10 estátuas gigantes ao redor do mundo que você precisa conhecer
Confira uma lista com alguns monumentos fascinantes e planeje sua próxima viagem.
Foto: Zhao Jian Kang/Shutterstock
Imponente no alto do Corcovado, o nosso Cristo Redentor pode parecer gigante aos olhos de muitos, mas a verdade é que, apesar de seus fascinantes 38 metros de altura, ele não é sequer a maior estátua do Brasil – este posto é ocupado pela Nossa Senhora de Fátima em Crato, no Ceará –, ou mesmo a maior estátua de Jesus Cristo do mundo – este posto é do Cristo de la Concordia, na Bolívia. Ainda assim, essas estátuas não chegam nem perto de algumas outras espelhadas pelo mundo.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 incríveis estátuas gigantes que você vai querer visitar. Confira:
Com 85 metros de altura, a Mãe Pátria já foi a maior estátua do mundo, quando construída, em 1967. Desde então, foi ultrapassada, inclusive por uma outra estátua militar russa, mas continua chamando a atenção de quem visita Volvogrado, antiga Stalingrado, e ainda guarda um recorde: é a maior estátua de uma mulher no mundo. O monumento é a parte central de um conjunto de monumentos, que inclui ainda duas estruturas e celebra a vitória sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Foto: Zhao Jian Kang/Shutterstock
Grande Buda de Ling Shan | China
Fundada em 1996 e localizada aos pés da montanha Ling Shan, na província de Jiangsu, o Grande Buda de Ling Shan tem 88 metros de altura, incluindo 9 metros de pedestal, e é uma das estátuas mais altas da China. Feita de bronze, a estátua certamente merece longos momentos de apreciação, mas quando acabar, tem muito mais para visitar ali perto. Em 2008, dois palácios espetaculares foram construídos ao sul do monumento.
Foto: Olga Kashubin/Shutterstock
Grande Buda da Tailândia
Localizado na província de Ang Thong, o Grande Buda da Tailândia é uma fascinante estátua dourada do Buda Sentado, a maior estátua da Tailândia e uma das maiores estátuas do mundo. A construção da estrutura, que fica no monastério Wat Muang, começou em 1990 e só terminou em 2008. O Grande Buda, como também é conhecido, tem 92 metros de altura e 63 metros de largura de puro concreto.
Foto: Shutterstock
Monumento a Pedro, o Grande | Rússia
Com incríveis 98 metros de altura, o Monumento a Pedro, o Grande é a maior estátua da Rússia e está localizada em Moscou, sobre as águas do Rio Moscou. A estrutura foi erguida em 1997 para comemorar os 300 anos da Marinha Russa, fundada por Pedro, o Grande. Desde então, entretanto, a estátua levantou muitas controvérsias, sendo inclusive considerada uma das estátuas mais feias do mundo. Motivos e gostos à parte, vale a pena visitá-la e, se você achar que ela é mesmo de muito mau gosto, tem ainda toda a Moscou para conhecer.
Foto: Joaquin Ossorio Castillo/Shutterstock
Ushiku Daibutsu | Japão
Budas gigantes é algo que não falta na Ásia. Outro monumento famoso é o enorme Ushiku Daibutsu, localizado na prefeitura japonesa de Ibaraki, na região central da ilha. A estátua, concluída em 1993, manteve o recorde de estátua mais alta do mundo até 2002, com 120 metros de altura, incluindo os 20 metros de base. Construída em bronze, a estátua ainda guarda uma espécia de museu em seu interior, além de salas sensoriais, salas de estudo, um galeria com três mil budas de ouro e um mirante a 85 metros de altura que pode se acessado de elevador e garante uma bela vista dos jardins ao redor.
Foto: Shutterstock
The Kelpies | Reino Unido
A menor das estátuas da lista é também a mais nova. Apesar de terem apenas 30 metros de altura (menos que o nosso Cristo Redentor), os Kelpies merecem entrar na lista. Concluídos em 2013, os Kelpies são duas enormes cabeças de cavalo baseadas em um ser da mitologia local que teria a força de dez cavalos e celebra a participação desses animais da construção da Escócia. Localizado em Falkirk, o monumento foi construído com incríveis placas de metal que permitem a passagem de luz e a refletem, dando às estruturas cores variadas ao longo do dia.
Foto: Shutterstock
Guan Yin do Mar do Sul de Sanya | China
Guan Yin é um ser iluminado associado à compaixão e venerada por algumas correntes do budismo na Ásia Oriental, geralmente é representado na forma feminina e conhecida no ocidente como Deusa da Misericórdia. A Ásia também tem muitas estátuas dela, e uma das mais fascinantes é a Guan Yin do Mar do Sul de Sanya. Erguida em uma pequena ilha na costa sul da ilha chinesa de Hainan, a estátua de 108 metros de altura parece flutuar sobre as águas. É a maior representação de Guan Yin no mundo.
Foto: Shutterstock
Grande Buda de Leshan | China
O Grande Buda de Leshan é a mais velha das estátuas da lista, tendo sido fundada no ano de 803 d.C.. O monumento de 71 metros de altura foi cravado em um desfiladeiro na confluência de três rios, Minjiang, Dadu e Qingyi, no sul da cidade de Leshan. Segundo a lenda, o Buda foi construído para acalmar as águas dos rios. Hoje, faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, junto com o resto da paisagem de Leshan.
Foto: Shutterstock
Laykyun Setkyar | Myanmar
Com fascinantes 116 metros de altura, a estátua de Laykun Setyar é uma estátua de Buda realmente diferente das outras da lista. O monumento, localizado nas proximidades da cidade de Monywa, demorou 12 anos para ser concluído e hoje é a maior estátua do Myanmar. É possível subir na estrutura para um vista panorâmica da região, inclusive do Buda Deitado de 89 metros de comprimento localizado logo à frente.
Foto: Shutterstock
Lord Murugan | Malásia
Murugan, Escanda ou Kartiqueia são alguns dos nomes para o deus do conflito no Hinduísmo. Sua representação em Selangor, na Malásia, conhecida como Lord Murugan, é a segunda maior estátua de uma divindade hindu do mundo, com cerca de 43 metros de altura. Como se a estrutura de concreto pintada em dourado já não fosse fascinante o suficiente, a estátua foi erguida aos pés da Gua Batu, uma colina de calcário com diversas cavernas e templos dentro de cavernas que garante uma paisagem espetacular.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!