Deserto do Atacama é um dos lugares mais incríveis do Chile; saiba mais
O destino é formado por paisagens surreais e conquista cada vez mais turistas!.
Foto: Shutterstock
A América do Sul guarda tantos lugares impressionantes e tantas cidades diferentes que, ao falarmos dos destinos que fazem parte do subcontinente, nem parece que estamos falando da mesma região. Com vulcões, desertos, vales nevados, praias e cidades charmosas, o Chile é um dos países onde é mais comum encontrar diversidades.
Ao Norte do país, o Deserto do Atacama é um dos passeios imperdíveis para quem visita o Chile. Diferente do verão (em que as temperaturas chegam a ser altíssimas), o inverno na região varia entre de 22ºC (durante o dia) e 4° (à noite). O destino é a pedida ideal para quem gosta de paisagens surreais, já que reserva ao viajante inúmeras aventuras e experiências únicas. Localizado na região norte do Chile, o local faz fronteira com o Peru e é considerado o desertomais alto e árido do mundo!
Seja no inverno ou no verão, o destino é uma ótima pedida para os viajantes que buscam um roteiro diferente. Impossível não se apaixonar. Quer provas? O Guia da Semana te mostra as melhores atrações! Confira na nossa galeria abaixo:
Com clima de deserto, a pequena cidade de San Pedro do Atacama que dá nome ao deserto, abriga casas rústicas e características da região e também é porta de entrada para quem vai conhecer o deserto. Quem visita, confunde o local com uma cidade cenográfica: a paisagem de fundo se mistura perfeitamente com suas ruas estreitas e de terra. O local possui pousadas charmosas e no melhor estilo do Atacama: simples e rústico. Por lá é possível encontrar inúmeras agências turísticas que realizam os principais passeios da região.
Foto: Shutterstock
VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE
Um dos passeios imperdíveis do Atacama é a visita aos Valles de La Luna e de La Muerte. A primeira impressão é que o viajante está em uma réplica de Marte: extensas faixas de areias de cores diferenciadas e um clima seco. A grande altitude faz com que os vales sejam mágicos, com suas diferentes formações rochosas, dunas e montanhas multicoloridas, é de tirar o fôlego (literalmente)!
Foto: Shutterstock
GEYSER EL TATIO
A cerca de 98km de San Pedro de Atacama e a 4.300m de altitude, a visita ao Geyser El Tatio é um dos passeios mais bonitos da região! Indica-se chegar ao local antes do nascer do sol para poder aproveitar melhor o passeio - e experimentar a incrível sensação de ver o sol nascer por trás das rajadas de ar quente que saem da terra. Fora do campos dos gêisers, existe uma piscina de água termal ao ar livre, contrastando com o frio causado pela altitude.
Foto: Shutterstock
SALAR DO ATACAMA
Diferente do Salar Uyuni, na Bolívia, o Salar do Atacama possui um chão irregular e rochoso - por esse motivo não se forma o clássico "espelho" no chão, mas não deixa de ser lindo mesmo assim. O local faz parte da Reserva de Los Flamencos, sendo possível avistar diferentes espécies de flamingos!
Foto: Shutterstock
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Lagunas são pequenas proporções de reservas d'água em meio ao deserto. Elas se formam por águas da chuva. No Atacama, existem duas bem famosas: Laguna Miscante e Miñiques. A paisagem é simplesmente fantástica e de encantar qualquer um - não é pra menos já que por foto parece uma pintura de tão incrível! As lagunas refletem o desenho dos inúmeros vulcões que as cercam, completando o visual.
Foto: Shutterstock
TOUR ASTRONÔMICO
Para quem gosta de ver estrelas em um céu incrivelmente limpo, o Deserto do Atacama é o melhor lugar. Diferente das grandes cidades com poluição, por lá é possível observar as estrelas. O passeio é tão interessante que existem agências de turismo especializadas em tour astronômico, com campos de observação e uma pequena aula sobre os astros. Incrível, né?
Foto: Shutterstock
VILAREJO TOCONAO
A caminho dos passeios e em volta de San Pedro do Atacama existem vários vilarejos pequenos e charmosos que vale a visita. Um deles é o Vilarejo de Toconao: com uma igreja pequena e charmosa, uma praça e algumas lojas, o local é uma incrível parada em meio ao deserto. Por lá, a especialidade são as plantações de frutas em pequenas quantidades que abastece as cidades vizinhas.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 28 Set 2018.
Mais notícias
9 passeios imperdíveis em Reykjavik, capital da Islândia