Guia da Semana

Quem não gosta de conhecer lugares novos em boa companhia? As cidades próximas a São Paulo são roteiros perfeitos para descansar, mas também oferecem programas de aventura que agradam – e muito – os casais mais animados.

Seja para fugir da rotina, fazer uma viagem surpresa ou para simplesmente para conhecer um lugar novo, esses destinos vão te conquistar! Fizemos uma lista com 10 viagens próximas a São Paulo perfeitas para casais aventureiros:

SOCORRO


Foto: Shutterstock

Socorro, a 130 km de São Paulo, é o destino perfeito para uma viagem próxima a São Paulo. Com muitas atividades ao ar livre, a cidade é referência quando o assunto é turismo de aventura. Para crianças, famílias e casais, o local é uma ótima opção de viagem curtinha, perfeita para conhecer durante um feriado, por exemplo.

Por estar próximo a São Paulo, conhecer o destino não exige muito planejamento. Com passeios para todos os gostos, Socorro é recheada de atividades que ocupam o dia inteiro. Para deixar tudo ainda melhor, a região abriga incríveis hotéis-fazendas, que contam com uma super infraestrutura.

MONTE VERDE


Foto: Shutterstock

A apenas 164 km de São Paulo, a charmosa cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs aventura e boas gastronomia. Refúgio perfeito e aconchegante para o inverno, a cidade também é a pedida certa em qualquer época do ano e não apenas quando as temperaturas estão baixas.

Provavelmente se você perguntar o que tem para fazer em Monte Verde, a maioria das respostas vai ser: comer fondue e tomar vinho. Acontece que por lá existem outras incríveis atividades que vão agradar a todos - como é o caso da Fazenda Radical. Andar de quadriciclo, fazer trilhas e praticar arvorismo são apenas algumas das atividades propostas pelo espaço.

BUENO BRANDÃO


Foto: Shutterstock

Quem adora conhecer cantinhos surpreendentes pelo Brasil precisa visitar Bueno Brandão. O destino, que fica em Minas Gerais, está localizado na Serra da Mantiqueira e é carinhosamente apelidado de Cidade das Cachoeiras. Com nada menos do que 22 quedas d'águas cristalinas, a cidade é roteiro certo para quem busca fugir dos lugares óbvios e quer mergulhar (literalmente) na natureza.

Indo na contramão de suas vizinhas famosas Socorro e Águas de Lindóia, Bueno Brandão ainda guarda o charme de ser pouco conhecida e que possui tantas belezas quanto as outras. A três horas de São Paulo, o roteiro é perfeito para um final de semana longe da cidade.

BROTAS


Foto: Shutterstock

A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens, criando um cenário de tirar o fôlego. É a viagem perfeita para quem quer fugir da correria da cidade e curtir momentos de sossego – sem falar que o local é recheado por cachoeiras e trilhas.

Os viajantes encontram na Cachoeira Saltão um dos cenários mais belos que a natureza local oferece. São 75 metros de altura de uma deslumbrante queda d’água. Um banho nas águas dessa cachoeira é como uma injeção de ânimo, trazendo de volta aquela animação e energia que deixamos no dia a dia de responsabilidades, trabalhos e pressões.

UBATUBA


Foto: Shutterstock

Ubatuba é um daqueles destinos que todo mundo se encanta e não vê a hora de voltar. Localizada no Litoral Norte de São Paulo, a cidade atrai amantes de praias naturalmente bonitas e de uma natureza praticamente intocada. O local, que faz divisa com o Rio de Janeiro, conta com águas claras, mar limpo e ares de destino paradisíaco.

Ao todo são cerca de 100 praias para ninguém colocar defeito, sendo possível curtir desde praias com mar calmo e desertas a até águas mais agitadas. Ou seja: Ubatuba é um destino democrático e o roteiro certo para férias incríveis.

