Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Viagem espacial - turismo intergalático

Angelina Jolie e Brad Pitt já possuem seus lugares garantidos para a aventura, você pode ser o próximo.

Por Lorelay G. Magri

Divulgação
Estação Espacial Internacional

A pergunta que toda crianças escuta é: O que você quer ser quando crescer? E as respostas não são muito diferentes. Professora, bailarina, jogador de futebol, veterinária, ator... Alguns até arriscam dizer astronauta, mas são logo desencorajados por algum colega ou tio que manda a aterrorizante frase: Astronauta, não é? Então trate de estudar muita física e matemática! E assim o tempo passa... As aspirantes a doutoras se tornam advogadas e os pequenos viajantes do espaço compreendem que o sonho é algo quase inalcançável e partem para outros ramos.

Esse desafio de ´alcançar as estrelas´ sempre soou impossível para os simples mortais, ainda mais quando lembramos dos R$ 40 milhões cedidos pelos cofres públicos para apoiar a viagem e os anos de treinamento que o primeiro astronauta brasileiro, Coronel Marcos César Pontes, passou na NASA. Porém, para muitos, a experiência de Pontes foi essencial para voltar a alimentar o restinho de esperança de quem almeja estar a um passo do universo.

Divulgação
Seguindo a linha do sucesso do ´turismo intergalático´, a empresa Immaginare, especializada em marketing de experiências, em parceria com a operadora de ecoturismo Freeway Brasil aceitou o desafio de promover o tão inusitado Vôo Espacial. Com cerca de por US$ 25 milhões, o tripulante permite-se embarcar em uma nave russa chamada Soyuz e passar três dias flutuando pelo espaço. Um tipo de experiência que acaba com a graça dos que já tinham aceitado a idéia de que a única forma de ultrapassar as nuvens é a bordo de um avião. Interessou? Vamos aos detalhes:

Antes de vestir aquelas roupas prateadas, o candidato à astronauta deve passar por uma bateria de exames que verificam sua saúde, além da capacidade física e psicológica para agüentar tantas emoções. Assim que saem os resultados, o viajante segue para Moscou (capital da Rússia) para passar por um treinamento rigoroso, que tem duração de dois anos. O valor para a elaboração desses testes fica em torno de U$S 200.000,00, com hospedagem e alimentação. No curso ensinam uma série de detalhes importantes, como funcionamento de equipamentos, dicas de pouso e emergência, hábitos de higiene e comportamento que garantem a segurança no vôo.

Divulgação
Após todo esse longo tempo de espera e de horas de teoria e estudo, a ansiedade de se afastar da Terra e ver as estrelas de perto se aproxima. Na base de Starcity, também em Moscou, o aventureiro é levado até o foguete. Essa é a hora de apertar bem os cintos e decolar em direção à Estação Espacial, onde passará três dos oito dias programados para sua estadia universal, esquecendo os problemas do mundo e contemplando a escuridão do céu e o azul do mar visto de camarote.

Se você não tem condições de bancar uma viagem dessas como o casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt (dizem que suas passagens já estão reservadas para 2010) ou a determinação do Coronel Marcos Pontes, tente visitar o planetário mais próximo de sua cidade. A sensação pode não ser a mesma, mas é uma forma de aprender detalhes sobre esse assunto que desperta mistério e deslumbre.

Serviços
Saiba mais sobre a empresa Immaginare
Guia da Experiências e seus roteiros turísticos:
www.guiadeexperiencias.com.br
Endereço: Rua Capitão Cavalcanti, 322 - Vila Mariana - São Paulo.
Telefone: (11) 5088-0990.

Planetário do Rio (saiba mais)
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea - RJ.
Telefone: (21) 2274-0046.

Planetário do Ibirapuera (saiba mais)
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Ibirapuera - SP.
Telefone: (11) 5575-5425.

Planetário Prof. José Baptista Pereira (saiba mais)
Endereço: Av. Ipiranga, 2000 - Porto Alegre, RS.
Telefone: (51)3308-5384.
Obs: Durante a semana, o Planetário recebe apenas grupos escolares.
Aos domingos, abre para visitas individuais.
Ingresso: 1 quilo de alimento por pessoa. (A partir de 11 de março).

Planetário da UFSC (saiba mais)
Endereço: Campus Universitário UFSC - Trindade - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3721- 9241.
Horários: quartas, 15h30 (Infantil) e 18h (adulto); sexta, 20h (palestra).
Grátis.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo