Guia da Semana

Foto: Getty Images


Se você é daqueles que precisa sair da cidade (mesmo que para fazer um passeio de poucos dias), só para esquecer um pouco a agitação e o stress do dia-a-dia, o Guia da Semana pode te ajudar. Selecionamos 12 roteiros para você escolher entre ecoturismo, história, litoral, serra e destinos internacionais. Tem opções para todos os bolsos e períodos.

Mas, antes de optar, preste atenção a alguns detalhes. Se seu destino for Minas Gerais ou Rio de Janeiro, saiba que nesses estados o inverno não é muito rigoroso durante o dia - a temperatura gira em torno dos 25°C. À noite, costuma esfriar um pouco mais, então, sua mala deve ter roupa para todas as oscilações do tempo.

Antes de ir ao Nordeste, lembre-se: é uma região onde faz calor o ano todo. A temperatura não baixa dos 24°C e pode chegar até 30°C durante o dia. Apenas torça para pegar dias de Sol, pois essa costuma ser uma época chuvosa naqueles estados. Calor também (e muito) é o que espera quem vai para Estados Unidos ou México, onde é verão agora, e todos os dias são bem quentes. Esqueça o inverno, portanto.

Por outro lado, para ir à Serra, o que você precisa deixar de lado é qualquer roupa que remeta ao verão. Casacos pesados, principalmente de couro (que bloqueiam o vento frio), são muito bem-vindos, em especial à noite e no início da manhã, quando a temperatura pode chegar perto de zero. A mesma regra serve para quem almeja a Argentina. Já em passeios ecológicos, como os que oferecem a Região Centro-Oeste, lembre-se de levar roupas leves e tênis, para aproveitar as trilhas e não ter que carregar um monte de casacos pesados no meio do caminho.


Escolha o seu roteiro

Atualizado em 6 Set 2011.