10 pequenas vilas que vão fazer você se apaixonar pela Espanha
Explorar os pequenos pueblos espanhóis é como viajar no tempo.
Foto: Shutterstock
Madri e Barcelona são grandes cidades modernas e cosmopolitas, como é a própria Espanha hoje em dia. Algumas pequenas vilas ou povoados - pequenõs pueblos, em espanhol -, no entanto, resistem às mudanças em sua arquitetura, gastronomia e cultura e oferecem a quem as visita uma viagem no tempo. Já outras são um ótimo lugar para relaxar e tomar um bom banho de sol, longe do estresse das grandes cidades.
Para te ajudar a explorar a Espanha para além das cidades mais famosas, o Guia da Semana listou 10 vilas que farão você se apaixonar pelo país ibérico. Confira:
Com pouco mais de mil habitantes, Albarracín é uma encantadora vila medieval que pertence à província de Teruel, em Aragão. Suas casas de cor rosada se espalham entre ruas apertadas de pedra, no topo de um monte às margens do Rio Túria. Sua muralha do século 10 é seu principal atrativo, mas também é possível visitar uma incrível catedral do século 16 e caminhar pelos arredores do rio. As paisagens por lá são maravilhosas o ano todo, mas visite no inverno para uma espetacular paisagem nevada.
Foto: Shutterstock
Alquézar
Na província de Huesca, também em Aragão, fica outra pequena vila com uma população de pouco mais de trezentos habitantes: Alquézar. O povoado fica no topo de um penhasco às margens do Rio Vero, é como um labirinto de becos apertados e famoso por ser um ótimo lugar para praticar esportes como rapel, tirolesa e muito mais.
Foto: Shutterstock
Mojácar
Mojácaré maior que a maioria dos outros pueblos da lista, com sete mil habitantes. O município, na verdade, mais parece se dividir em dois. Um deles, no centro, é um labirinto de simpáticas casas cúbicas de fachadas brancas no topo de uma colina, enquanto três quilômetros afora, cresce cada vez mais uma jovem cena de hotéis e resorts na praia. Apesar de pequeno, o povoado tem diversas festas tradicionais, e uma das imperdíveis é a Noche de Las Velas, quando todas as luzes se apagam e tudo é iluminado com velas.
Foto: Shutterstock
Comillas
No norte da Espanha, na província e comunidade autônoma de Cantábria, se encontra essa eclética vila de dois mil habitantes. Em Comillas, convivem edifícios barrocos, medievais e modernistas, como o Capricho de Gaudí (foto), um dos poucos trabalhos do famoso arquiteto catalão, Antonio Gaudí, responsável pela Sagrada Família em Barcelona, fora da Catalunha. O pueblo também conta com outros belos edifícios e uma popular praia, a Playa de Oyambre.
Foto: Shutterstock
Aínsa
Assim como grande parte das cidades nesta lista, Aínsa, em Aragão, é uma vila, capital de Aínsa-Sobrarbe, no topo de uma colina, o que garante maravilhosas vistas de todos os cantos da cidade. Por lá, você encontra um castelo do século 11, uma igreja do século 12 e muitos outros fantásticos edifícios medievais que foram declarados patrimônio artístico em 1965.
Foto: Shutterstock
Alárcon
Na província de Cuenca, em Castilla-La Mancha, fica uma vila medieval aonde só se chega através de uma ponte que atravessa três portões de defesa medievais: Alárcon. Suas atrações mais famosas incluem um castelo do século 8 que esteve sob o domínio dos mouros durante centenas de ano. Seus arredores também são populares entre pessoas que gostam de fazer caminhadas.
Foto: Shutterstock
Sepúlveda
Ruas de pedra, balcões, fachadas e toda a arquitetura são só o mais óbvio dos atrativos de Sepúlveda, um pueblo de pouco mais de mil habitantes na província de Segóvia, em Castela e Leão. A cidade, popular destino de descanso dos madrilenos, é famosa por sua rica história, cultura e principalmente gastronomia.
Foto: Shutterstock
Besalú
Em Girona fica uma das vilas medievais mais bem preservadas da Catalunha. Ali só se entra através da cênica ponte do século 11 de sete arcos sobre o rio Fluviá e é realmente difícil resistir a uma foto já na entrada. Para os amantes de história e arquitetura, a cidade é certamente um destino imperdível. Besalú já esteve sob o domínio de romanos, visigodos e mouros e já foi até capital de uma região independente.
Foto: Shutterstock
Cudillero
Na famosa comunidade autônoma de Astúrias, fica a pequena Cudillero, que tem cerca de seis mil habitantes. Essa pitoresca vila de pescadores chama atenção por suas casas coloridas pintadas em diversas cores pastel e é um destino calmo, ainda que consideravelmente turístico. Seus arredores também são famosos pelos maravilhosos penhascos e praias.
Foto: Shutterstock
Peñíscola
Cercada de praias paradisíacas, Peñíscola, na Comunidade Valenciana, é um destino badalado e popular entre jovens de toda a Europa. A parte antiga da cidade é um desses lugares difíceis de acreditar que é verdade. No alto de uma pequena colina, a cidade, coroada por um castelo, está quase que completamente cercada pelo mar e é protegida das ondas por uma antiga muralha de pedra. Seu centro é bastante movimentado, com muitas lojas de souvenirs e cerâmica, e suas praias não deixam a desejar.
Atualizado em 22 Dez 2018.
Mais notícias
7 cidades para conhecer na região de Flanders, norte da Bélgica