Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Vicky explica

O lugar onde Sigmund Freud, Woody Allen e Jacques Lacan se unem contra as convicções inabaláveis.



Há alguns dias, visitei um debate sobre cinema versus psicanálise, atraído pelo convite de um grande amigo e, principalmente, pelo tema tão intrigante quanto sedutor: o amor feminino sob a ótica do filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen.

A discussão aconteceu no Aprendhere, centro de psicologia que, além da clínica, oferece cursos de extensão universitária e eventos como o CinePsi, quando o cinema esquenta a conversa para o estudo do inconsciente. Alguns quilômetros e um oceano de automóveis nos separavam e exigiram alguma fé no humor turrão do ilustre nova-iorquino (trompetista de mão cheia) para chegar no horário. Ou quase. Um agradecimento terno aos governantes de todas as épocas e espécies pela tara mal resolvida por automóveis.

Freud explica? Quase. Afinal, quem conduziu as discussões ao lado do jornalista e cinéfilo terminal Leonardo Freitas foi a psicanalista Cristiane Mendes, especialista na teoria de Jacques Lacan, neurologista e psiquiatra francês que, no século passado, foi celebrado como o mais importante discípulo de Freud. Diante da multiplicação de interpretações, Lacan propôs um retorno literal às lições do mestre. De suas contribuições, me chamou a atenção leiga o paralelo entre linguagem e inconsciente.

Uma ponte que guarda relação direta com Vicky Cristina Barcelona e também explica um certo deslumbramento meses atrás quando, desavisado, pensei ser um filme de Almodóvar. Cinéfilo cru, me deixei confundir pelo inesperado: cores, diálogos, trilhas, a latinidade inflamada e, principalmente, uma improvável sutileza no trato com o interior psicológico das personagens femininas.

O enredo gravita as jovens americanas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett  Johansson), em Barcelona nas férias de verão. A primeira é a pragmática noiva-com-casamento-marcado em uma pós-graduação protocolar na Europa. A outra é a alma solta em busca de uma vocação ou do que vier. Lá elas conhecem o pintor Juan Antonio (Javier Bardem), sedutor às voltas com a ex-esposa temperamental e explosiva, a também pintora Maria Elena (Penélope Cruz).

Woody Allen parece projetar convicções passionais incrustadas sob infinitas camadas de seu famigerado existencialismo sarcástico. Especialmente nas inserções do narrador, um filtro que revela e esconde para projetar conflitos entre concepções sobre relações humanas como sugestivas sombras na parede. Atuações impecáveis, especialmente de Cruz e Bardem.

Após a exibição e considerações iniciais, a palestra tomou ares de debate. A maneira heterodoxa com que as personagens se relacionam instiga o depoimento pessoal, combustível para questionamentos e entendimentos. Flertes com a antropologia: patriarcado, opressão e masculinização da "mulher independente", experiências e papéis.
Fidelidade, honestidade, amor.

Os debatedores conduziram bem a experiência e corretamente deixaram para o final interrogações ao invés de pontos finais. O lugar é um ambiente perfeito para quem se interessa pelos temas da psicologia e do comportamento. Três horas e pouco passaram rápido e povoaram pensamentos por dias. Tempo ganhado.

Aprendhere
Endereço: Rua Serra de Botucatu, 1209, Tatuapé (próximo ao metrô Carrão).
Horário: de segunda a sexta das 9h às 21h; sábado das 8h às 14h.
Contato: (11) 2294-1765.

Leia as colunas anteriores de Rafael Gregório:

Destinos na grande cidade

Revigorada

As muitas provocações


Quem é o colunista: Rafael Martins Gregório.

O que faz: Jornalista, músico, advogado e escritor.

Pecado Gastronômico: Pizza, chocolate, sorvete.

Melhor lugar do mundo: Aqui.

Fale com ele: rafaelmgregorio @gmail.com ou acesse seu blog.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo