Guia da Semana

Sempre sonhou em viajar para fora com o seu amor, mas só de pensar nos gastos e na quantidade de burocracia você já desiste de cara? Nós temos a solução: intercâmbio de casal. Além de ter um melhor custo benefício, o modelo de viagem ainda permite que os viajantes façam uma imersão total no país escolhido, estudando a língua e aproveitando o tempo de lazer como qualquer turista.

Não é à toa que diversos casais já trocaram a lua de mel por uma experiência dessas. Afinal, esse tipo de viagem tende a ser mais vantajosa que as tradicionais. Para entender melhor sobre a tendência de intercâmbio de casais, o Guia da Semana conversou com o gestor de cursos e universidades no exterior da STB, Bruno Contrera, que contou mais detalhes sobre esse tipo de viagem.


Foto: Shutterstock

Viagem turística a dois ou Intercâmbio de Casal?

"Para quem quer um bom custo benefício e aproveitar ao máximo o país escolhido, a escolha mais vantajosa é o Intercâmbio, pois além de conhecer tudo o que um turista normal conheceria, você aproveita sua estadia para aprender uma nova língua ou incrementar seu currículo realizando um curso, por exemplo. A melhor parte é que, em casal, todos os custos são divididos, e o pacote, que inclui curso, pode sair até mais barato que viagens somente turísticas".

Como funciona esse tipo de Intercâmbio?

Assim como uma viagem tradicional, a empresa de intercâmbio costuma fazer roteiros exclusivos para cada casal, levando em conta as necessidades e vontades de cada um. Assim, cada viagem tende a ser personalizada, com a certeza que irá agradar a todos.

Os casais costumam ficar na mesma acomodação, curtindo tudo como se fosse uma viagem normal. Em relação às aulas – seja esta de línguas ou cursos para melhorar o currículo –, depende do nível de inglês de cada um e dos interesses. Caso sejam diferentes, eles serão colocados em turmas distintas.


Foto: Shutterstock

Posso escolher qualquer destino para viajar?

A resposta é sim! Assim como um intercâmbio ou viagem tradicional, o viajante costuma escolher o destino que mais lhe agrada ou o que mais tem afinidade. Para quem quer aprender inglês, Estados Unidos, Malta e alguns países da Europa são os mais escolhidos. Já para quem quer fazer cursos de aperfeiçoamento, a Itália e a França são ótimas opções.

O que muda no valor em relação a uma viagem tradicional?

Geralmente, o Intercâmbio exige uma acomodação diferente: são escolhidos quartos em casas de famílias, que costumam ser bem mais baratos e oferecerem praticamente os mesmos benefícios que o tradicional hotel. O uso do transporte público e alimentação na própria casa costumam serem outros fatores que diminuem o preço final.

Ficou curioso para saber os pacotes e destinos mais buscados? Veja algumas sugestões de intercâmbio de casais:

*Valores para o casal e não incluem suplemento de alta temporada (junho, julho e agosto)
** Valores em real seguem a cotação do dia (6/6) e podem variar

Por Juliana Sartori

Atualizado em 5 Ago 2019.