Guia da Semana

Um simples passeio no fim de semana com a família ou a chance de ficar próximo de um animal que você jamais imaginaria chegar perto. Os zoológicos são atrações para todas as idades e diferentes tipos de pessoas. Acumulando cada vez mais espécies e servindo como fonte de pesquisa para órgãos que cuidam da preservação de bichos em extinção no mundo, os parques apresentam cada vez mais recursos e aumentam a gama de opções aos frequentadores. Conheça alguns dos maiores jardins zoológicos do mundo e seus principais destaques.

Monarto Zôo - Austrália

Fotos: Reprodução


Criado em 1983 com a finalidade de proteger espécies da região ameaçadas de extinção, logo o espaço tomou forma e dez anos depois, após um estudo, foi permitido o acesso do público ao parque. Possui uma área de 10 quilômetros quadrados e está localizado em Monarto, aproximadamente setenta quilômetros da cidade de Adelaide. Conta com diversas atrações exclusivas e espécies como o rinoceronte branco do sul, um rebanho das raras girafas australianas e o cão selvagem Africano.

Para manter o habitat mais natural possível, todo o parque é cercado com vermes e a área não é irrigada. A presença da flora nativa corta o consumo de água e erosão na região que é semi-árida. As estradas e trilhas dentro do zôo são construídas com materiais locais para manter o clima mais natural possível e a manutenção fácil de ser reintegrada ao habitat dos bichos. Para a manutenção do espaço é usada energia solar para as cercas elétricas e a água é reaproveitada.

Arignar Anna Zoológico - Índia

Foto: Reprodução


Arignar Anna Zoological Park, também é conhecido como o Vandalur Zoológico. É localizado no subúrbio do sul da Índia, a trinta quilômetros de Chennai. Fundado em 1855, o local foi o primeiro zoológico público do país e está integrado ao Parque Nacional Guindy. É reconhecido pela Central Zoo Authority of Índia, e espalhado em uma área de 1.260 hectares. Vivem hoje no parque cerca de 170 espécies de mamíferos, aves, répteis que atraem quase 800 mil visitantes anualmente.

Os grandes felinos são as principais atrações do lugar. Mesmo aberto das 9h às 20h, os animais são colocados em suas gaiolas após as 17h, portanto os turistas preferem visitá-los antes dos outros atrativos. Em 2008, foi introduzido na programação do zôo um Safári onde os visitantes podem viajar em elefantes para uma excursão em torno do lugar. Dessa forma, podem conferir uma vasta seção de animais noturnos, répteis e um aquário com muitas espécies. O zôo conta também com uma biblioteca repleta de uma coleção de livros relacionados a vida selvagem.

San Diego Zôo - Estados Unidos

Foto: Reprodução


O Zoológico de San Diego, localizado em Balboa Park, Califórnia é considerado um dos maiores do mundo. Com com cerca de quatro mil animais divididos em mais de oitocentas espécies, foi criado em 1915. O parque possui cem hectares privados e oferece uma visita guiada em ônibus que percorre 75% do parque, e o chamado Skyfari, que proporciona uma vista aérea do espaço inteiro.

No local, os visitantes podem observar animais em um passeio do alto do topo das árvores. Além disso, admirar a vasta floresta tropical no Monkey Forest, uma vitrine de macacos e outros animais da floresta tropical da Ásia e África. Outra atração é o Polar Bear Plunge que abriga uma variedade de animais que representam os Árticos. O zoológico é também um dos poucos jardins do mundo que abriga o panda gigante, muito procurado pelos turistas.

Além de uma extensa coleção de pássaros, répteis e mamíferos, o zôo mantém uma grande diversidade de plantas raras e um espaço reservado para as crianças com macacos-aranha e corujas, treinados e que podem ser tocados pelos pequenos. Outra atração do jardim zoológico é a vegetação. O espaço preserva 40 variedades de bambus para os pandas e 18 tipos de eucalipto para alimentar especialmente os coalas que vivem lá. O zôo é também preocupado com a proteção aos animais e possui um Centro de Conservação e Pesquisa de Espécies Ameaçadas (CRES), dentre elas condores, pandas, tigres africanos e rinocerontes.

Parque Zoológico de São Paulo - Brasil

Foto: Reprodução


É o maior zoológico do Brasil. Criado em 1957, fica localizado em uma área de 824.529 metros quadrados de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas. Abriga mais de 3.200 animais, sendo 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, todos em recintos que reproduzem habitat naturais. Considerado o quarto maior do muno, o jardim zoológico tornou-se a primeira instituição brasileira a participar em diversos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de extinção, tais como o mico-leão, os pequenos felídeos neotropicais, araras de leari, ararinhas azuis, bisão europeu, cachorro do mato vinagre, condor, o único leopardo das neves do Brasil e o urso de óculos.

São encontrados também exemplares de espécies bastante raras no mundo como o rinoceronte-branco, arara-spix, arara-de-lear e mico-leão. A fazenda do zôo produz hortaliças usadas na fabricação de rações variadas para os animais, além de material para os recintos onde eles ficam. Nela ficam bichos que precisam de maior área para acasalamento. Outro atrativo, é a creche para filhotes rejeitados pelas mães, onde ficam em chocadeiras elétricas e salas de incubação para ovos de aves e répteis. Preocupado com a questão educativa, o espaço oferece uma biblioteca com mais de 40 mil volumes de livros e é aberta gratuitamente ao público.


Atualizado em 6 Set 2011.