Guia da Semana

Está com viagem programada para a Europa? Então é bom você se preparar: a partir de 2021, os países da União Europeia (UE) vão exigir uma autorização do turista. A medida é válida apenas para quem não precisa de visto para entrar na Europa, como é o caso do brasileiro.

Conhecida como Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla original em inglês), a autorização será feita de maneira eletrônica através do preenchimento de um formulário com dados pessoais, número do passaporte e o país que vai visitar.

Os pedidos serão respondidos em até quatro semanas. Quem tiver divergência de informações que são consideradas um risco para a segurança da União Europeia terá mais chances de negativa – nesse caso, haverá uma justificativa, cabendo ao solicitante o direito de recorrer.

A medida foi aprovada pela Suprema Corte e tem como objetivo dificultar a entrada de possíveis terroristas na Europa. Além do Brasil, canadenses, americanos, australianos e latino-americanos vão precisar preencher a autorização.

Vale lembrar que a medida é válida apenas para os países da União Europeia que participam do Tratado de Schengen (que regulamenta a entrada de turistas), como estão Portugal, França e Espanha.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 10 Jul 2018.