Guia da Semana

Um dos pontos altos de uma viagem é poder compartilhar as experiências com outras pessoas. Contar os percalços, as furadas, as histórias e, claro, dar dicas para os futuros viajantes. Hoje, trocar esse tipo de vivência ficou muito mais fácil. Os blogs, além de servirem como diários, atingem um grande número de pessoas. De olho nesse universo, o estudante de administração de empresas, Germano Piva, criou a própria página para relatar seu o dia a dia, em 2005, quando começou a fazer faculdade em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Depois de passar 39 dias na Europa apenas com uma mochila nas costas, mudou o perfil do veículo e passou a contar detalhes dos momentos vividos por lá. "Resolvi colocar meu blog na era da Internet 2.0. Inspirado em tudo aquilo que vivi intensamente, decidi relatar nos mínimos detalhes tudo que se passou comigo, sempre tentando fazer com que meus leitores conseguissem compartilhar a minha emoção", explica. "Foi a minha primeira viagem 100% independente e que me fez mudar, de uma vez por todas, o meu conceito de viagem. Viajar por conta própria e de mente e coração abertos para tudo o que pode vir já é algo engrandecedor".

Foto: Arquivo pessoal

O blogueiro Germano Piva em Innsbruck, na Áustria

Bagagem cheia

A professora Ana Catarina Portugal também embarcou nesse universo e construiu um perfil para falar sobre suas andanças pelo mundo. Porém, a princípio, a ideia não surgiu de uma vontade própria. Como ela viajava muito e sempre tinha boas dicas, seu marido criou um blog para ela. "Muitos amigos começaram a dizer para eu fazer um e colocar todas as minhas 'descobertas' lá. Então, um belo dia meu marido montou o blog e quando me mostrou já estava no ar. Não tive como fugir", lembra. Hoje, Ana se auto-intitula turista profissional e, além de ter um diário de bordo, dá dicas sobre roteiros, passeios, hospedagem e até de "literatura viajante".

Ana carrega na bagagem muitos roteiros e, claro, muitas histórias. Já passou pela Inglaterra, Irlanda, Itália, França, Romênia, Turquia, Espanha, Argentina, entre outros países. Para conseguir grana, ela trabalha bastante e organiza tudo com quase um ano de antecedência. Durante esse tempo, pesquisa todos os modos de baratear os custos. Mas é claro que tentar economizar muito nem sempre dá certo, mas, pelo menos, pode garantir boas histórias para contar. "A maior furada que vivi foi em um hostel em Roma. Foi um show de horrores! Na tentativa de baratear, não ouvi os conselhos de ex-hóspedes. Agora sempre busco referências dos lugares".

Foto: Arquivo pessoal

Ana Catarina Portugal em Istambul, Turquia

On the road

O engenheiro Alexandre Rodrigues de Souza e a nutricionista Rosangela Veleda de Souza são casados e criaram um blog para relatar suas viagens de carro e incentivar outras pessoas a se aventurarem também. "A ideia surgiu com intuito de poder contribuir com diversas dicas, divulgar a nossa experiência e incentivar outras pessoas a embarcar em uma aventura inesquecível como a nossa", conta Alexandre. Entre os destinos mais marcantes visitados pelo casal, está a região do Deserto do Atacama, no início deste ano. "Essa última foi perfeita. Conseguimos conhecer todos os lugares que planejamos e o clima também ajudou muito".

Para escolher o roteiro da aventura, eles se baseiam em experiências de outros viajantes disponíveis na internet e em guias de viagens. "Levamos pelo menos três meses para criar todo o roteiro. A escolha do destino principal também leva em conta o tempo de férias disponível", alerta. Assim como eles, outras pessoas também buscam informações na rede, por isso sempre contam com um bom retorno dos leitores. "Temos em média mais de 250 visitas por dia em nosso blog. Recebemos vários comentários com muitos elogios, dúvidas e muitos pedem conselhos em relação ao melhor roteiro, compra de GPS, melhor época para viajar, entre outras coisas", diz satisfeito.

Foto: Arquivo pessoal

Alexandre Rodrigues de Souza e Rosângela Veleda de Souza em Laguna Verde, na Bolívia, com o vulcão Licancabur ao fundo

Antes de viajar

Entre as principais dicas que esses experts com o pé na estrada costumam dar estão planejamento, organização e flexibilidade. Segundo Souza, para viagens de carro, é preciso estudar bastante as melhores rotas e rodovias. "Também é importante fazer uma boa revisão no carro, além de obter toda a documentação para os viajantes e para o veículo com antecedência", alerta. Mas, mesmo com um plano em mãos, o viajante deve estar preparado para os imprevistos, que nem sempre prejudicam a trip. "Ele deve estar aberto ao novo e ao improviso, pois, por mais organizada que uma viagem esteja, mudanças sempre acontecem e, em geral, as boas surpresas vêm daí", garante Ana Catarina.

O objetivo da empreitada também deve estar bem definido para que não haja frustrações. "Uma dica é definir o motivo da sua viagem. Se é só pra bater foto, para aprender alguma coisa nova, para arrumar um(a) namorado(a), fazer compras, etc.", diz Piva. "A essência de uma viagem é se tornar uma pessoa melhor, evoluir, e, com isso, fazer do mundo um lugar um pouco menos chato e melhor pra se viver, aplicando aquilo que se aprendeu até então. E tal disposição passa por um pressuposto básico: deixar de ser turista e tornar-se um viajante. Tem uma frase de Chesterton que resume bem essa diferença. Ele diz que 'o viajante vê o que ele vê; o turista vê o que ele foi ver", completa.

Endereços

http://turistaprofissional.net/

http://www.surfandovacasedna.blogspot.com/

http://viajandodecarro.wordpress.com/


Atualizado em 6 Set 2011.