Guia da Semana

Você já deve saber que o ano de 2018 terá 12 feriados prolongados, né? Exatamente! Nada melhor do que finais de semana prolongados para dar um gás extra no ano que está prestes a começar. E sabe qual é a melhor forma de aproveitar essas folguinhas? Viajando, claro!

Já pode começar a se programar e guardar um dinheirinho: nós selecionamos 12 viagens para fazer nos 12 feriados prolongados de 2018 para você aproveitar ao máximo! Apenas destinos onde o custo-benefício vale a pena, ok?

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO


Shutterstock

Data: 25 de janeiro, quinta-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Guarapari, Espírito Santo

Guarapari, localizado no Espírito Santo, é um dos destinos mais bonitos e baratos da região! Além de ótima infraestrutura, as praias são tranquilas e bem preservadas, oferecendo quiosques e água limpa aos seus visitantes. Algumas delas, como a Praia de Setiba e a Praia do Morro, são muito procuradas para a prática do surf! De quebra, a cidade conta com uma programação noturna super agitada - dica para os baladeiros de plantão.


CARNAVAL


Shutterstock

Data: 13 de fevereiro, terça-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Sirinhaém, Pernambuco

Se você sempre quis curtir o famoso Carnaval de Recife e Olinda, mas não tem interesse em pagar pelos preços inflacionados da hospedagem, Sirinhaém pode ser a solução! A cidadezinha fica a apenas 76 km da capital de Pernambuco e conta com praias belíssimas, de águas rasas e calminhas, areia dourada e muitos coqueiros. Não deixe de visitar as praias Barra do Sirinhaém, Gamela e Guadalupe.


PÁSCOA


Shutterstock

Data: 30 de março, sexta-feira
Quantos dias de folga? 3
Sugestão de viagem: Paraty, Rio de Janeiro

A cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, é um destino que reúne, em um só lugar, passeios históricos, trilhas em meio à natureza e belíssimas praias de água cristalina. As construções dos séculos 18 e 19 do Centro Histórico dão o charme à cidade, permitindo uma viagem ao tempo. Não deixem de visitar Trindade, a vila de pescadores que abriga a famosa piscina natural do Cachadaço.


DIA DO TRABALHADOR


Shutterstock

Data: 1º de março, terça-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, é um destino de serra que fica estrategicamente localizado: logo na divisa com São Paulo e Minas Gerais! A cidade é conhecida pelas suas trilhas, cachoeiras e atividades radicais, como a prática de rapel, canoagem e tirolesa. Se você busca curtir o seu feriado em um lugar sossegado, longe do agito das grandes cidades e totalmente conectado à natureza, este é o destino certo! Não deixe de visitar a Cachoeira do Maromba, que conta com uma piscina natural de águas cristalinas esverdeadas.


CORPUS CHRIST


Shutterstock

Data: 31 de março, quinta-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é o destino ideal para quem quer aproveitar as baixas temperaturas do inverno fugindo dos destinos mais badalados (e mais caros), como Campos do Jordão, Gramado e etc. A cidade de serra gaúcha possui grande influência dos imigrantes italianos, principalmente na gastronomia. Ou seja, prepare-se para encontrar muitas vinícolas por lá! Tem coisa melhor do que curtir o friozinho do feriado de Corpus num lugar desses?


DIA DA INDEPENDÊNCIA


Shutterstock

Data: 07 de setembro, sexta-feira
Quantos dias de folga? 3
Sugestão de viagem: Brumadinho, Minas Gerais

É na cidade de Brumadinho, em Minhas Gerais, que existe o Instituto Inhotim, uma galeria de arte a céu aberto que é o maior atrativo do local. Além desse ponto turístico imperdível, por lá é possível banhar-se em cachoeiras, fazer trilhas e praticar esportes de aventura, como asa delta, parapente e até mesmo voar de balão.


NOSSA SENHORA APARECIDA | 'DIA DAS CRIANÇAS'


Shutterstock

Data: 12 de outubro, sexta-feira
Quantos dias de folga? 3
Sugestão de viagem: João Pessoa, Paraíba

Quem busca férias com baixo custo vai se encantar pela cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. Além de praias lindas, o destino promete roteiros culturais, com museus e pontos turísticos, e programação noturna agitada, com barzinhos animados por música ao vivo. A dica é contemplar o pôr do sol na Praia do Jacaré, que conta com uma vista linda dessas.


DIA DOS FINADOS


Shutterstock

Data: 02 de novembro, sexta-feira
Quantos dias de folga? 3
Sugestão de viagem: Ubatuba, São Paulo

Ubatuba é o paraíso para quem busca praias bem preservadas, reservadas e que dão um show no quesito beleza natural. Localizado no litoral norte de São Paulo, o local oferece um baixo custo de hospedagem. Além disso, é possível levar a sua barraca e se acomodar nos diversos campings que existem por lá. Não deixe de conhecer a Praia de Itamambuca, que é cruzada pelo Rio Itamambuca e permite a prática de stand up paddle e mergulho.


PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Shutterstock

Data: 15 de novembro, quinta-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro paraíso no estado de Goiás! Entre suas belezas naturais estão dezenas de cachoeiras, muita vegetação e formações rochosas impressionantes. Por se tratar de uma região grande, abrigando diversas cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros para chegar nos principais pontos turísticos. Uma boa alternativa é combinar os passeios com agências de turismo das cidades.


CONSCIÊNCIA NEGRA


Shutterstock

Data: 20 de novembro, terça-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Maragogi, Alagoas

Apesar de ser um dos destinos mais visados do Nordeste, o custo-benefício da viagem a Maragogi, em Alagoas (quase na divisa com Pernambuco), vale muito a pena! O valor das hospedagens e dos itens de consumo é tão inferior a ponto de não combinar com os cenários paradisíacos do local. Não deixe de conhecer as piscinas naturais de Galés, com águas tão cristalinas que é possível praticar mergulho, snorkeling, passear de barco ou apenas relaxar, admirando a vista e os corais.


NATAL


Shutterstock

Data: 25 de dezembro, terça-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Cunha, São Paulo

A cidade de Cunha, localizada no interior de São Paulo, a 223 km da capital e na divisa com o Rio de Janeiro, é um destino romântico de serra! O local é um verdadeiro refúgio para quem busca relaxar, e é conhecido por sua extensa e belíssima plantação de lavanda. Além disso, por lá é possível conhecer incríveis cachoeiras e fazer trilhas em meio à natureza.


ANO-NOVO


Shutterstock

Data: 1º de janeiro, terça-feira
Quantos dias de folga? 4
Sugestão de viagem: Cabo Frio, Rio de Janeiro

Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é banhada pelas mesmas águas turquesas e cristalinas de Arraial do Cabo, sua cidade vizinha, conhecida como um dos mais belos "Caribes brasileiros". Já dá para ter uma noção de que o lugar não é fraco quando o assunto são as paisagens naturais. Prepare-se para ir durante o verão: porque por lá o mar é realmente frio!

10 lugares paradisíacos para se hospedar em bangalôs ao redor do Brasil

Um combo perfeito: uma vista de tirar o fôlego, privacidade pra dar e vender e ótimos passeios

Viaje sem gastar muito: 9 lugares próximos a SP para acampar com os amigos

Acampar : menos custos e mais experiências gratificantes!

Ao natural: 8 praias de nudismo para conhecer pelo Brasil

Roteirinho para quem quer ter uma experiência libertadora e inesquecível!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 27 Fev 2018.