Guia da Semana

Foto: Divulgação

Danilo posa para foto em frente ao Vaticano, na Itália


Com a cara, a coragem e sua bicicleta, Danilo Perroti está realizando um sonho que muita gente tem: viajar o mundo. Batizado de Projeto Homem Livre, sua viagem sobre duas rodas inclui 50 países e 43 mil quilômetros, dos quais cerca de 31 mil já foram percorridos pelos 41 países por que passou. Sem patrocínio e com um planejamento de oito meses, Danilo fala ao Guia da Semana sobre a sua experiência de rodar o planeta sobre duas rodas.

Guia da Semana: Como surgiu a ideia de realizar este projeto?
Danilo Perroti: A ideia surgiu quando eu morava na Europa e resolvi fazer uma viagem teste de bicicleta saindo de Londres, na Inglaterra, com o objetivo de ir até Santiago de Compostela, na Espanha. Nessa viagem eu vi que poderia ir mais longe e decidi esticar o trajeto até Marrocos, no norte da África. De lá eu voltei para o Brasil para montar o projeto, no qual trabalhei por oito meses até minha partida, em agosto de 2008.

Guia da Semana: Quais foram os locais mais impressionantes por onde você passou?
Danilo: Vejo o mundo por regiões, por exemplo, no norte da Europa, os países escandinavos são lindos. No Mediterrâneo, as Ilhas Gregas e a costa Italiana são lindas também. Já no Oriente Médio, os seus desertos, a cidade perdida de Petra, na Jordânia, e Jerusalém, sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos, são os locais que mais me chamaram a atenção. Na África, posso citar o rio Nilo e a cultura egípcia. No que diz respeito à Ásia, a cidade de Lumbini, no Nepal, onde nasceu Buda, a Índia, que é um mundo à parte, e a China também me impressionaram. No sul da Ásia, fico com o Camboja e seu templo Angkor Wat, o Laos e suas crianças que vivem em casas de sapé e a Tailândia e sua religião budista. Difícil escolher apenas alguns locais.

Guia da Semana: Acha que a reação das pessoas acaba sendo diferente por você estar de bicicleta?
Danilo: Com certeza, na grande maioria das vezes sou recebido com um sorriso no rosto.

Guia da Semana: Você acredita que por estar sobre duas rodas acaba enxergando os locais por onde passa de outra forma?
Danilo: Sem duvida, de bicicleta você tem outra visão dos lugares. A bicicleta proporciona oportunidades que você não teria viajando com outros meios de transportes. Você vai a lugares que só poderia ir pé ou de bicicleta.

Foto: Divulgação

O ciclista no deserto, em Oman, com moradores locais

Guia da Semana: O que você carrega como bagagem?
Danilo: Roupas para pedalar, equipamentos fotográficos, notebook, GPS, equipamentos de camping e de cozinhar, água e mapas.

Guia da Semana: Quais foram os principais imprevistos e dificuldades que você encontrou pelo caminho?
Danilo: Cruzar desertos de bicicleta é duro, você só consegue pedalar durante a noite. E até mesmo à noite fazia muito calor. Em Oman, por exemplo, peguei uma temperatura de 38º. Durante o dia chegava a fazer 50º.

Guia da Semana: Teve algum destino que você teve que excluir?
Danilo: Sim, tive problemas de visto para entrar na Síria, estava ficando muito complicando pegar o visto, solicitei-o na embaixada em Istambul, na Turquia, e o pessoal da embaixada da Síria pedia uma carta da embaixada do Brasil, que ficava na Capital em Ankara, então preferi pular este país e seguir para a ilha de Chipre. Tive outro problema de visto para entrar em Eritreia, no nordeste africano. Neste caso, a embaixada da Eritreia no Sudão não tinha prazo de quando o visto sairia, poderia demorar uma semana ou um mês, então achei melhor pular este país e voar direto para o Iêmen. A ideia inicial era pedalar pela Eritreia e pegar o barco para o Iêmen.

Guia da Semana: Quantos quilômetros serão percorridos até o fim do projeto?
Danilo: Quando fiz o planejamento, calculei 43 mil quilômetros e 50 países. Até o momento, já percorri aproximadamente 31mil quilômetros e 41 países.

Guia da Semana: Quais são as dicas que você dá para quem quer fazer uma viagem de bicicleta de longa distância?
Danilo: Foco, meta e objetivo são fundamentais para quem vai ficar muito tempo na estrada.


Atualizado em 6 Set 2011.