Guia da Semana

Por Humberto Baraldi




Vila dos Farrapos. Ninguém poderia imaginar que este povoado indígena do século 16 iria dar origem a um dos bairros mais tradicionais e procurados da cidade da garoa, a Vila Madalena. O Guia da Semana preparou um roteiro especial para as pessoas que desejam se aventurar pela região.

A História

Madalena era filha de um imigrante português, dono de alguns sítios próximos ao bairro de Pinheiros. A moça com o nome de santa recebeu uma homenagem do pai. A partir daquele momento, ela tornou-se marca de uma vila que reúne desde intelectuais, artistas e estabelecimentos variados.

A urbanização chegou a região no início do século 20. Graças a uma estação de bonde, os paulistanos passaram a habitar a área. Nos anos 70, muitos estudantes começaram a alugar as casas, formando repúblicas. A partir de 80, surgiram bares e uma série de négocios para satisfazer às exigências do público jovem.

A Vila Mada, popularmente conhecida, é também recheada de histórias e personagens. A professora e ex-moradora Salete do Amaral conta que o local era fonte de tranquilidade e hoje foi invadido pelos bares e casas noturnas. "Na minha época, as crianças corriam e brincavam pelas ruas". Além das baladas, a região é conhecida pelos grafites nas paredes das casas e estabelecimentos.

ROTEIRO ESPECIAL

Para o dia
Você acorda e não sabe o que fazer? O Guia da Semana tem uma dica. Faça um passeio DIURNO na Vila. O lugar oferece muitos restaurantes, lojas de roupas e artesanatos.


Para a Noite
E não deixe de conferir uma programação especial com dicas e sugestões para a NOITE no bairro. São diversas opções de bares para comer, fazer happy hour, ouvir boa música, dançar e namorar.

Atualizado em 6 Set 2011.