10 lugares imperdíveis para conhecer na República Tcheca
País é um paraíso para amantes de história, cultura e arquitetura.
Foto: Shutterstock
Tendo se separado da Eslováquiasomente em 1993, a República Tcheca pode até ser jovem no papel, mas o país já coleciona milhares de anos de história e é hoje um dos principais destinos turísticos europeus. Terra de inúmeros castelos e magníficas paisagens naturais, o país vai muito além de sua famosa capital, Praga, e certamente merece uma viagem só para ele.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos incríveis para conhecer na República Tcheca. Confira:
Praga é uma das capitais mais bem preservadas e únicas do mundo, e certamente um presente para os olhos. Em um mesmo lugar você pode observar a arquitetura gótica da Igreja Nossa Senhora em frente de Týn e a arquitetura barroca da Igreja de São Nicolau. Ali você também encontra o Orloj, um relógio astronômico medieval e uma torre de onde você pode ter uma vista panorâmica da cidade antiga.
Český Krumlov é a cidade tcheca ideal para quem quer se sentir em um conto de fadas. Com um cênico castelo que se ergue no ponto mais alto da cidade e pequenas casinhas de aparência medieval e telhados vermelhos cercando os arredores, você poderia muito bem estar em A Bela e a Fera. Por lá, pouco mudou desde o século 18 e, portanto, visita-la é como viajar no tempo. Não deixe de subir até o castelo para apreciar a vista lá do alto e nem de explorar as lojinhas e restaurantes espalhados pelas ruas apertadas.
A princípio Kutná Hora pode parecer apenas mais uma cidade medieval em meio a tantas, mas ela se destaca pela sua coleção peculiar de igrejas e outras estruturas góticas. Criada para ser um monastério, acabou crescendo e enriquecendo graças à descoberta de minas de prata na região, ao longo do século 14. A prata acabou, mas muito daquilo que foi construído com o dinheiro do minério ainda está lá, inscrito na lista de patrimônios mundiais da UNESCO. Um dos pontos imperdíveis é o ossuário Sedlec, um macabro monastério decorado com ossos de cerca de 40 mil pessoas que haviam sido enterradas ali.
Como a maior parte das cidades que se desenvolvem próximo a zonas geotermais, a cidade de Karlovy Vary é um destino de spa, já há centenas de anos. Agora ele tem crescido aos olhos dos viajantes internacionais, que também vão até lá para apreciar sua imponente arquitetura — de prédios que foram construídos para a nobreza da época, que frequentava os spas — e o licor Becherovka.
Um dos mais famosos castelos da República Tcheca, o Castelo de Karlštejn fica a apenas 30km de Praga. Sua história começa na primeira metade do século 14, quando funcionou como um espaço para esconder as joias de Carlos IV, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Depois de passar por diversas reformas e restaurações, acabou ficando com a cara de contos de fadas que tem hoje. Para visita-lo e poder admirar de perto um castelo medieval com capelas, quadros, incríveis salões, joias e muito mais, é preciso contratar um tour com antecedência.
Mais uma das cidades listadas na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO, Telč é famosa por ter um dos centros históricos mais belos e bem preservados do país. Fundada no século 14 como um porto que pretendia facilitar as rotas comerciais na região, a cidade não mudou muito desde então, senão por alguns poucos prédios góticos e renascentistas que ganhou durante o século 17. A menos de 3h de ônibus da capital, costuma ser um popular destino de bate e volta.
Talvez o melhor ponto de destaque de Olomouc seja o fato de que ela ainda não foi descoberta pelos grandes grupos de turistas e continua consideravelmente vazia e inexplorada. Localizada no leste do país, a cidade é imponente, com uma praça central belíssima cercada de prédios bem preservados e com uma coluna central protegida pela UNESCO. Para além de museus, castelos e catedrais, você também não pode deixar de experimentar o queijo local — famoso pelo seu forte cheiro.
Pode até ser que o nome tcheco não desperte nenhuma lembrança, mas Plzeň, em alemão, é Pilsen — e esse você certamente já ouviu. Foi lá que se originou a popular variedade da cerveja lager conhecida como Pilsen, por volta de 1840. Amantes de cervejacertamente vão querer conhecer as cervejarias locais, que têm orgulho de se dizerem originais, mas a cidade tem mais a oferecer. Não deixe de passear pelo centro histórico nem de visitar os centros culturais da cidade — e faça questão de passar uma noite lá, para conhecer sua vida noturna.
A norte da cidade de Brno se encontra uma zona protegida que figura entre as mais famosas do país e até do Leste Europeu. Isso porque o Karst da Moldávia coleciona uma grande quantidade de formações geológicas dignas de nota e capazes de surpreender qualquer um. A região é cheia de cavernas, abismos e rochas impressionantes. Um dos tours mais populares leva os visitantes, em um pequeno barco, para explorar um rio subterrâneo.
Outra região que os amantes de natureza não podem perder no país é a Suíça Boêmia. A região, na Boêmia, recebe esse nome justamente por conta de suas paisagens fantásticas que lembram muito as suíças. Esse parque nacionalcoleciona algumas das paisagens mais pitorescas e espetaculares de todo o país. Por lá se encontram incríveis labirintos, pontes, arcos e torres de pedra e é certamente o lugar ideal para quem gosta de caminhar.