Guia da Semana

Mesmo que você não possa viajar neste momento, a Lonely Planet planejou 5 walking tours por cidades ao redor do mundo para você fazer sem sair de casa, através do Google Street View. As walking tours são passeios a pé feitos por guias turísticos – só que neste caso, a tour é virtual!

As tours são feitas na plataforma do Google que permite que você explore as ruas e até entre em alguns pontos turísticos através das esferas fotográficas, que são identificadas por círculos azuis no mapa.

O Guia da Semana trouxe as tours da Lonely Planet pelas cidades de Havana, em Cuba; Slipt, na Croácia; Melbourne, na Austrália; Rio de Janeiro, no Brasil; e em Bangkok, na Tailândia. Confira:


► Havana, Cuba

Foto: Richard Cavalleri / Shutterstock.com

Este passeio destaca o centro histórico de Havana, em Cuba, construído em torno de quatro praças principais. Comece pela Catedral da Virgem Maria da Conceição Inmaculada de La Habana, que fica na Plaza de la Catedral. Entre em uma photo sphere na catedral para olhar para dentro. Retorne à visualização do mapa e desça novamente na Plaza de la Catedral para explorar.

Foto: Shutterstock

Em seguida, procure no mapa as esferas fotográficas da Plaza de Armas, que era usada para exercícios militares. A praça ainda é guardada pelo Castillo de la Real Fuerza, um belo forte em forma de estrela do século XVI. Solte-se nas esferas fotográficas do castelo para dar uma olhada ao redor. Se você virar para o leste, também terá uma bela vista do porto de Havana.

Foto: Shutterstock

Logo ao sul do castelo está o Palácio dos Capitães Generales, a antiga residência oficial dos governadores da cidade. Retorne à visualização do mapa e solte-o em uma das esferas fotográficas do palácio para ver o prédio, que também abriga o Museu da Cidade de Havana.

Foto: Shutterstock

Em seguida, retorne à visualização do mapa e entre em uma esfera fotográfica ao longo da Calle Obispo, uma das ruas mais movimentadas e animadas da cidade. Esta é uma ótima rua para passear e admirar os arredores. Depois de retornar à visualização do mapa, desça no aglomerado de esferas fotográficas na Plaza de San Francisco de Asis, um espaço aberto e arejado, vigiado pelo terminal Sierra Maestra da Igreja e Mosteiro de San Francisco de Asis.

+ Encontre aqui a rota do mapa

► Split, Croácia

Foto: Shutterstock

Comece este passeio virtual pela fascinante Cidade Velha de Split, através da esfera fotográfica ao pé da Torre do Sino e da Capela do Santo Arnir, que faz parte da Igreja de Santa Eufêmia, contendo uma laje de altar e sarcófago esculpida pelo mestre renascentista Juraj Dalmatinac.

Foto: Shutterstock

Usando o Street View, siga para sudeste ao longo de Ul. Kralja Tomislava até chegar à imponente estátua de Grgur Ninsk, cujo dedo do pé é dito para trazer boa sorte quando esfregado. Volte para a visualização do mapa e solte na esfera fotográfica da estátua para verificá-la. Usando a vista da rua, siga para o sul da estátua até o Golden Gate, o maior portal do Palácio de Diocleciano, um antigo palácio construído para o imperador romano Diocleciano.

Foto: Shutterstock

Retorne à visualização do mapa e continue para o sul ao longo da principal e movimentada rua do palácio, Dioklecijanova. No final, retorne à visualização do mapa e desça na esfera fotográfica em peristil, uma corte cerimonial na aproximação dos apartamentos imperiais. Passe um segundo apreciando o ambiente. Volte à visualização do mapa e solte novamente em uma das esferas fotográficas ao lado da imponente Catedral de São Domnius. Retorne à visualização do mapa e desça para o Ul. Andrije Alješija. Passe um pouco de tempo explorando esta área de edifícios medievais e becos estreitos usando o Street View.

Foto: ansharphoto / Shutterstock.com

Retorne à visualização do mapa e desça em algum lugar ao longo de Narodni Trg, que é a principal Praça de Split - explore as esferas fotográficas do local. Embora a praça tenha sido construída ao redor de edifícios góticos venezianos, destes restam apenas um, o Stara Gradska Vijećnica do século XV (Antiga Prefeitura). Conclua seu tour virtual soltando a esfera fotográfica no salão do prédio e veja toda a beleza de seu interior.

+ Encontre aqui a rota do mapa

► Melbourne, Austrália

Foto: Poomipat / Shutterstock.com

O centro de Melbourne é uma grande aglomeração de galerias do século XIX e vielas de pedra azul, com arte de rua, restaurantes no porão, boutiques e bares. Comece sua excursão visitando o Degraves Place, uma rua típica de Melbourne repleta de lojas, cafés e arte de rua interessantes. Vá para o norte de Degraves Place até Flinders Lane, retorne à visualização de mapa e explore o vizinho Center Place, um movimentado centro de cafés e bares.

Foto: Adam Calaitzis / Shutterstock.com

Volte ao mapa e volte para Flinders Lane. Siga para oeste e, em seguida, vire à direita na Elizabeth Street. Continue para o norte até chegar ao Block Arcade. Construído em 1892 e com gesso ornamentado e piso de mosaico, Block Arcade é baseado na galeria Galleria Vittorio Emanuele II de Milão. Volte à visualização do mapa e solte-o em uma das esferas fotográficas dos fliperamas para dar uma olhada.

