Guia da Semana

San Andrés é um arquipélago na Colômbia banhado por nada menos do que o mar do Caribe - lá é que está o famoso ‘mar de sete cores’ que todo mundo fala! Próximo à Nicarágua, a pequena ilha agrada não só pelas suas águas cristalinas, mas também por sua simplicidade e baixos preços! Isso porque, ao contrário dos demais paraísos do Caribe, San Andrés não conta com mansões de celebridades e grandes redes de hotéis, o que faz com que o preço de tudo por lá seja mais barato e acessível!

Com sol e altas temperaturas o ano inteiro, a ilha ainda tem fácil acesso: a burocracia é quase nula, sendo necessário apresentar apenas um passaporte válido ou um RG tirado há menos de 10 anos – vale ressaltar que a vacina de febre amarela é uma exigência.

Ficou encantada (o) para conhecer o destino? O Guia da Semana fez um roteiro com as principais atrações de San Andrés. Confira:


Entendendo San Andrés


Foto: Shutterstock

Embora San Andrés seja uma ilha consideravelmente pequena, dependendo de onde você escolher se hospedar, terá que se locomover de carro. Por isso, é muito comum os turistas alugarem carrinhos de golf ou até mesmo scooters para percorrer os 28 km de costa e chegar aos pontos turísticos mais rápidos – até mesmo para não ficar dependendo de agências turísticas ou do transporte público. A melhor parte é que o custo do aluguel é relativamente barato em relação aos outros lugares: você paga cerca de R$ 100 reais para ficar o dia inteiro andando na ilha e conhecendo os pontos turísticos.

Em San Andrés não tem tempo ruim: a melhor época para desbravar o local é durante o ano todo, pois as temperaturas por lá variam entre 25ºC e 30ºC. Porém, a dica é evitar o período de chuvas, que acontece entre os meses de maio a novembro. Outra boa notícia é que o destino está fora da rota de furacões que perturba o Caribe.


Spratt Bight


Foto: Shutterstock

Spratt Bight é a principal praia da Ilha e a mais bem localizada – fica no centro de San Andrés. Ela costuma ser bem lotada, já que é de fácil acesso e tem bastantes hotéis e restaurantes em sua volta. Um prato cheio para quem gosta de praias incríveis..


Johnny Cay


Foto: Shutterstock

O principal ponto turístico de San Andrés fica a cerca de 10 minutos de barco do centro da cidade. Trata-se da ilha Johnny Cay, que conta com um mar azul sem igual, ideal para tirar lindas fotos e curtir o melhor do Caribe. Com toda infraestrutura necessária para passar um dia sem preocupações, a ilha conta com restaurantes, banheiros, espreguiçadeiras e até mesmo lojas de souvenirs. Os passeios costumam ser vendidos na recepção dos hotéis, que normalmente oferecem o pacote completo (transporte + alimentação).


Acuário


Foto: Shutterstock

A visita ao Acuário geralmente é combinada com o passeio a Johnny Cay, sendo realizado pelas mesmas agências. Trata-se de um banco de areia em alto mar onde é possível ver diversas espécies de animais marinhos, fazendo parecer que estamos em um verdadeiro aquário! Por ser raso, é possível curtir sem preocupações, além de ser uma ótima oportunidade para praticar snorkelling. Bem próximo ao local – dá para ir literalmente a pé –, se encontra a ilhota Haines Cay, onde é possível curtir bares, restaurantes e praias maravilhosas.


La Piscinita e West View


Foto: Shutterstock

Para quem gosta de praticar snorkelling e admirar as diversas espécies de peixes, San Andrés é o lugar certo! A melhor parte é que nesses lugares as águas são bem calminhas, sendo comparadas com uma piscina sem fim! La Piscinita e West View são os pontos mais procurados – ideal para quem aluga carro e vai por conta própria. Em West View, há uma atração chamada Aquanautas, cujo passeio é realizado com um escafandro (capacete grande de mergulhador), que permite que as pessoas caminhem no fundo do mar.


Compras


Foto: Shutterstock

Muitos não sabem, mas San Andrés é o lugar perfeito para fazer aquelas comprinhas que tanto gostamos. Por lá, encontramos de tudo um pouco: bebida, maquiagem, perfumes, roupas, bolsas e muito mais. A grande vantagem é que os preços tendem a ser um pouco mais baratos já que a ilha não tem taxa de impostos! As melhores lojas estão no centro e são muito fáceis de encontrar - La Riviera, President e Madero são alguns dos destaques.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 18 Set 2019.