul (Azul) permite que se acumule 5% do valor da tarifa, convertido em descontos em passagens a cada R$ 50. Já no Smiles (Gol) e no Amigo (OceanAir), acumula-se número mínimo de mil milhas por trecho. Há prazo de validade para ambas, sendo de até três meses e 11 meses (Smiles) e dois anos (Amigo). No TAM Fidelidade, mil a seis mil e limite de até dois anos. TAM e Gol possuem parceria com companhias internacionais, o que garante ao cliente o uso das vantagens em trajetos para o exterior. A primeira ingressou no grupo da Star Alliance; a segunda, Air France-KLM.

 

Dicas

1. Faça sua inscrição no programa de milhagem antes de viajar e concentre suas rotas em apenas uma companhia aérea, assim acumulará mais pontos.

2. No check-in, apresente o cartão de milhagem ou seu número de inscrição. Há também empresas que priorizam o check-in pela internet, garantindo mais milhas ao cliente.

3. Reserve logo sua passagem, já que algumas datas ou rotas lotam com maior facilidade.

4. Esteja sempre de olho nos site das companhias. Elas costumam divulgar promoções com tempo limitado que valem a pena.

5. Os programas têm validade, portanto não desperdice a chance de voar de graça. De acordo com as datas, procure sempre gastar os pontos rapidamente.

6. Descubra quais cartões de crédito se aliam às milhas no programa e busque os que oferecem mais vantagens após a adesão. Também é importante saber quem são os parceiros, como restaurantes e hotéis.


Por Angela Miguel

Atualizado em 23 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo