Guia da Semana

A Virada Cultural 2012 acontece entre os dias 5 e 6 de maio em vários pontos da cidade. O evento atrai uma multidão de pessoas para as ruas de São Paulo durante suas 24 horas de programação gratuita com shows, peças de teatro, dança, entre outras atividades.

>> Confira nossa página especial da Virada Cultural
>> Veja a programação da Virada 2012
>> Saiba sobre festas e pistas eletrônicas na Virada Cultural 2012
>> Programe-se para os shows que acontecem em São Paulo
>> Veja quais as estreias da semana no teatro

Neste ano, a agenda da Virada pegou uma carona na onda dos shows internacionais que vem acontecendo no Brasil. O evento traz artistas como a banda americana de punk rock Suicidal Tendencies, o cantor de soul Roy Ayers e o violonista David Broza.

Entre os nomes nacionais, o principal é o cantor baiano Gilberto Gil, que toca no Palco Júlio Prestes estão no headline a banda Titãs, que dedica um show às músicas do álbum Cabeça Dinossauro, e Os Mutantes, ambos no Palco São João.

Além disso, a Virada faz uma celebração para a música africana no Palco Júlio Prestes (o mesmo de Gilberto Gil) e traz Seun Kuti & Egypt 80, Tony Allen (Seun é filho de Fela Kuti e Allen ex-baterista de sua banda).


A banda Titãs toca o álbum Cabeça Dinossauro na Virada Cultural 2012

No Theatro Municipal, além do show de Arnaldo Baptista, Cauby Peixoto divide o palco com Ângela Maria. Representando o hip-hop nacional Dexter, Flora Matos e Lurdez da Luz se apresentam no palco República.

Ainda acontecem rodas de samba no Largo São Francisco com o Quinteto em Branco e Preto e Samba da Vela entoando sambas paulistanos, além do Palco MTV, na Rua Cásper Líbero, com show de bandas como Cachorro Grande, Fresno, Vivendo do Ócio e Forfun.

Homenagens


Elis Regina tem seus álbuns cantados no Palco Bulevar São João

Como de costume na demais edições, dessa vez, três grandes nomes da música brasileira também recebem justíssimas homenagens. Uma das novidades dessa 8ª edição da Virada é o Palco Bulevar São João que homenageia a cantora Elis Regina, nos 30 anos de sua morte. Artistas como Jair Rodrigues, Graça Cunha, Tatiana Parra, Luciana Alves e Diogo Poças interpretam discos com clássicos de Elis.

No Teatro Fecap, acontece Pixinguinha – Inéditas e Redescobertas com releituras feitas pelos pianistas Benjamim Taubkin, Cristovão Bastos e Leandro Braga. Quem também tem sua obra revisitada é o sambista João Nogueira, no espetáculo Samba Book João Nogueira, feito por seu filho Diogo Nogueira, no Auditório do Ibirapuera.

Stand up Comedy e Teatro


Rafinha Bastos é um dos destaques do palco Sé

Em 2012, a Virada Cultural muda a programação da região da , que costumava ter apresentações de música eletrônica, e abre espaço para Stand up Comedy (na região da Catedral), e recebe nomes como Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Marcelo Mansfield e Fábio Porchat.

Na Rua Araújo (Praça Darcy Penteado) é possível ter a experiência de um Cabaré a céu aberto com as performances de Rita Cadillac e Gretchen, e o projeto Broadway in Concert que reúne musicais como Cats e Chicago.

O Pateo do Collegio é dedicado ao teatro e traz espetáculos como A Alma Imoral, Luis Antonio – Gabriela e o infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Na Rua da Abolição, o Teatro Oficina realiza o espetáculo Macumba Antopófaga Planetária no Bixiga.

Gastronomia


Alex Atala é destaque na grande novidade da Virada 2012, o Chefs na Rua

Outra novidade é a programação do Minhocão, no Elevado Costa e Silva, que abriga o Chefs na Rua, onde renomados chefs de cozinha preparam diversas receitas durante o evento. Entre os chefs estão Alex Atala, do Dalva e Dito, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia e Benny Novak, do 210 Diner. São ao todo 20 barracas com pratos de R$ 5 a R$ 20.

Cinema


Kill Bill faz parte da programação de filmes da Virada 2012

A programação de cinema também está cheia de atrações: o Cine Olido homenageia o centenário de Gene Kelly e exibe, entre outros títulos, Cantando na Chuva. Aparecem também na programação de cinema Sinfonia de Paris, O Bandido da Luz Vermelha e Kill Bill 1 e 2. Na Cinemateca são exibidos filmes como Bob Marley: the Making of a Legend e a trilogia do rei Roberto Carlos.

Para curtir com os filhos


O Palavra Cantada agita a criançada no SESC Itaquera

A Virada Cultural também tem uma programação especial para as crianças. O novo show da Palavra Cantada acontece no SESC Itaquera. Na Casa das Rosas a programação traz a Oficina de Bonecos de Corda e os espetáculo musical Caixa de Sons Imaginários. No Museu da Língua Portuguesa acontecem jogos e brincadeiras educativas e contação de histórias de assombração. Na Pinacoteca, histórias contadas com Andi Rubinstein.

Programação dos SESCs e CEUs


Reynaldo Gianecchini apresenta a peça Cruel no CEU Cantos do Amanhecer

Nos SESCs, atrações como Originais do Samba (Interlagos), Os Mulheres Negras (Vila Mariana), Zélia Duncan (Itaquera) e o compositor multiinstrumentista André Mehmari (Ipiranga). No SESC Belenzinho, toca a Orquestra Imperial e ainda acontecem espetáculos de dança, cinema, teatro e artes plásticas com títulos de Nelson Rodrigues como O Beijo no Asfalto, Vestido de Noiva e Os 7 Gatinhos.

Já nos CEUs, tocam a banda 5 a Seco, as cantoras Luiza Possi, Tulipa Ruiz e Angela Ro Ro; Luiz Melodia e Baile do Simonal (com os irmãos Max de Castro e Simoninha), além das peças de teatro Cruel, com Reinaldo Gianecchini (no Cantos do Amanhecer) e Adultérios, com Fábio Assunção (no Aricanduva).


Atualizado em 16 Mai 2012.