10 destinos imperdíveis para se apaixonar pelo Uruguai
O país ao sul do Brasil é cheio de história, cultura e encantos naturais.
Foto: Shutterstock
Nosso vizinho mais ao sul tem apenas 176.000 km² e cerca de 3,5 milhões de habitantes. Seu tamanho, no entanto, não o impede de ser um país recheado de incríveis e variadas atrações turísticas. Seja pela comida, pelas praias, pelos vinhos, o povo acolhedor ou pela rica cultura, o Uruguai tem uma grande quantidade de opções imperdíveis a serem exploradas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer no Uruguai. Confira:
A capital do país não poderia faltar na lista. Montevidéu é uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, mas com muitos pontos turísticos a serem explorados. A contrastante arquitetura é certamente um ponto alto, com altos edifícios sem quaisquer atrativos espalhados em meio a imponentes estruturas de estilo clássico. Um ponto imperdível é La Rambla, a famosa avenida em frente à praia cheia de pessoas de todos os tipos, bares e restaurantes. Sua vida cultural é outro atrativo: repleta de museus, teatros e uma agitada vida noturna. A cidade é também o melhor lugar para provar o famoso asado uruguayo, o churrasco dos nossos vizinhos.
Foto: Shutterstock
Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento é uma viagem de volta ao passado. Também localizada às margens do Rio da Prata, a pequena cidadezinha está localizada muito perto de Buenos Aires, do outro lado do rio, a apenas uma hora através da balsa rápida. O seu bairro histórico figura na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e é aquele tipo de lugar no qual você pode se perder sem se arrepender: belos cafés, monumentos históricos, igrejas, museus e calçadas às margens do rio estão espalhados por todos os cantos.
Foto: Shutterstock
Punta del Este
Punta del Este é, certamente, um dos balneários mais famosos da América do Sul. A cidade, a apenas 130 km da capital, reúne um conjunto de praias luxuosas. A escultura de dedos saindo da areia é um dos principais cartões-postais da cidade, junto com a Casapueblo, uma excêntrica construção criada pelo artista Carlos Paez Vilaró para ser sua casa de verão. Na verdade, o monumento é quase uma cidadela e hoje guarda um museu, uma galeria de arte e um hotel.
Foto: Shutterstock
Piriápolis
Piriáplolis é outra cidade-balneário localizada não muito longe de Punta del Este, mas consideravelmente mais tranquila e menos conhecida que a sua vizinha. Suas praias são encantadoras, com largos bancos de areia. Mas não deixe de caminhar pela Rambla de Los Argentinos, que circunda toda a cidade, ao lado de suas praias. O Cerro Pan de Azúcar também é um popular ponto turístico por ser o terceiro mais alto ponto do país, de onde se pode ter uma esplêndida vista da costa uruguaia.
Foto: Shutterstock
Punta del Diablo
Punta del Diablocostumava ser uma pequena vila de pescadores no departamento de Rocha, mas hoje é um famoso ponto turístico graças às suas extensas praias e suas ondas amadas pelos surfistas. Seu centro também tem uma vida noturna considerável, com alguns restaurantes e bares, enquanto feiras livres de artes e artesanatos são responsáveis por completar o clima do povoado. É uma das primeiras praias populares quando se sai do Brasil de carro, a apenas 45 km de Chuí, no Rio Grande do Sul.
Foto: Shutterstock
Cabo Polonio
Outro povoado no departamento de Rocha, Cabo Polonio é um ótimo destino para quem quer se desconectar da civilização. A pequena vila tem cenário bucólico, cheio de dunas que terminam no mar, leões-marinhos, rochas empilhadas, casas de aparência rústica e um farol do século 19 de 30 metros de altura. É recomendado que o turista leve tudo o que for precisar, pois os serviços e a energia elétrica são limitados.
Foto: Shutterstock
La Paloma
Localizada no Cabo de Santa Maria, La Paloma é a maior cidade do departamento de Rocha. Suas fantásticas praias se enchem de jovens durante o verão e, portanto, vida cultural e noturna estão garantidas. Entre os principais pontos turísticos, para além das praias, estão o Farol de Santa María, de onde se pode ter uma bela vista, a pequena Ilha la Tuna, pertinho da costa (é possível chegar até andando em dias de maré baixa), e a Avenida Solari, com bares, lojas e restaurantes.
Foto: Shutterstock
La Pedrera
La Pedrera é cheia de pedras em sua costa, que formam uma bela paisagem - talvez não seja difícil entender o motivo do nome. Popular entre os surfistas, graças às suas ótimas ondas, La Pedrera também guarda um pouco da história de seus primeiros imigrantes bascos e italianos em sua arquitetura. No centro da cidade, a cena de feiras livres, atrações a céu aberto e restaurantes é consideravelmente agitada para o seu tamanho.
Foto: Shutterstock
Carmelo
Carmelo é um pequeno refúgio romântico às margens do encontro entre os rios Uruguai e da Prata, não muito longe de Colonia. O destino é ideal para quem quer tranquilidade e isolamento, com diversas pousadas e inúmeros vinhedos. Também existem boas opções de praias para quem não consegue ficar sem.
Foto: Shutterstock
Paysandú
Paysandú é uma das maiores cidades do país e um importante centro de história, cultura e turismo. De lá, é possível chegar à cidade argentina de Colón através da Puente Internacional General Artigas. Justamente por sua posição fronteiriça, a cidade guarda uma história de lutas e resistência e é possível aprender muita história por lá, principalmente no Museu Histórico ou através do Monumento a Perpetuidade. O lugar também é famoso por seus centros de águas termais e por sua agenda de grandes eventos, como a Semana da Cerveja, que ocorre em abril.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!