Foto: Shuang Li / Shutterstock.com

Volte à Elizabeth Street usando o Street View e navegue para o norte, virando à direita na Little Collins Street. Navegando para o leste pela rua você encontrará o Royal Arcade maravilhosamente ornamentado à sua esquerda. Volte à visualização do mapa e desça na esfera fotográfica dos fliperamas para olhar em volta. Volte à Little Collins Street na vista da rua e continue para o leste até encontrar uma curva à esquerda para Union Lane Graffiti. Passe algum tempo em suas esferas fotográficas para mergulhar na arte urbana. Volte à Little Collins Street novamente no Street View, continue para o leste e vire à direita na Swanston Street. Siga para o sul até chegar à prefeitura de Melbourne à sua esquerda. Entre em uma esfera fotográfica em frente ao salão e admire sua impressionante fachada.

Foto: Boyloso / Shutterstock.com

Retorne à visualização do mapa e desça na Collins Street ao lado da prefeitura. Continue para o leste ao longo da rua e depois vire à direita na Russell Street. Continue para o sul e vire à esquerda na Flinders Lane. Continue para o leste ao longo da faixa e você alcançará o Duckboard Place à sua direita. Passeie pelo Street View, apreciando a abundante arte urbana. Volte à visualização do mapa e desça para finalizar o passeio na esfera fotográfica de Hosier Lane, uma das ruas mais épicas da cidade.


+ Encontre aqui a rota do mapa

► Rio de Janeiro, Brasil

Foto: Shutterstock

Comece descendo para uma visita à Rua da Praça Floriano, uma praça com vários cafés ao ar livre. Passeie pela rua e aprecie as vistas. Prossiga para o norte ao longo da Praça Floriano, até chegar ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais belos edifícios da cidade. Retorne à visualização do mapa e desça em uma esfera fotográfica voltada para o teatro para apreciar sua grandeza.

Foto: Shutterstock

Retorne à visualização do mapa e desça na rua com vista para o Largo de Carioca, uma área movimentada com um pequeno mercado. Na direção norte, você poderá ver a Igreja São Francisco da Penitência, uma igreja do século XVII com um interior dourado no alto de uma colina. Volte à visualização do mapa e desça na Rua de Carioca. Navegue para o oeste ao longo da estrada até chegar à direita, vire na Praça Tiradentes.

Foto: Lorena Samponi / Shutterstock.com

Continue para o norte na Av. Passos, virando à direita na Rua Luís de Camões. Ao longo desta estrada à esquerda, você encontrará o Real Gabinete Português de Leitura, uma sala de leitura histórica que lembra o Portugal do século XIX. Retorne à visualização do mapa e solte-o em uma de suas esferas fotográficas para explorar o interior forrado de livros.

Foto: Shutterstock

Retorne à visualização de mapa e desça na Rua Paço Imperial, que já foi a sede dos governantes portugueses no Brasil, mas hoje o prédio abriga exposições de arte intrigantes e vários cafés. Navegue até a Rua Primeiro de Marco e siga para o noroeste, até chegar à curva à direita para o Largo do Paço. Navegue para o leste até chegar ao Arco do Teles. Passe por ela e termine o passeio na Travessa do Comércio, uma das ruas mais antigas e charmosas do centro.


+ Encontre aqui a rota do mapa

► Bangkok, Tailândia

Foto: SAHACHATZ / Shutterstock.com

A maior parte dos destinos imperdíveis de Bangkok fica dentro e ao redor do antigo distrito real, Ko Ratanakosin. Comece sua excursão virtual entrando em uma das muitas esferas fotográficas do Templo do Buda de Esmeralda: Wat Phra Si Rattana Satsadaram / Wat Phra Kaew, um vasto complexo que é uma das maiores atrações turísticas da cidade e um destino de peregrinação para os budistas. Dê uma olhada ao seu redor usando as múltiplas esferas fotográficas no site. Quando terminar, pule para o Grand Palace, a morada do ex-monarca tailandês.

Foto: Shutterstock

Retorne à visualização do mapa e depois desça novamente na Maha Rat Road. Navegue para o norte até chegar a Soi Tha Wang, aproveitando os arredores à medida que avança. Retorne à visualização do mapa e desça no local da esfera fotográfica em Soi Tha Wang, um beco estreito que abriga um bairro clássico escondido. Retorne à visualização do mapa e desça novamente na Maha Rat Road. Siga para o norte e encontre o mercado de amuletos à sua esquerda, um mercado de artesanato que vende amuletos budistas e da boa sorte. Volte à visualização do mapa, desça novamente no Phra Chan Alley e siga para o leste até chegar aos portões de Sanam Luang.

Foto: wasanajai / Shutterstock.com

Continue para o norte até chegar ao Royal Hotel. Siga a curva da estrada para o leste na Ratchadamnoen Klang Road, considerada o Champs Elysees de Bangkok. Continue até chegar ao Memorial de 14 de outubro de 73, que homenageia os manifestantes civis que foram mortos em 14 de outubro de 1973 pelos militares durante uma manifestação pró-democracia. Solte em uma esfera fotográfica para olhar em volta. Continue na mesma direção e chegará ao monumento da democracia em uma rotatória, erguida em 1932.

Foto: Shutterstock

Volte para a visualização do mapa e desça na Dinso Road. Continue para o sul e siga a curva oeste para a Bamrung Mueang Road. Siga a estrada até chegar à esquerda e vire para Atsadang Road. Continue até chegar à direita, vire para a Charoen Krung Road e siga para oeste, parando para conferir o Saranrom Palace Park à sua direita. Volte à visualização do mapa e solte-o em qualquer uma das esferas fotográficas do parque para olhar em volta. Retorne à visualização do mapa e desça nas esferas fotográficas na parada final do passeio, em Wat Phra Chetuphon, casa do gigante Buda reclinado.


+ Encontre aqui a rota do mapa

Atualizado em 27 Jul 2020.