Guia da Semana

Guia da Semana

Aurora Boreal é um fenômeno natural observado na região do Polo Norte, onde luzes coloridas são vistas no céu, geralmente nas cores verdes, amarelas e roxas. Esse fenômeno ocorre em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra, gerando essa explosão de cores tão bonita. Por ser um evento exclusivo da região do Polo Norte, os países onde a caçada pela Aurora Boreal acontece são os mais gelados e distantes. Ou seja, viagem ideal para quem gosta de frio e neve!

Para quem sempre quis presenciar de perto essa maravilha, algumas empresas brasileiras fazem esse tipo de viagem, facilitando todo processo de escolha de local ideal, época do ano e hospedagem. Trata-se dos "caçadores de Auroras Boreais", que sabem exatamente o local onde essa maravilha acontece, deixando para você apenas a parte de curtir e aproveitar muito.

QUANDO IR

A melhor época para ver a Aurora Boreal é no Outono e Inverno (entre os meses de setembro e março)! Para isso, é bom ficar de olho no clima do lugar, afinal, o tempo precisa estar aberto e sem previsão de chuva.


ONDE VER

Segundo o especialista em Aurora Boreal, Daniel Japor, “de todos os locais onde é possível observar o fenômeno, o Norte da Noruega é, sem dúvida, mais indicado. Isso porque, o local possui mais estrutura para o turismo, um frio mais ameno e maior facilidade de chegar de avião” – ou seja, tudo bem prático para deixar a caçada ainda mais legal! Para quem procura outro lugar, Daniel diz que “o Alasca também é uma região bem legal já que é possível contar com uma boa infraestrutura que se assemelha a da Noruega”.


COMO IR

Uma das opções para quem quer ver as Luzes do Norte é a GeoTrip, empresa criada pelo aventureiro Daniel Japor, que guia grupos de viajantes em suas caçadas na Noruega. Ao contrário das viagens tradicionais de turismo, o pacote é bem flexível, podendo sofrer alterações no roteiro (quando necessárias) para melhor visualização da aurora. Ou seja, a viagem segue o formato de uma verdadeira "caçada", pois não existe uma fórmula exata para conseguir observar o fenômeno natural.

Qualquer um que queira participar da aventura é bem recebido por Daniel – desde crianças a idosos. Segundo o aventureiro, a faixa etária costuma ser bem variada: "Já viajamos com passageiros de 2 anos de idade e também com mais de 80".

O serviço oferecido pela empresa conta com hospedagem, auxílio no check-in/out, fotografia, deslocamento ao local do fenômeno e monitoramento do clima. Ou seja, além de ter todo o suporte e a ajuda de especialistas, o participante tem diversas fotografias e filmagens profissionais da aventura.

Quem quiser embarcar, existem saídas para outubro, janeiro e março e os pacotes saem em torno de R$ 16.900 em quarto duplo e com passagem aérea inclusa. São 11 dias e nove noites em hotéis quatro estrelas com cruzeiro, translado, seguro viagem e aéreos internos.

Animou? Veja a galeria que fizemos com algumas fotos dessa maravilha. Vai ser impossível não se apaixonar. Confira:

Por Juliana Sartori

Atualizado em 27 Fev 2019.