ILHABELA


Foto: Shutterstock

Não há como negar: o Litoral Norte de São Paulo é tão incrível que é impossível não se apaixonar. Por lá existem tantas praias diferentes que todo mundo encontra a sua preferida – desde as mais agitadas até às mais desertas. E quando assunto é IlhaBela, não é diferente: são mais de 40 praias e 40 cachoeiras para ninguém colocar defeito.

Frequentada por casais e aventureiros, a charmosa Praia do Jabaquara é o passeio ideal para quem gosta de praias sossegadas e com um visual incrível. Por ter acesso apenas por uma pequena trilha, lá não existe muito comércio, ou seja, é indicado levar tudo o que for precisar (água e lanche), assim, o passeio fica mais divertido.

TRINDADE


Foto: Shutterstock

Você já ouviu falar em Trindade? Trata-se de um vilarejo bem próximo à Paraty, no Rio de Janeiro, onde os turistas encontram muito verde e águas cristalinas, sendo uma boa alternativa para quem quer conhecer a região e encontrar preços mais acessíveis. A charmosa vila de pescadores está se tornando point de turismo nos últimos tempos, já que foge do tradicional e oferece um ambiente rústico sem exageros, mas com muitos atrativos.

A principal atração de lá é a Piscina Natural do Cachadaço, uma formação rochosa que impede com que as ondas do mar cheguem até as pedras, formando uma piscina de águas cristalinas com peixinhos nadando por lá. É perfeito para quem quer praticar snorkelling ou está com crianças.

VISCONDE DE MAUÁ


Foto: Shutterstock

Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra! Com pousadas aconchegantes, restaurantes charmosos e muitas cachoeiras, o destino é perfeito para quem quer desligar da correria da cidade e curtir o silêncio da natureza.

Um dos principais atrativos de lá é a Cachoeira do Maromba, que conta com águas cristalinas esverdeadas, ou seja, é a pedida certa para um banho refrescante. Além de desfrutar da beleza do lugar, os turistas podem curtir a trilha que leva à cachoeira – é de fácil acesso e bem sinalizada!

SERRINHA DO ALAMBARI


Foto: Shutterstock

Cansado de viajar sempre para os mesmos lugares? Que tal começar a explorar lugares diferentes e desconhecidos? Se você gosta de destinos de serra e quer passar o fim de semana ou feriado em uma cidade gostosa e tranquila, Serrinha do Alambari, na Serra Fluminense, é a pedida certa.

Uma das atrações imperdíveis na Serrinha (e uma das mais bonitas do Brasil!) é a visita ao Poço do Céu. Uma incrível e exótica queda d'água que - com sua cor esverdeada - permite um delicioso banho de águas naturais!

POUSO DA CAJAÍBA


Foto: Shutterstock

Se você é do tipo de pessoa que ama conhecer lugares novos e bonitos, Pouso da Cajaíba, no Rio de Janeiro, é o lugar perfeito. A vila de pescadores não reserva grandes hotéis, restaurantes badalados e muita infraestrutura. Porém, o lugar é destino ideal para fugir das viagens óbvias e curtir o melhor de um ambiente rústico.

Com a característica de ser um vilarejo ainda desconhecido pelos turistas, por lá a sensação é de que o tempo passa mais devagar, sem pressa. Curtir trilhas, visitar cachoeiras ou simplesmente deitar na areia e ver o tempo passar são alguns dos atrativos de lá. Roteiro certo do público jovem e despreocupado, Pouso encanta por sua simplicidade e beleza natural. Para quem não quer gastar muito ou cansou de viajar sempre para os mesmos lugares, o destino vai surpreender.

Conheça Fernando de Noronha, arquipélago paradisíaco no litoral de Pernambuco

Localizado em meio ao Oceano Atlântico, o local encanta pelas suas praias de água azul-turquesa e natureza preservada

8 cânions que toda alma aventureira precisa desbravar pelo Brasil

Se você achava que essa paisagem só existia na gringa, pense novamente!

9 dunas incríveis que você precisa conhecer pelo Brasil

Paraíso de areia que chama, né?

Atualizado em 29 Jan 2022.