Guia da Semana

Foto: Morguefile.com


Antes de começar a ler, tente revisar por alguns segundos: o que você sabe da Malásia? Além de sediar um dos GP´s de F1, com certeza, muito pouco. E sobre a capital Kuala Lumpur? Provavelmente você vai se lembrar das Petronas Twin Towers, no entanto, a Malásia é muito mais.

Situada no sudeste asiático, com uma extensão semelhante à metade do estado de Minas Gerais, a Malásia é considerada um dos "Tigres Asiáticos" e que comemora, este ano, seu 50° aniversário de independência dos britânicos. Com um planejamento para crescimento e desenvolvimento invejável nos últimos anos, o país tem uma população de 25 milhões de habitantes, sendo quase 60% de ascendência chinesa, 20% de indianos e o restante de diversas regiões, inclusive aborígines. O idioma oficial é o malaio, porém o inglês é falado em todos os lugares. A religião predominante é a muçulmana, mas seu povo convive em harmonia com todas as outras. Seu governo é parlamentarista, com monarquia.

A sensação de estar na Malásia é muito boa, principalmente pelo clima. Situada no hemisfério norte, porém próxima ao Equador, a temperatura varia entre 22° e 33°C, com chuvas praticamente diárias. O país é dividido em duas partes: a continental, que faz fronteira com a Tailândia e Cingapura, e a da Ilha de Borneo, ao lado da Indonésia e Brunei.

Sua capital, Kuala Lumpur, é situada na costa oeste da península. É ultramoderna, com centenas de arranha-céus, entre eles o Petronas Twin Towers, sede da empresa petrolífera do país, com seus 88 andares e 452 metros de altura, com um estilo muçulmano e um prédio de negócios que abriga um aquário, parques e um shopping com seis andares.

Aliás, shopping é o que não falta em KL, como é carinhosamente conhecida pelos habitantes. Lá, é possível encontrar um centro de compras a cada 200 metros, com as mais variadas grifes e novidades como calças jeans norte-americanas, por exemplo. Para os apreciadores de informática e artigos eletrônicos, com certeza, o local é um paraíso, com preços bastante competitivos.

Para quem aprecia belezas naturais, basta fugir um pouco da capital e seguir rumo a lugares paradisíacos, tais como Penang e Langkawi, ilhas ao norte de KL. A mais próxima é Penang que foi o primeiro entreposto britânico do sudeste asiático e é uma ilha com praias maravilhosas, com uma vegetação e cor da água insuperável, principalmente nas praias do norte, como Tanjung Bungah, Batu Ferringhi e Teluk Balang.

Langkawi é um arquipélago formada por 99 ilhas, próximas da fronteira com a Tailândia, e também muito similar às maravilhosas praias do sul desse país. Sua beleza é legendária na região, com praias de areia brancas, água azul e uma maravilhosa vegetação com cachoeiras belíssimas.

Para conhecer a Malásia como um todo o turista não pode deixar de visitar a Ilha de Bornéo, que é dividida entre a Malásia, Brunei e Indonésia. Lá, estão as matas mais inexploradas do continente. A parte oriental do País é dividida em duas províncias: Sabah e Sarawak, que têm origem aborígine. Sabah é uma região montanhosa no meio de uma floresta tropical, formada por 32 comunidades étnicas. Kota Kinabalu é sua capital e lá, além de maravilhosas paisagens e passeios, os turistas podem se dedicar a diversas atividades esportivas como mergulho, rafting no rio Padas, trekking e escalada no Monte Kinabalu, o mais alto do sudeste asiático, com 4.093 metros de altura. Também é possível fazer arborismo, trekking na selva, observação dos orangotangos, passeios por cavernas ou, se tiver sorte, ver a flor considerada maior e a mais mal cheirosa, a Raflesia, que fica encubando durante 21 meses e abre por apenas sete dias.

A Malásia é uma excelente opção para os que desejam conhecer uma cultura diferente e, principalmente, para os que desejam conjugar uma experiência exótica com ótimas compras.

Leia colunas anteriores de Roberto Nedelciu:

? A Escócia é tudo o que você imagina


? O encanto de Friuli Venezia Giulia


? Dubai, o destino do momento



Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho
O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.
Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.
Melhor lugar do Brasil: Fortaleza
Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito
Fale com ele: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.