Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Rua Domingos de Morais


Quem passa pela Vila Mariana, na zona sul da capital, nem pode imaginar a quantidade de espaços verdes e culturais que este pedacinho de São Paulo possui. A grande diferença da Vila, como os moradores a chamam, é a população, que tem renda em torno de R$ 3,6 mil mensais, uma das maiores no Estado.

Todo esse clima começou a ser construído em 1854, quando a Vila Mariana recebeu o Matadouro Municipal e, com ele, as oficinas de Ferro Carril, a fábrica de fósforos e a Escola Pública de Dona Maria Petit, inaugurada na Rua Vergueiro. Além disso, fábricas de cerâmica, armazéns, açougues, padarias, floriculturas, quitandas e até hotel surgiram na região.

Onde passear

Depois de tantos anos de história, o bairro guarda, por exemplo, uma árvore da espécie Nogueira Canadense com mais de 100 anos que fica na Rua França Pinto. Por ali também está o marco centenário (na esquina com Domingos de Moraes) que aponta a distância para Pinheiros e Santo Amaro. Para relembrar os tempos antigos, no Centro de Memória do Corpo de Bombeiros também é possível conhecer um pouco mais do bairro através de fotos da época da fundação da corporação.

Um dos patrimônios culturais mais bonitos de São Paulo também está na Vila. Com 52 anos de idade, o simples Teatro João Caetano relembra os teatros ingleses que levavam cultura diretamente à população mais carente. Ainda falando em cultura, lembra da fundação do bairro? O antigo Matadouro virou a Cinemateca Brasileira. Com o estilo original, o local abriga materiais privados, como os do cineasta Glauber Rocha, uma biblioteca rica em títulos relacionados ao cinema e mais de 200 mil estojos de filmes, como O Padre e a Moça, Macunaíma e Garrincha, Alegria do Povo.

Para quem gosta de esporte, a pedida é o Centro Esportivo Ibirapuera Mané Garrincha. São quatro salas com equipamentos de ginástica, piscinas, quadras de tênis e um ginásio poliesportivo. Outra passagem obrigatória na Vila Mariana é o Parque do Ibirapuera . Com muita área verde meio da vida urbana da cidade, o local possui ainda o Museu Afro-Brasil, o Museu de Arte Moderna, a OCA e a Bienal, onde acontecem grandes exposições.

Onde comer

A Vila Mariana é uma verdadeira rota gastronômica que começa na Avenida Sena Madureira, com os restaurantes mais sofisticados, como o contemporâneo P. Verger ou o francês Aquarelle. Saindo da alta gastronomia para as cantinas italianas, o Orfeo e o Carlitos, que servem a típica comida napolitana.

As culinárias egípcia, mineira, natural e gaúcha também estão presentes na região, como nos resturantes, Khan el Khalili, Graça Mineira, Natural da Vila e Prazeres da Carne, respectivamente. Já para quem é adepto da noite, é na Rua Joaquim Távora que estão os melhores barzinhos da região, como o Gongo Bar, o Bar da Vila e o Barxaréu. Que tal um doce depois de tantas delícias? No Amor aos Pedaços e na Andaluza Sobremesas Finas é possível encontrar diversos sabores de bolos bem diferentes.

Onde comprar

A Rua Domingos de Morais é sinônimo de Vila Mariana. Em suas 13 quadras estão lojas de varejo, acessórios, calçados, muitas de roupas e várias óticas. Ali por perto, na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, também é possível encontrar vários salões de beleza e alguns restaurantes. Em uma de suas travessas, a Rua Pelotas, existe um pequeno Shopping com artigos eletrônicos, DVDs, CDs e perfumes. A dica é ficar atento à procedência dos produtos.

Confira os serviços que a Vila Mariana possui!

Atualizado em 6 Set 2011.