No encontro da Ásia com a Europa há centenas de anos, Istambul, antiga Constantinopla, tem sido desde cedo um ponto de confluência de povos, religiões, culturas e estilos. Por lá, você vai encontrar influências gregas, romanas, bizantinas e otomanas — para citar apenas os principais. Isso faz dessa famosa cidade turca um centro urbano cosmopolita e cheio de vida, capaz de conquistar até o mais difícil dos visitantes.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 lugares fascinantes que vão te convencer a visitar Istambul. Confira:
Santa Sofia
Também conhecida como Hagia Sophia, a Basílica de Santa Sofia é um imponente edifício construído no século 6 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla. Entre 1204 e 1261, no entanto, ela funcionou como uma catedral católica romana e, de 1453 a 1931, foi uma mesquita. Toda essa história e confluência de povos e religiões ainda podem ser observadas em seu interior, que guarda mosaicos católicos e monumentos islâmicos. O próprio prédio, exemplar magnífico da arquitetura bizantina, já vale a pena por si só.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Mesquita Azul
A Santa Sofia é famosa mundialmente, mas é a Mesquita Azul que costuma ser vendida como cartão postal da cidade, e certamente não é difícil entender o porquê, afinal o prédio é extremamente fotogênico. Construída no início do século 17 a mando do sultão Amade, a mesquita é a única de Istambul com seis minaretes — nome dado às belíssimas torres das mesquitas. A cascata de domos, as 260 janelas e o maior pátio aberto de qualquer mesquita otomana a tornam espetacular. E não podemos nos esquecer de falar dos azulejos azuis em seu interior que dão o nome a ela.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Palácio de Topkapi
Construído no século 15 depois da conquista de Constantinopla por Maomé II, o Conquistador, o Palácio de Topkapi foi residência dos sultões do Império Otomano durante quatro séculos. Hoje, é um popular museu e o lugar certo para admirar a história e a arte da elite local que viveu ali durante quatrocentos anos. São inúmeros salões, quartos e incríveis jardins, ideais para um passeio no fim da tarde.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Grand Bazaar
Ir a Istambul e não comprar alguma coisa no Grand Bazaar é como ir à Paris e sequer olhar a Torre Eiffel. O espaço é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Fundado em 1461, é especialmente famoso por suas especiarias — que garantem um cheiro especialmente sedutor —, além de roupas, tapetes e muito mais. São dezenas de ruas cobertas que formam uma espécie de galeria gigante e você certamente não vai conseguir explorar todas elas — ainda mais considerando o fato de que vai ter que parar para experimentar muitos doces turcos e chás turcos, e que vai ter que pechinchar mesmo que não queira, pois esse é o costume local.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Galata Tower
A fascinante Torre de Gálata se ergue sobre o horizonte da região norte da cidade e é certamente muito difícil não nota-la. Construída em 1348 a mando da República de Gênova, um Estado independente formado na Itália que passava por um processo de expansão pelo Mediterrâneo, a torre medieval em estilo romanesco tem quase 70 metros de altura e mais de 16 de diâmetro. Seu topo passou por modificações durante a era otomana, quando foi usada como torre de observação. Hoje, possui um mirante imperdível a mais de 50 metros de altura que oferece uma vista espetacular da cidade turca.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Cisterna de Basílica
A Cisterna de Basílica é uma cisterna construída em 532 pelos bizantinos como forma de armazenar água que seria levada, por meio de aquedutos, ao Grande Palácio e regiões próximas. No entanto, ela acabou sendo esquecida e só foi redescoberta mais de mil anos depois, quando então virou um depósito para lixo e até corpos. Em 1985, no entanto, a prefeitura da cidade resolveu revitalizar o espaço, que hoje é uma das principais atrações da Istambul, principalmente graças a suas 336 colunas simétricas que garantem a ela um aspecto cavernoso e único, capaz de fazer cair o queixo de qualquer um.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Museu de Chora
O Museu de Chora tem diversos nomes, como Mesquita Kariye ou Igreja de São Salvador em Chora. De fato, o espaço já serviu a muitos objetivos, mas hoje guarda um museu imperdível. Fundado como uma igreja bizantina, o espaço foi posteriormente convertido em uma mesquita muçulmana. Hoje, é famoso por sua estrutura fascinante, bem como seus incríveis mosaicos e afrescos deixados por seus fundadores. Amantes de arte, sobretudo bizantina, não podem ir a Istambul e não visita-lo.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Balsa no Estreito de Bósforo
Uma balsa no Estreito de Bósforo não é exatamente um lugar, mas é um passeio imperdível para quem visita a cidade. Pegar uma embarcação e atravessar o estreito que separa Europa e Ásia como pessoas de diversos cantos do mundo têm feito há centenas de anos é certamente uma experiência única — e admirar Istambul do mar é completamente diferente de fazê-lo por terra. Sem falar que você não pode perder a oportunidade de tomar café da manhã na Europa, almoçar na Ásia, e depois voltar para jantar no continente europeu — e tudo isso à bordo de um aconchegante barco, com um típico chá turco em mãos.
+Encontre voos para Istambul
+Encontre hospedagem em Istambul
Atualizado em 27 Mar 2019.