Guia da Semana

Também conhecidos como City Tour Bus, os ônibus de turismo urbano são opções cada vez mais comuns para os turistas e moradores conhecerem as cidades a partir de um ponto de vista panorâmico. Reunimos algumas opções de passeios desse gênero em algumas capitais brasileiras.

Florianópolis

Foto: Wikipedia

Com um ônibus de cinco metros de altura, a Floripa by Bus oferece um passeio com vista privilegiada para os que querem conhecer os principais pontos turísticos da ilha catarinense. Os locais visitados são identificados via satélite e, assim, é acionado um sistema de som que descreve as principais características e histórias de monumentos, igrejas e outros pontos visitados. Em consonância com a ideia de preservação ambiental da ilha, o veículo é movido a biocombustível. O passeio possui um itinerário específico, mas a empresa também oferece rotas alternativas de acordo com o interesse dos grupos.

Mais informações: (48) 3209-1809

Salvador

Foto: Wikipedia

Baseado em modelos que operam em Madri, Lisboa, Tóquio, Paris e Nova Iorque, o Salvador Bahia Bus foi o primeiro a adotar o conceito de sightseeing no Brasil. Os ônibus têm dois andares e são equipados com sistema de sonorização com tradução multilingue, além de contarem com condutores e guias bilíngues. Para facilitar a vida dos turistas, durante o trajeto há vários pontos de embarque e desembarque. Assim, com um passe único diário, que é uma pulseira ticket, o turista pode conhecer os principais pontos turísticos soteropolitanos de acordo com os horários que melhor lhe convierem.

Mais informações: (71) 3356-6425

São Paulo

Foto: Wikipedia

Na maior capital do hemisfério sul, os turistas têm à disposição o City Tour São Paulo. Promovido pela Circuito São Paulo, o roteiro percorre os principais pontos turísticos da cidade. Avenida Paulista, Catedral da Sé, Mercado Municipal e Estação da Luz estão entre os locais visitados. O ponto de partida do ônibus, o Bar Brahma, já fica em um local imortalizado pela canção de Caetano Veloso: a esquina da avenida Ipiranga com a São João, na região da Praça da República.

Mais informações: (11) 5182-3974

Porto Alegre

Foto: Wikipedia

Em Porto Alegre, a Linha Turismo oferece um passeio para quem deseja conhecer melhor a capital gaúcha. Em um veículo de dois andares, cujo piso superior é aberto, o roteiro proporciona uma vista panorâmica dos mais de 20 atrativos visitados ao longo dos 11 bairros percorridos. O passeio, que dura cerca de 80 minutos, termina no bairro Cidade Baixa, famoso por sua vida noturna ativa. Ou seja, o fim do city tour pode ser o começo da balada por Porto Alegre.

Mais informações: (51) 3289.6744

Recife

Foto: Wikipedia

Para quem quer conhecer pontos históricos e turísticos das duas cidades mais famosas de Pernambuco, o City Tour Recife Olinda é uma boa opção. O roteiro começa ee, Recife e termina em Olinda, primeira cidade a receber a denominação de Capital Cultural Brasileira. Entre os pontos visitados estão a praia de Boa Viagem, o Marco Zero do Recife, a Rua do Bom Jesus - onde está a primeira sinagoga das Américas - e a Casa da Cultura.

Mais informações: (81) 2101-2962

Atualizado em 6 Set 2011.