Guia da Semana

Enquanto para muitos verão é sinônimo praia, para os amantes do vinho é o tempo da vindima, época em que as uvas viníferas estão prontas para serem colhidas. Uma grande festa, que, no Brasil, acontece entre o final de janeiro até início de março no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

O polo da vindima e da programação do período é Bento Gonçalves, mas todas as demais cidades da região possuem outras vínicolas e atrativos únicos. Além dos vinhos, a região é famosa pelas suas cucas, bucólicas paisagens e hábitos italianos e alemães de seus habitantes. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) estima 37 mil visitantes e uma colheita de aproximadamente dez toneladas.

Para entreter, maravilhar e aumentar a cultura dos enoviajantes, restaurantes, hotéis e pousadas da região preparam atrações diversificadas, de visitas e degustações de uvas sob os parreirais; passando por cursos; jantares harmonizados e apresentações típicas da cultura da uva e do vinho. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) não dispõe dos valores, que devem ser conferidos com cada empresa promotora. Veja a programação oficial e aprecie todas cores e aromas que as novas uvas trouxeram aos parreirais

Festa da Vindima Casa Valduga
Data
: Aos sábados até 13 de março
Local: Complexo Enoturístico Casa Valduga - Bento Gonçalves
Programação: Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.
Informações e reservas: (54) 2105.3122 ou valduga @casavalduga.com.br

Dia da Colheita Pizzato
Data: 13, 16, 20 e 27 de fevereiro, das 9h às 13h
Local: Pizzato Vinhas e Vinhos - Bento Gonçalves
Programação: Visita guiada pelo proprietário da vinícola aos parreirais, acompanhamento das etapas de vinificação com acompanhamento do enólogo, pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação é encerrada com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.
Informações e reservas: (54) 3459.1155 ou [email protected].

Degustação Top Premium Lidio Carraro
Data: Durante o período da vindima, com agendamento para grupos de até 14 pessoas
Local: Vinícola Boutique Lidio Carraro - Bento Gonçalves
Programação: Degustação fechada da linha de vinhos especiais com apresentação de palestra sobre trajetória da vinícola.
Informações e reservas: (54) 2105.5555 ou [email protected]

Festa da Colheita Hotel e SPA do Vinho Caudalíe
Data: Às sextas e sábados, entre 5 de fevereiro e 28 de março
Local: Hotel e SPA do Vinho Caudalíe - Bento Gonçalves
Programação: Jantar temático "História do Vale dos Vinhedos" na Trattoria Damigiana, Prima Colazzione (café da manhã colonial) no quarto, passeio e colheita em parreirais centenários com brítola tradicional, almoço típico italiano ao ar livre ao som de coral de imigrantes italianos, pisoteio de uvas e degustação de vinho doce, Carte Du Jour no SPA Caudalíe, brunch e late check out.
Informações e reservas: (54) 2102.7200 ou [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.