A capital holandesa é famosa por seus belos canais, seu grande número de bicicletas e sua atmosfera liberal, mas Amsterdã vai muito além disso. A cidade é um importante centro cultural, artístico e histórico da Europa. Enquanto alguns museus exibem os grandes nomes da arte holandesa, outros mostram as marcas deixadas pelas guerras, ainda tão recentes. Em meio a tudo isso, vive um povo cosmopolita que sabe aproveitar bons bares e restaurantes.
Para te ajudar a preparar sua viagem para a capital dos Países Baixos, o Guia da Semana listou 10 lugares que você não vai querer perder em Amsterdã. Confira:
Rijksmuseum
O Rijksmuseum (rijks significa império e se pronuncia raiks) é o mais famoso museu da Holanda, em Amsterdã. Seu acervo conta com cerca de 900 mil objetos e configura a maior coleção de arte e história dos Países Baixos, entre pinturas, tapeçarias, esculturas, cerâmicas e muito mais. O museu foi fundado em 1800 e guarda uma grande quantidade de arte medieval, mas é particularmente famoso por suas obras do século 17, como pinturas de Rembrandt ou Vermeer.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Casa de Anne Frank
A Casa de Anne Frank é um museu dedicado a uma das mais famosas vítimas do Holocausto. O museu está alocado no local onde a família refugiada de Anne se escondeu por grande parte da Segunda Guerra e onde a jovem escreveu o diário que se tornaria mundialmente conhecido, logo antes de morrer com apenas 15 anos. Muito da casa foi mantido, fazendo dela um verdadeiro monumento à história. É possível explorar uma exibição permanente sobre a vida da jovem.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Museu Van Gogh
Localizado em Museumplein, a zona cheia de museus em Amsterdã, o Museu Van Gogh guarda a maior coleção de obras do artista holandês. São mais de mil pinturas, cartas e desenhos de Van Gogh, o que certamente garante um ótimo panorama sobre a vida do pintor, assim como a forma como sua arte evoluiu. A casa também guarda trabalhos de artistas contemporâneos e é frequentemente considerada um dos melhores museus do mundo.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Heineken Experience
Essa dica é para os amantes de cerveja. Aqueles que admiram a bebida não podem deixar de visitar a Heineken Experience, espaço onde os visitantes podem assistir ao processo de produção de umas das lagers mais populares do mundo e degusta-la ao final. As atrações incluem inclusive uma viagem em realidade virtual pela história da família e da bebida. É possível também baixar um aplicativo que complementa a experiência, instigando os visitantes a explorarem a história da antiga fábrica.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Jordaan
Jordaan é o bairro mais cool de Amsterdam. Por lá você vai encontrar lojinhas cheias de bugigangas, galerias de arte, jardins e incríveis bares e restaurantes. A região costumava ser ocupada por operários, o que ainda pode ser percebido na arquitetura de suas casas, muito bem preservadas, o que faz mesmo um breve passeio por lá valer a pena. Mas a dica é se perder em meio aos prédios de tijolos e ruas apertadas até achar um café que te agrade.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Vondelpark
O mais visitado parque da Amsterdã é o Vondelpark, e não é difícil entender o motivo. Com cerca de 470 mil metros quadrados, o parque foi inaugurado em 1865 e é cheio de coisas para ver e fazer. Para além do verde e dos pequenos lagos, os visitantes podem encontrar um belo jardim de rosas, esculturas e estátuas, brinquedos e muitos outros espaços dedicados ao lazer.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Praça Dam
A Praça Dam é a praça central de Amsterdã e um dos principais pontos da cidade. Por lá é possível encontrar o espetacular Palácio Real, antiga casa da família real holandesa, a Nova Igreja, o famoso museu de cera Madame Tussauds e um memorial, em seu centro, dedicado aos soldados holandeses que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra. Por ali também é fácil encontrar cafés, comida e souvenires e é lá também que costumam acontecer eventos e festas abertos.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Palácio Real
Depois de apreciar o Palácio Real por fora, direto da Praça Dam, você não pode deixar de visita-lo por dentro. Construído na primeira metade do século 17, seu design foi inspirado na arquitetura romana e tinha como objetivo mostrar o poder e ostentação da família real. Seu interior possui incríveis coleções de móveis, obras de arte e fantásticos salões.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Stedelijk
O Stedelijk é o principal museu de arte moderna e contemporânea da Holanda. Fundado em 1895, o espaço tem como foco obras holandesas e francesas dos séculos 19 e 20. Lá você vai encontrar exemplares de Mondrian, ou expoentes do Pop Art, como Andy Warhol, além de pintores como Matisse. O jardim também conta com esculturas de nomes como Rodin.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Casa de Rembrandt
A Casa de Rembrandt é um museu alocado na casa onde viveu e trabalhou o famoso pintor holandês Rembrandt. No museu é possível encontrar uma grande quantidade de trabalhos, entre pinturas e gravuras, além de objetos pessoais do artista, como bustos romanos e instrumentos musicais.
+Encontre voos para Amsterdã
+Encontre hospedagem em Amsterdã
Atualizado em 20 Mar 2019.